sábado, 9 de outubro de 2010

O Perito Médico é a Geni do INSS

Todos nós sabemos que a gestão adora transferir a responsabilidade da ingerência para o perito. Inclusive há 2 dias atrás publiquei: "Perito Médico - O Cobaia da Ingerência" entre outras denúncias.
Agendamento caótico sem respeito à ordem, aos horários e às limitações técnicas. Desmotivação contagiosa e adoecimento maciço dos seus servidores. Sistemas de informação obsoletos que geram situações estressantes recorrentes com panes e falhas. Normas internas sem aplicações práticas e cambaeando na fronteira da ética. Pressão por resultados inatingíveis. Falta de consultórios médicos. Servidores e segurados gritando irritados e desrespeitados mutuamente. Milhões de processos na justiça e em número crescente. O maior percentual de crimes investigados na Polícia Federal. O maior índice de demissão por justa causa do funcionalismo federal com 26% de todos os órgãos e autarquias. Quadrilhas e fraudes diárias. Uma infinidade de descompassos, desencontros e desacertos, mas uma superintendente da Região Sul garante e avisa: “O principal problema é o perito médico”. O Perito Médico é mesmo a "Geni" da Ópera do Malandro Administrativa. É sim, aquela mesma da música... "Joga pedra na Geni... Maldita Geni...".

E para fechar com chave de ouro esta tese...Nem para terceirizar a autarquia teve competência. Nem com a faca e o queijo na mão. E também não perde o vício. Mais uma vez para fugir de reconhecer publicamente o seu mais novo grande fiasco, coloca a culpa no Associativismo da Perícia Médica. "Ah! Ia dar certo se não fosse a ANMP..." Devem ter pensado os terceirizadores. Ou então: "Com tantos "atrativos" não teríamos outra justificativa para tão baixa procura...". Um contrato de 6 meses por “produção” (se ficar doente não ganha), Dezenas de responsabilidades éticas, administrativas e criminais, trabalho sob tensão (dados da auditoria do INSS relatam que 80% da categoria teme por sua segurança e 40% trabalha sob clima muito tenso), Trabalho em fins de semana e a noite, Possível conflito ético e, o principal, um valor de 2004 aviltante de 13 reais líquidos para assinar um laudo (preço de um frango assado)... E a ANMP leva a culpa por estar obstruindo a justiça por uma NOTA contra a terceirização? Ah! É Dêmais. Ah! É mais ou menos como a ONU dizer que o Ahmadinejah fez a bomba atômica por causa do Lula ou por a culpa os intelectuais pela fome no Brasil. É como dizer que "não fez um curso superior" porque “não quis” sem sequer ter passado no vestibular ou como dizer que não cresce na vida pelo olho grande do vizinho. O jovem escritor Fernando Marckett goiano falou: “Não faça da sua incompetência motivo para agredir a quem não tem culpa de nada”. E ele está certíssimo.

A decisão da 19ª Vara Civil da Justiça Federal deve ser integralmente cumprida, mas não pode deixar de ser criticada. O juiz toma uma medida “preventiva” contra uma “possível” denúncia que “talvez” possa ocorrer num Conselho Profissional por "provável" um médico associado. Eu pergunto: Como a ANMP poderia “impedir” que Médicos Quaisquer se cadastrassem? Colocando um vírus no Sistema do INSS? Amarrando as suas pernas? Bloqueando a passagem da autarquia num protesto? E sobre os argumentos da jurídicos da terceirização. Será que foi dito ao Juiz que as filas estavam crescentes muito antes da greve? E algumas APS já estavam marcando para 4 meses? E outras dezenas de APS que não aderiram ao movimento paredista precisaram de terceirização? Será que sabe que a sua decisão foi estratégia para uma “Ideologia Política contra uma Decisão Judicial do “Movimento de Excelência Pericial” conforme confessou a Procuradora Zélia Pierdoná? Será que não está sendo usado para fins e motivos que desconhece? Será que acha a ANMP pode “controlar o CFM” contra o a sua decisão? Ah! Por favor...

Ora, leitores, não há nenhum tipo de impedimento para quem quiser se candidatar a ser um terceirizado. Se conseguir passar na prova da autocrítica de não ter amor próprio pela humilhação de vencimentos vis e contrato sem garantias e realmente estiver passando necessidade por dinheiro, é só se dirigir a autarquia com o seu CRM. Não é difícil de fazer e nem entender. Difícil é a condição de precisar trabalhar com algo que não se sabe, não se gosta, não se sente prazer, dá medo e ainda ganhar mal pelo serviço. Definitivamente não precisaria de mais nada para o processo dar errado naturalmente. Muito menos da ajuda da ANMP que não deve ter denunciado ninguém. Estes dias processam a ANMP por não ter "ajudado" a se terceirizar. E tem mais, as denuncias são atitudes individuais. Ah! Qualquer médico Associado ou Não pode denunciar um terceirizado e isso independe do comando associativo. A ANMP para mim foi injustiçada covardemente. É que é covardia se utilizar de meios legais para que profissionais sejam impedidos de cumprir os seus deveres éticos (que é dever legal de qualquer profissional inscrito em conselhos), principalmente a fim de encontrar um culpado para fiascos de decisões administrativas.

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICO

Capítulo VII
RELAÇÃO ENTRE MÉDICOS
É vedado ao médico:

Art. 47. Usar de sua posição hierárquica para impedir, por motivo de crença religiosa, convicção filosófica, política, interesse econômico ou qualquer outro, que não técnico-científico ou ético, que as instalações e os demais recursos da instituição sob sua direção, sejam utilizados por outros médicos no exercício da profissão , particularmente se forem os únicos existentes no local.
Art. 48. Assumir emprego, cargo ou função para suceder médico demitido ou afastado em represália à atitude de defesa de movimentos legítimos da categoria ou da aplicação deste Código.
Art. 49. Assumir condutas contrárias a movimentos legítimos da categoria médica com a finalidade de obter vantagens.

Nenhum comentário: