terça-feira, 6 de julho de 2010

Assembléia de Belo Horizonte

Com a presença do conselheiro do CRM-MG Dr João Batista Gomes Soares (que não pode permanecer), do diretor Jurídico do Sindicato dos Médicos de MG, Dr Paulo Marra e da advogada sindical, peritos de BH se reuniram ontem no SINMED-MG para deliberar sobre os rumos da greve.
Foram registradas considerações importantes, como a diferença entre as greves em curso no MTE e no judiciário, em que os dirigentes e ministros apoiam seus servidores. Não só agora, mas em todos os movimentos anteriores, o INSS/MPS sempre se diferenciaram dos demais órgãos: não há valorização de atividades de nível superior; não há afinidade nem empatia entre o INSS e seus servidores médicos. Avaliou-se que apenas a remuneração por subsídios, perfeitamente cabível à atividade pericial, garantirá a tão almejada autonomia diante das pressões descabidas dos administradores e burocratas que desconhecem medicina.
Houve críticas à ausência de peritos em Brasília tanto no acompanhamento das negociações quanto nas pressões junto ao legislativo. Greve é movimento de base, até porque os diretores licenciados não estão em greve, e carece de visibilidade quando conduzida em reuniões de cúpula, sem acompanhamento direto de uma comissão de greve.
Houve consenso em considerar que temos problemas conjunturais e estruturais, só fazendo sentido greve para aqueles estruturais, cuja solução impacte no desenho e perspectivas da carreira. Os peritos de BH entendem que a adoção do modelo SIASS, a remuneração por subsídios, a jornada de 6 hs sem redução de valores e a não entrega da CRER seriam os pontos fundamentais a serem negociados pelos representantes da categoria. Ficou decidido, por unanimidade, que BH permanecerá em greve, independentemente de decisões judiciais e de corte de salários, caso a pauta seja a que considera coerente com a força do movimento e as aspirações da categoria. Questões como segurança devem ser objeto de aprimoramentos permanentes.
Foi avaliado que o movimento grevista assumiu proporções inimagináveis por conta da profunda insatisfação dos quadros e que há necessidade de redirecioná-lo para se obter o que efetivamente impactará na estrutura da carreira. BH está disposto a se fazer representar em Brasília na próxima semana, terça e quarta-feira, para circular no Congresso Nacional. O delegado de BH, Leonard Taves, que presidiu a assembléia, levará estas proposições para debate entre os demais delegados que estarão em Brasília dia 8.
Nova assembléia foi agendada para o dia 12/07/10 às 20 hs no Sinmed-MG, segunda feira próxima.

Um comentário:

Orestes disse...

Há muito não posto no forum da defunta, mas essa notícia não pode passar em branco.
É importante mostrar a posição de BH. Quem sabe essa disposição dá um "folegozinho" à turma que já dá sinais de fraqueza.