quarta-feira, 14 de julho de 2010

PERITOS DO INSS PEDEM SOCORRO !

Greve dos peritos médicos é um pedido de socorro !

Poço de maracutaias que ainda enriquece larápios e espertalhões de todos os matizes, a Previdência Social (INSS) é um órgão importante que se recusa a tomar juízo. Essa realidade é tão indigesta que forçou os peritos médicos, classe que normalmente prefere manter-se distante de polêmicas, a deflagrar uma greve nacional.

Os médicos não estão visando o egoísmo de melhores salários. Suas reivindicações estão mais focadas no que interessa aos seguradores do que aos seus próprios umbigos. Muito embora a paralisação esteja prejudicando, somente em Goiás, cerca de sete mil e quinhentos segurados em apenas em 15 dias, a cúpula do órgão se lixa às reivindicações. O que são elas? Pedidos esdrúxulos e absurdos que não podem ser atendidos? Nada disso, trata-se de aspirações que são de interesse da própria organização.

Senão vejamos: Os doutores solicitam que seja realizada uma campanha educativa, interna e externa, mostrando o papel da perícia. Temerosos de serem agredidos, o que acontece sempre, rogam que um profissional neutro informe ao solicitante o motivo das recusas. Exigem a ampliação das nomeações no último concurso e preenchimento de todas as vagas existentes. O próprio INSS calcula a defasagem de peritos em mais de mil profissionais.

Solicita o bom senso no estabelecimento de 30 horas semanais como forma de aperfeiçoar os espaços existentes e propiciar melhores condições de atender a demanda. Zelosos na profissão, querem liberdade para trabalhar sem interferências externas ou externas que acabam ferindo a ética.

Os peritos médicos demandam o que devia ser norma: a ocupação de cargos com poder de decisão sob a batuta de servidores competentes e não por pessoas despreparadas. Hoje, por incrível que pareça pseudoprofissionais decidem assuntos sem ideia da gravidade. Algumas áreas, de competência de médicos peritos, são ocupadas por gente que plantava couve e foi indicada por um padrinho influente.

O segmento cansou-se de ver o triunfo da incompetência em detrimento do que merece o cidadão. Estão fartos de tolerar desmandos, falta de organização administrativa e descaso com o dinheiro de quem trabalhou duramente. Exigem, em nome de quem não tem como resolver os problemas, tempo e estrutura para atender a população brasileira com segurança, cuidado e dedicação.

Inclusive, notem bem a responsabilidade, o movimento considera o aumento salarial com a parte menos importante nas demandas. De todas as greves que proliferam no país, muitos com absurdo teor político, a dos peritos médicos do INSS é uma das mais significativas. Para o bem da população e não contra ela.

O que fez o governo e a cúpula até agora? Aproveitando-se que as filas são virtuais, e o sofrimento restrito a agoniados lares, finge-se de morto. O funeral é o do próprio órgão em que repousam as esperanças de pais de família que anos a fio depositam uma parte importante fruto de seu trabalho. Espantoso concluir que não interessa organizar o INSS na seriedade que o contribuinte merece. Oxalá os responsáveis tomem juízo. Um bom começo seria ouvir os peritos médicos.

Rosenwal Ferreira é Jornalista e Publicitário.

(artigo publicado dia 14/07/10 na página 2 do Jornal Diário da Manhã ( um dos jornais mais importantes de Goiás ). Veiculado pelo colega Ricardo Medeiros.

AOS PERITOS QUE SE INTERESSAREM POR AGRADECER AO LÚCIDO E CORAJOSO JORNALISTA: Email: rosenwal@terra.com.br

11 comentários:

Adriano Battista disse...

Já vou enviar imediatamente um e-mail encomiástico para o corajoso e iluminado jornalista!

Adriano Battista disse...

E-mail enviado ao jornalista (com adaptações para exibição neste site):


Boa tarde, nobre jornalista Rosenwal Ferreira!

Escrevo-lhe para agradecer-lhe pela demonstração corajosa de apoio à causa dos Peritos Médicos Previdenciários.
Há quatro anos atuando nesta atividade, tive várias e infelizes oportunidades de entrar em contato com uma realidade imunda caracterizada pelo imenso número de fraudes contra a Previdência Social promovidas por elementos de péssima índole (autênticos criminosos), agenciadores, quadrilheiros, fraudadores, simuladores, oportunistas que aos montes tentam levar vantagem em cima de quem realmente trabalha.
Causam prejuízos enormes aos cofres públicos. Lançam mão de recursos ilícitos com vistas a ludibriar o sistema previdenciário e aumentar ainda mais a sangria das reservas previdenciárias.
O INSS está cheio de indivíduos sem formação específica em Medicina ocupando cargos importantes na estrutura hierárquica da instituição, deliberando (pasme!) sobre assuntos médicos!
É impressionante a falta de seriedade e compromisso que macula a imagem desse órgão...
A Polícia Federal tem sido muito ativa no combate às fraudes previdenciárias. Operações importantes têm revelado as ações de quadrilhas envolvendo servidores administrativos corruptos, advogados (agenciadores), requerentes (segurados) etc., que fazem os cidadãos íntegros sentirem cada vez mais vergonha deste país e de seu povo!
Os Peritos Médicos Previdenciários temos sido perseguidos, oprimidos e esmagados dentro de uma conjuntura que sempre nos tem sido desfavorável. Parece que nós (Peritos) somos os únicos interessados em moralizar esse sistema viciado e corrupto. Mas há no INSS quem insista em andar no sentido oposto ao da moralização...
Obrigado pela lucidez demonstrada em seu artigo!

Atenciosamente,

A. A.

Unknown disse...

Boa noite,

Parabéns pelo artigo publicado hoje. Jornalismo de primeira categoria com visão ampla, profunda e independente da instituição. Quando estamos quase perdendo a esperança é animador saber que existem observadores externos argutos e com capacidade crítica apurada.

Mais uma vez, parabéns.

Fábio Amorelli Vieira
Perito Médico Previdenciário

EU POR MIM MESMO disse...

Ótimo e responsável e lúcido este valoroso jornalista. Uma pena que pouca gente lê ( o povão), o qual é bombardeado diariamente com notícias tendenciosas da Globo em seu Jornal EPTV, aqui na Região Metropolitana de Campinas !
Ontem mesmo isso aconteceu ! A coisa ( notícia) sai de maneira maldosa de modo que os peritos é que são culpados do caos que já se instala com o atraso das perícias. Focam segurados choramingando, com telefone ( simulando ou não) que tentam marcar perícias...etc.etc...o resto todo mundo sabe. !

Adriano Battista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriano Battista disse...

Eduardo, se possível, publique em um tópico:

Não quero gabar-me de nada, mas se não estou equivocado fui o primeiro (ou um dos primeiros) a levantar a bandeira da autonomia da Perícia Médica, pregando a total desvinculação desse antro de fraudes e corrupção que é o INSS. No antigo fórum da "falecida", eu havia lançado a idéia de criação de uma estrutura independente, uma espécie de "Departamento", "Serviço" ou "Instituto Federal de Perícias Médicas", totalmente separado da estrutura do INSS. Este ficaria (como sempre tem sido) sob o comando dos administrativos de nível médio, os quais lidariam com os benefícios previdenciários que não requeressem a necessidade de perícias médicas para a concessão.
Um Serviço Federal de Perícias Médicas representaria uma vitória descomunal para a Categoria e poderia ser atrelado ao Ministério da Justiça, além de estreitar vínculos com a Associação Brasileira de Medicina Legal, que passaria a nortear as questões alusivas ao associativismo da Classe, lutando pelos seus direitos.
Criar-se-ia uma estrutura forte, sólida, consistente para garantir aos Profissionais da Perícia Médica a prática livre de interferências externas, atuando com mais isenção e segurança, longe de pressões e desmandos administrativos. Haveria integração com os Médicos Legistas e seria viável a realização de concursos públicos para Peritos Médicos Legistas Federais. Os serviços seriam expandidos e diversificados de modo a atender às necessidades da população e as demandas judiciais, gerando também economia aos cofres públicos.
Parece mera utopia...
Lembro-me de que, ao referir-me a tal proposta (não com as mesmas palavras), fui severamente censurado por alguns (especialmente os acomodados da "velha guarda"). Disseram-me que eu estava causando polêmica. Parece que a capacidade de pensar e inovar não é bem-vinda no INSS até mesmo entre muitos dos considerados "nossos"!
Uma carreira típica de Estado poderia ser concebida nos moldes citados, em consonância com os princípios de autonomia, independência técnico-administrativa e de gestão especializada. Medicina gerida por quem entende de Medicina. Perícia administrada por quem conhece a Perícia. E, é claro, remuneração por subsídios. Mais respeito, valorização e condições para aperfeiçoamento profissional com a realização de estudos e cursos de especialização e liberação para participação de congressos.
Isso interessa ao Governo?
Será que o Serra não poderia lançar um olhar sobre a Greve dos Peritos Médicos Previdenciários e aproveitar o panorama atual para obter mais visibilidade e apoio para a sua campanha?
Vamos divagando... Ou preferem devagar?
"É devagar, é devagar... É devagar, é devagar, devagarinho!"

EU POR MIM MESMO disse...

Talvez não tenha nada a ver com a pauta de discussão mas ao longo da minha vida pericial, sempre primei para que o meu trabalho fosse sempre o mais correto possivel, sem cometer injustiça e ser apenas um doador de benefícios como era comum.
Seguindo minha vida correto fui perseguido de todas formas imagináveis. Venci-os todos, claro! Mas sempre ouvi das "OTORIDADES" DO INSS que este era o maior DISTRIBUIR DE RENDA DO PLANETA !
This is the question !...
Pergunto: NÂO QUEREM PASSAR COM ESSA COISA DE MAIOR DISTRIBUIDOR DE RENDA QUE SERVE À POLITIQUICE DE QUE TODOS DEMOS OU DAREMOS ( OS DA ATIVA) MURROS EM PONTAS DE FACAS?

San disse...

Pelo amor de DEUS, alguém se habilitou em falar a verdade. Falo por experiência própria. Não é possível que sejam médicos de fato, certos "médicos" que atendem no inss, pois fica claro que estão sendo obrigados a negar, a cometer injustiças à pessoas que trabalharam, deram duro e quando precisam, Deus do céu, passam pelas maiores humilhações, dependendo de filhos, parentes e até vizinhos até mesmo para sua alimentação e aquisiçao de remédios.Srs. honestos peritos, gostaria muito de poder ajudar de alguma forma, fazer o povo (que por não terem estruturas educacional e financeira), ficam travados, apenas assistindo esse terror que estamos assistindo e vivenciando da pior forma possível, por vezes, em condições subhumanas. Acredito sim num movimento sério dos peritos, pois acredito que eles também sofrem, quando são obrigados a cometer injustiças. Força

IVANDRO disse...

Greve dos Peritos

Reivendicam melhores salários enquanto estão a brincar de Deus desgraçando a vida de milhares de segurados do INSS, por causa desta classe que escolheu a ferir seu juramento, tenho sido vitima desta classe que se diz vitima, talvez acredito muito antes de reivindicar seus direitos, pretadoreas de serviço publica principalmente classe médica reividicarem os direitos de todos, estou próximo de ir para cadeia devido aos indeferimentos destes periitos onde apresentei diversas vezes relatório dos médicos da companhia dizerem e prescreverem junto com minha médica não poder trabalhar e sem ao menos saber quem são e qual a especialidade que esta me atendendo, isto é um descaso se vocês dizem vitima dos sistema do INSS façam algo para mudar esta pratica .

Meu nome é Ivandro Fernandes Barros Tel (13) 3019-6212 pois não me escondo e vocês sim que destroein a minha vida e de muitos brasileiros, é justo eu ter que ir para cadeia por falta de pensão pois a companhia e não acweita a alta que vocês indeferem.

jon disse...

Estou contigo Ivandro, esses caras são tão ridículos que nem coragem para falar sobre seu post eles tem.

Sou vitima tbm dessa cambada.ouvi absurdos de 2 peritos, quero que estes inúteis falaem sobre a alta programada.

Tenho DPOC grau 3 ( grave ) poucos talvez nenhum tem competencia para expor a dinamica da minha doença e da causas das exacerbações, que é provocada pelo ar condicionado e poulição Co, uma perita disse em cima de um comentário que fiz sobre a dor que sinto na mão qd descasco uma batata ( pq tbm tenho tendinite ) é a patricinha disse que eu posso trabalhar já que descasco até batata. Ridícula...tem um medicozinho aí que falou de 2 mortes, será que ele sabe qts mortes (ou o abreviamento dela) os seus pares provocaram qd da negativa do benefício? por depressão, etc etc

Francisco Cardoso disse...

Os segurados do INSS tem todo o direito de pedir recurso em caso de indeferimento, inclusive em instâncias fora do INSS,como as JRPS e a Justiça. O INSS é o local que MAIS PERMITE recursos contra decisões administrativas. Não dá para avaliar os casos que vcs relatam individualmente pois estaria apenas lendo uma parte da LIDE, mas se vcs estão incapazes e estão dentro do direito administrativo (pagamentos em dia, etc), então peçam seus recursos que vcs terão o direito reconhecido. O que eu nunca vi até hoje foi segurado com vários indeferimentos ganhando recurso, normalmente ou não estão incapazes ou tem algum bloqueio administrativo (O mais comum: início da doença antes do início das contribuições).
A alta programada não tem problema nenhum, Basta LER o documento que vcs recebem que está lá: Se chegar próximo à data do encerramento e vcs ainda se sentirem incapazes, peçam o pedido de prorrogação. Qual é a dificuldade em fazer isso? Quanto ao revoltado que postou por último, a sua doença citada é uma das mais fáceis de toda a medicina. Não há o que pensar muito sobre ela. Vc tem DPOC grave? Tem os exames que comprovam? Tem seguimento médico regular? Para a sua função, vc não consegue mais trabalhar? Leve tudo isto ao INSS e pronto.