sexta-feira, 2 de julho de 2010

Câmara Aprova 500 Cargos de Perito Médico Previdenciário

          A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou a criação de 500 cargos efetivos de perito médico previdenciário, além de cargos em comissão e funções de confiança no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao todo, são 1.124 cargos em comissão, funções de confiança e cargos efetivos.

          A medida está prevista no Projeto de Lei 5914/09, do Executivo, cujo objetivo é fortalecer a estrutura organizacional do INSS para possibilitar a instalação de 720 novas agências da Previdência Social até o final deste ano e de outras 280 a longo prazo.

          Como o projeto tramitava em caráter conclusivo, rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo.

          O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. nas comissões, será agora enviado ao Senado para análise.

          O relator da proposta, deputado José Pimentel (PT-CE), estava numa posição privilegiada ao analisar a proposta, uma vez que era ministro da Previdência na época de sua elaboração. "Trabalhamos muito para valorizar o trabalho do perito, e ele precisa estar disponível para a população que depende dessas análises", disse.

Expansão

          Pimentel explicou que há um Plano de Expansão da Rede de Atendimento da Previdência Social, com objetivo de promover a interiorização dessas unidades. Hoje, a rede presta atendimento em 17,42% dos 5.564 municípios brasileiros.

          A Previdência Social, por intermédio do INSS, é responsável pela concessão e manutenção dos benefícios previdenciários por incapacidade e determinados benefícios assistenciais, concedidos a partir de laudos emitidos pela perícia médica do órgão.

          Fonte: Agência Câmara, em 02/07/2010.

6 comentários:

Anônimo disse...

Resta saber se o INSS deseja mesmo mais peritos na casa, parece que somos personas non gratas na autarquia...

HSaraivaXavier disse...

Sindicalista trabalhando para "melhorar" carreira de perito? Duvido. Esse Pimentel está preocupado com os mais de 1000 (repito 1000) cargos comissionados e a desmoralização para ocupar 720 novas APS pelo país. Ele está preocupado é com os votos que ele vai deixar de ganhar pelo NÃO FUNCIONAMENTO ÓBVIO a tempo das APS. Abrir mais cargos e APSs ajuda o INSS, não perito. Na primeira oportunidade que teve contribuindo como pode para o VETO PRESIDENCIAL. Ovelha mordidade não confia mais em lobo. Se quisesse contribuit estaria disposto a mediar o conflito atual.

HSaraivaXavier disse...

Pergunte como os peritos do Ceará "adoraram" a sua ajuda. E o quanto ele é querido num consultório de APS.

Unknown disse...

GOSTARIA DE FAZER UM LINK ENTRE ESTA NOTICIA E A MINHA SITUAÇÃO: PASSEI EM SEXTO LUGAR NO ÚLTIMO CONCURSO P/ MEDICO PERITO EM NITERÓI-RJ, ONDE HAVIAM 3 VAGAS E , DESDE ENTÃO VIVO ESSA AGONIA DE DOBRAREM O NÚMERO DE VAGAS!!
QUEM SOUBER DE ALGUMA SITUAÇÃO MAIS CONSOLIDADA, POR FAVOR ME RESPONDA!!
SEI QUE NO MOMENTO AS ATENÇÕES ESTÃO VOLTADAS PARA AS POSSÍVEIS MUDANÇAS DOS JÁ PERITOS, MAS NÃO VEJO A HORA DE PODER ACHAR QUE ESTOU OU NÃO NESTE BARCO REMANDO ( OU TIRANDO A ÁGUA COM BALDE )JUNTO COM VOCÊS!!!!

Gustavo M. Mendes de Tarso disse...

Estou na mesma situação, porém para Palmas. Eu acredito que irá dar certo cris. Infelizmente é aguardar fazendo uso de algun ansiolítico rsrsrs.

Unknown disse...

E Fluoxetina também !!
Se você souber de alguma fonte mais atualizada que possamos checar diariamente...