sábado, 10 de julho de 2010

Porque defendo a Greve - Ponto de Vista


É verdade que pouco se fez pela visibilidade ativamente. É verdade que faltam manifestações públicas naturais de um movimento paredista. É verdade que poucas autoridades foram contactadas e engajadas na luta. (onde estão os Políticos? onde estão os Juristas? onde estão os Estudiosos sobre o assunto?). É verdade que faltam apoios de entidades representativas de peso. (Lembro que , por muito menos, na deflagração sem AGE do Movimento de Excelência em 01.10.2009 foram procuradas associações como representantes dos Delegados da PF e justamente quando mais precisamos nada de nada, aliás o CFM que, não diminuindo a sua importância, tem função fiscalizadora e reguladora da ética e não sindical). Observo no entanto que por pura "SORTE" da ANMP, algumas variáveis funcionam como catalizadores enzimáticos naturais, além da motivação justíssima dos grevista, e aumentam a visibilidade sem qualquer esforço:

  • O serviço de Perícias Médicas já estava funcionando no Limite de Acúmulo do Trabalho em diversas regiões do País já existia a reclamação unânime de falta de peritos, mesmo sem greve. Assim 50% de funcionamento tem repercussões diferentes para órgãos diferentes. O governo realmente deixou os peritos com ou sem ANMP furiosos.
  • A paralisação simultânea dos servidores da Justiça Federal acelera o impacto no segurado que além de não receber no INSS, tem uma justiça lenta manca no momento.
  • A garantia da legalidade e recentíssima alteração na Jurisprudência do STJ que assegurou recebimento de salários de outras categorias federais do mesmo poder.
  • O vácuo da mobilização nacional das entidades médicas como a FENAM, AMB e Sindicatos que independentemente da ANMP tem pressionado os poderes com projetos de leis que asseguram melhores garantias para todos os médicos como carreira de estado para médico do SUS. A ANMP joga a favor de reação Coletiva Nacional.
  • Em poucas épocas o governo é pressionado por seus feitos pela opinião pública como na das eleições presidenciais. Os jornalistas estão ávidos por qualquer coisa que macule o candidato que está acessível a mídia porque precisa e muito vulnerável a sendo obrigado a se manifestar como foi o caso da Dilma Houssef que foi apanhada de surpresa em Campinas para se manifestar sobre o assunto.
É por isso que estou em greve com, sem ou apesar da diretoria. O terreno está fértil e o clima ameno. Tem que ser muito podre a semente para não vingar. Salvo por uma incompetência sem precedentes, está greve será vencedora. Ninguém além do tempo mostrará.

Um comentário:

Anônimo disse...

Heltron,

Em resumo, o que me fez entrar na greve e o que movimentou muitos de meus conhecidos: atingimos o limite máximo para suportar o total descaso da casa para conosco. Atingimos o limite superior humanamente possível para suportar as humilhações que sofremos dentro das APS, por parte de seus gerentes e auxiliares, dos SSTs e seus auxiliares. Não suportamos mais tanta perseguição, se não por um motivo logo por outro a substituí-lo. Não suportamos mais a sabotagem da carreira médica, com proibições absurdas quando solicitamos poucos dias para nos atualizarmos em congressos e similares, mesmo pagos com nosso suado dinheiro (pelo simples prazer de negar e de nos tornar médicos medíocres). CHEGA ! Esse é o limite e o motivo da greve. A ANMP, deu a grande sorte de estar nesse momento (e tomara que não o estrague). Não fomos nós que entramos em greve. Nos obrigaram a entrar em greve (se negaram a ver que estávamos colaborando acima do devido) !!!!