sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PARA NÃO PERDER O COSTUME DIÁRIO - MAIS UMA

MPF denuncia quadrilha por golpe contra o INSS
10/28/2010  09:40:59 AM

O Ministério Público Federal (MPF) em Campo Mourão denunciou 18 pessoas por formação de quadrilha organizada para a prática de crimes contra o INSS, na agência do município. Dentre os denunciados estão sete servidores do INSS de Campo Mourão - incluindo um médico perito -, uma estagiária, quatro ex-vereadores de cidades vizinhas, quatro intermediadores de benefícios e duas integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janiópolis. O líder do grupo, segundo o procurador Robson Martins, era o ex-vereador de Campina da Lagoa Márcio Fernando Calderari. O caso estava sendo investigado desde 2005 por conta de uma denúncia feita no MPF.

Segundo o procurador, a organização criminosa concentrava-se na concessão fraudulenta de benefícios previdenciários, sobretudo naqueles de trabalhadores rurais em regime de economia familiar. ''Eles tinham um esquema montado para falsificar várias espécies de documentos, e também usavam documentos verdadeiros de pessoas da área rural, já que eles não recolhem impostos para a Previdência.'' Os servidores inseriam dados falsos no sistema e realizavam indevidas justificações administrativas, auxiliando a quadrilha na obtenção irregular de altas quantias a título de valores atrasados.

''O INSS ainda está calculando o valor da fraude. Pedimos o afastamento dos servidores do INSS que ainda estão trabalhando, e também vamos pedir o ressarcimento dos valores'', explica. Na investigação, iniciada pelo MPF em conjunto com a Polícia Federal, foram realizados inúmeros monitoramentos telefônicos autorizados pela Justiça Federal. ''Foi uma investigação tão complexa que demorou cinco anos para ser concluída.'' O MPF solicitou à Justiça Federal a condenação dos réus no crime de quadrilha do Código Penal, além de solicitar o afastamento judicial dos servidores do INSS que ainda estão trabalhando e ajuizará ações específicas para ressarcimento do patrimônio público. A reportagem não conseguiu contatar Calderari.

2 comentários:

Adriano Battista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriano Battista disse...

Já não representa nenhuma surpresa o fato de haver tantos administrativos envolvidos em fraudes e participando de quadrilhas que envolvem advogados "previdenciários", despachantes e outros intermediários, além de requerentes.
O problema é a participação (em número irrisório, se comparada à quantidade de administrativos) de Peritos em algum esquema de corrupção no INSS.
Simplesmente IMPERDOÁVEL!