quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sem fundamentos não se pode negociar

Raízes, os tais fundamentos são indispensáveis para defender pontos de vista e refutar falácias. Carreira de Estado, remunerada por subsídios se aplica a que situações? Não há uma cartilha, nem uma norma constitucional, exceto a que diz que cabe ao governo defini-las entre suas carreiras regulamentadas de nível superior. Mas há fundamentos e os juristas têm-se debruçado sobre o tema.

Os processos de mudança fundamentam-se, necessária e essencialmente, na profissionalização e na valorização do servidor público [1]. 

O governo deve ser convencido da impropriedade de negar-se a reconhecer a perícia médica previdenciária como parte seus quadros mais qualificados, essenciais e exclusivos. Os médicos peritos não devem aceitar argumentos infundados para negar-lhes a necessária condição de trabalho. O estado deve buscar o aprimoramento de seus serviços, sobretudo aqueles essenciais e sem paralelo na iniciativa privada e cabe a nós argumentar:

o perito é 
1- carreira regulamentada; 2- carreira de nível superior, 3- carreira essencial (vide 50% trabalhando durante a greve); 4- exerce função privativa assegurada ao poder público; 5- JULGA direitos fundamentais 6- oferece risco aos agentes públicos que a exercem.

A alegação de que é necessário e indispensável dedicação exclusiva para ser uma carreira de Estado não encontra amparo nos princípios que norteiam a adoção do critério. Ao contrário, a Constituição da República permite aos integrantes de todas as carreiras, regulamentadas ou não, o exercício do magistério. Efetivamente os magistrados, os procuradores e outros, exercem cumulativamente o magistério sem nenhum conflito com suas carreiras de Estado. Aos médicos a constituição faculta, além do magistério, outros empregos em medicina.

Afirma o autor [1] que o processo de profissionalização deve visar o fortalecimento do poder dos quadros que integram o Núcleo Estratégico do Estado e que se constituem, historicamente, pelas carreiras que representam reservas de qualificação no âmbito do Poder Público. Este núcleo estratégico deve atuar no planejamento, formulação, avaliação e fiscalização das políticas públicas e na defesa do Estado. Evidentemente, compõe-se de servidores dotados de alta qualificação técnica - nível superior, portanto - e visão global do processo decisório do Estado. A estes quadros, fundamentalmente, cabe subsidiar o processo de formulação das políticas governamentais. Devem, por suas atribuições e responsabilidades diretamente ligadas ao exercício do poder de Estado, merecer um regime de estabilidade mais rígido, protegidas das injunções conseqüentes à alternância no Poder Estatal. Seu enquadramento estatutário, reiteradamente caracterizado e reconhecido como próprio e específico das Carreiras Típicas de Estado, visa dar aos seus integrantes garantias no exercício de seus cargos contra o Poder Político e discricionário, já que é inerente - e natural - às atribuições do Núcleo Estratégico a possibilidade de contrariar interesses que, não raras vezes, não se coadunam com os princípios elementares da Administração Pública, violando-se por conseguinte os interesses permanentes do Estado.

Nas palavras de Juarez Freitas: "Destarte, o servidor público, designadamente ao exercer funções típicas e finalisticamente de Estado(funções-fim), carece de interpretações conducentes a enérgicos anteparos formais e substanciais contra perversidades de qualquer espécie. Tais anteparos não devem servir, está claro, para a comodidade do agente público, mas para que este se revista da necessária couraça neste mundo de intempéries e estonteante rotatividade no regime de trabalho em geral. Esta segurança mínima, longe de estimular a indolência, mostra-se benfazeja para o cumprimento da fidelidade plena aos princípios constitucionais, não aos chefes ou poderosos da hora. Vez por todas, a garantia patrocinada pelo princípio da estabilidade deve ser concebida, a despeito da reiteração de críticas acerbas, como uma proteção oferecida aos consumidores ou destinatários dos serviços públicos, donde segue não haver motivo aceitável para antagonizar bons servidores e os restantes membros da sociedade. Em lugar dehostilidade, uns e outros devem atuar como sinérgicos aliados no superior desígnio de impedir que se "virtualize" o Estado brasileiro, como se este pudesse deixar de ser feito por pessoas e para pessoas, sem prejuízo da luta contínua para que os agentes públicos pautem suas condutas sob o manto sagrado e finalístico da impessoal, independente e enraizada afirmação do interesse geral "

Sugiro a leitura completa de Marcelo Dias Ferreira no link e também o Dr Luiz Alberto dos Santos, da Casa Civil da Presidência da República no link. É interessante notar o que ele afirma: "elemento muito importante para essa análise é considerarmos o papel e o efeito das chamadas Gratificações de Desempenho de Atividade. É a forma como essas gratificações servem ao propósito de tornarem o servidor mais dócil aos interesses da Administração, ou mais submisso às diretrizes políticas do governo e aquilo que seja o seu programa (...) coloca o servidor numa situação de vulnerabilidade porque uma parte do seu salário depende do julgamento de uma chefia."

10 comentários:

Anônimo disse...

Pelo exposto acima, percebe-se que para se negociar bem é primordial o conhecimento da causa. Contra negativas mal fundamentadas, nada como conhecimento de causa para rebater.

Unknown disse...

Aplausos para o nível da explanação.
Agora chegou a hora de cantarem o babalú...
Será que o farão? Em nosso posicionamento não apostamos nisto. Apesar do desgaste de nosso grupo, se for para bem da nossa categoria, Oxalá estejamos errados...

HSaraivaXavier disse...

Genial o nível de explanação. Parabéns. O governo realmente substima a classe dos peritos. Ora, primeiro não há restrição legal para dedicação exclusiva e subsídio. Segundo o fato de não existirem carreiras de estado 30horas não quer dizer que não sejam possíveis.

Infelizmente o nível da negociação é fraquíssimo sem argumentos aprofundados de ambas as partes. Mal sabe o INSS que os peritos não cederão ao subsídio e as 6 horas em hipótese nenhuma.

Adriano Battista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriano Battista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriano Battista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Henrique Almeida disse...

Adriano, o não cumprimento do número de 50% de peritos no atendimento tem por penalidade potencial uma multa diária para a ANMP no valor de 50 mil reais. Perceba que a penalidade é pecuniária e para a entidade associativa promotora da greve; não para o grevista em si.
É recomendado que os médicos compareçam de forma alternada mantendo o número de 50%.

Adriano Battista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Taveira disse...

Mais um excelente post em que o assunto é exposto e destrinchado em toda sua intimidade legal.Muito bom.Obrigado!

EU POR MIM MESMO disse...

Se estivesse na ATIVA pericial, diria: Caio Tranquilo mas continuo atrapalhando o caminho !
Concordo( com= de acordo e corda=coração) para destrinchar o vocábulo etimologicamente.Concordo Tranquilo ! Bela explanação.
Tem muito " nêgo bão" neste meio MÉDICO-PERICIAL.