quinta-feira, 8 de julho de 2010

MENSAGEM PARA OS DELEGADOS DA ANMP

"Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado!" George Orwell. Pseudônimo de Eric Blair (1903-1950). Jornalista Sátiro. Teve Obra é marcada pelo desprezo ao autoritarismo.

No início do governo Lula a perícia médica estava em ruínas. Anos de abandono e descaso de outros presidentes que o antecederam com suas políticas neoliberais conduziram-na diretamente ao caos. A perícia era o Haiti da administração pública. Na época, a maioria dos médicos da previdência, de um modo geral, era um amontoado de restos de cargos de órgãos e autarquias federais extintas– eram médicos que faziam perícias e não peritos médicos. Um mosaico de pequenos cacos pintados de branco sem identidade. Uma colcha de retalhos que aquecia e escondia a frialdade de um sistema de benefícios completamente viciado. E assim, obviamente, como todo tal, resistente a tratar-se pelos sintomas da síndrome de abstinência.

Por anos, não houve alternativas. Seria preciso uma terapia de choque, mas o desinteresse natural dos médicos por questões jurídico-administrativas, a política pseudolucrativa dos terceirizados, o clamor assistencialista eleitoreiro e a ausência de um órgão representativo de classe (não havia sequer uma) impediam que a perícia médica da maior seguradora do Brasil se tratasse, se fortalecesse e avançasse. Ela restava no silêncio como um lírio solitário de cemitério. Branco e imponente, mas distante do olhar das governantes e perdido entre as sombras e sobras do destino.

Como o caos é o vocativo da oportunidade, felizmente tais óbices foram superados graças à visão, à coragem, à inteligência e à determinação de homens bravos (Entre eles o Eduardo Henrique) que insistiram, teimaram e limaram por um ideal: Uma perícia médica forte contra fraudes e filas (Um dos primeiros slogans da recém fundada ANMP em 29.01.2003). Uma perícia eficiente contra desperdícios. Uma perícia inteligente e consciente do seu real valor na sociedade. Uma perícia de qualidade para o cidadão brasileiro. Havia convicção da causa e convicções fortes conquistam homens fortes e os fazem mais fortes. Os peritos sabiam o que queriam. A maior parte dos objetivos seria alcançada, mas não sem um grande conflito. Ora, é natural que qualquer empregador não consiga entender no primeiro momento a natureza e a motivação de seus empregados. É que a mais-valia não suporta ser contrariada e o ego não agüenta o “não ter visto primeiro”. A evolução depende da ação e reação das massas.

Do mesmo modo dos dias atuais, em 2004, houve uma histórica greve nacional muito forte e coesa que durou quase 3 meses gerando, após intensos desgastes trilaterais (governo-empregado-segurado), frutos bons para toda a sociedade que são colhidos até hoje como: o fim das terceirizações em 2006, abertura de concursos para médico da previdência quase 3 décadas depois, a unificação dos médicos peritos numa carreira forte de estado e uma consciência coletiva que lutaria continuamente por melhorias que repercutiriam por toda a sociedade. OS PERITOS DO INSS SÃO FILHOS DE GUERRA. Nasceram de uma greve. Provaram que a força evolutiva das nações, das suas leis e das instituições depende do conflito e que os ecos dos grandes feitos reverberam pela eternidade. Hoje é dia de relembrar o passado para entender o futuro. Dia de fazer A História da Perícia Médica Previdenciária e da Medicina Brasileira!

Novamente ela abre suas páginas para serem escritas e nos dá a caneta nas mãos. Espero de todo o meu coração que os DELEGADOS sejam bravos e façam por merecer estarem onde estão. Espero que a diretoria aproveite a sua oportunidade de ouro do destino. Força, ambição e coragem. Não aceitem nada diferente dos pilares essenciais: AUTONOMIA, SUBSÍDIO, 6 HORAS ATENDIMENTO E SAÍDA DO INSS. Não façam por menos. A guerra escolhe seus próprios heróis e também os seus covardes. É morrer pela glória ou vergonha eterna. Lembrem-se que quem recusa abraçar uma oportunidade única perde o prêmio tão seguramente como se estivesse falhado. Não somos palhaços e saco de pancadas. Não somos peças de tabuleiro de Xadrez. Não somos funcionários medíocres engravatados. Em breve nos tornarmos aquilo que realmente somos Peritos Médicos de VERDADE.

Boa Sorte a TODOS OS DELEGADOS da ANMP!

12 comentários:

EU POR MIM MESMO disse...

BELO TEXTO !
Avante peritos!
Peritos UNI-VOS !

Eduardo Henrique Almeida disse...

Não há como ler e não me manifestar. Aliás, o blog é muito visitado e pouco comentado, e comentários são o combustível e o termômetro para se levar ideias avante (ou não).

Os delegados se apequenaram em setembro de 2008, foram teleguiados, não agiram criticamente. Aquele foi um momento lamentável que não pode se repetir. São outros os delegados e é outra a consciência de seu papel DIRETIVO da ANMP. Cabe à diretoria EXECUTIVA levar à diante o que a categoria, através dos delegados, deliberar.

A greve cresceu e a pauta precisa crescer. É urgente um ato público, ingrediente indispensável a qualquer greve. A última oportunidade será na próxima semana.

Adriano Battista disse...

Os delegados têm que ser o eco dos Peritos, e não meras marionetes da corte. Faça-se a vontade da maioria: autonomia, independência, remuneração por subsídios, seis horas corridas, respeito, segurança, valorização profissional etc.

Fernando Ebling Guimarães disse...

Ainda que pareça inacreditável aconteceu, eu vi.
Organizamos vigília no simers, a delegada de Canoas, em conjunto com o delegado de porto Alegre levaram notebook e transmitiam via skype a AGE para grupo de peritos na sede do Simers. Eis que se não quando, aos brados, o sr. Argolo mandou interromper a transmissão pois isso significava dar munição aos bandidos.
Ora os bandidos seriam os peritos, a maioria sócia da ANMP?
Durma-se com um barulho desses!

Vera disse...

Colega, não é tão simples assim. A ANMP é uma empresa e precisa e deve ser avisada sobre sua "invasão de privacidade". Tem sua autonomia. Depois, a sua olhadinha não autorizada no BigBrothers daria margem para que todos o fizessem. E ainda não tinha como saber para onde estaria sendo transmitido. Era uma ato de " boa" espionagem. Mas era. Eu não sou contra gravações, mas autorizadas. Nas mãos de quem e nos olhos de quem chegariam estas imagens?

Eduardo Henrique Almeida disse...

Deveria ser o caso de os delegados terem votado isso, não?

Eduardo Henrique Almeida disse...

As notícias que chegam da AGE não são as melhores... Apenas um fala e não deixa falar.

Unknown disse...

GOSTARIA DE FAZER UM LINK ENTRE ESTA NOTICIA E A MINHA SITUAÇÃO: PASSEI EM SEXTO LUGAR NO ÚLTIMO CONCURSO P/ MEDICO PERITO EM NITERÓI-RJ, ONDE HAVIAM 3 VAGAS E , DESDE ENTÃO VIVO ESSA AGONIA DE AGUARDAR POSIÇÃO DA CÂMARA DE CHAMAR OU NÃO MAIS 500 NOVOS MÉDICO PERITOS...
QUEM SOUBER DE ALGUMA SITUAÇÃO MAIS CONSOLIDADA, POR FAVOR ME RESPONDA!!
SEI QUE NO MOMENTO AS ATENÇÕES ESTÃO VOLTADAS PARA AS POSSÍVEIS MUDANÇAS DOS JÁ PERITOS, MAS NÃO VEJO A HORA DE PODER ACHAR QUE ESTOU OU NÃO NESTE BARCO REMANDO ( OU TIRANDO A ÁGUA COM BALDE )JUNTO COM VOCÊS!!!!

Eduardo Henrique Almeida disse...

Seja bem-vinda Christianne. Dou-lhe as boas vindas de quem não perde as esperanças, mesmo com a notícia que chega de que a AGE era pra morder mais 600 mil reais.

Anônimo disse...

Greves com o atual presidente da entidade, autoritário, e possivelmente interessado em perpetuar sua pseudo-influência na casa, serão sempre "mula que carrega ouro de tolo". Com ele lá, é muito provável que nunca nos seja permitido iniciar o movimento de verdadeira autonomia e saída da casa. Greve, em oportunidade única, com objetivo pífio e menor. Durma-se com isso. Quem mandou o colocarem lá.

Adriano Battista disse...

Em meados de 2007 criei um tópico no fórum da "falecida" demonstrando preocupação com a onda de violência contra a Perícia Médica (algo que contava/sempre contou com a total complacência dos gestores institucionais antiperitos). Somente a independência, a saída da Perícia Médica dos domínios do INSS, com garantia de autonomia e valorização profissional poderá tornar viável o sonho de uma CARREIRA DE ESTADO forte, sólida e respeitada...

LIVRE PARA JUNHO: O cerne da violência.
1 - 11 de 11
ADRIANO ALVES BATISTA
07/06/2007 às 19:35:26
No meu humilde entendimento nossos esforços deveriam ser mais dirigidos no sentido de tornar público o "fenômeno" da simulação nas perícias.
Fico abismado com a imensa e imoral quantidade de indivíduos que se utilizam de artimanhas e fingimento para tentar ludibriar a Perícia. Muitos chegam a mimetizar desmaios, crises convulsivas, "ataques de nervos" (eventos que, natural e obviamente, ocorrem somente momentos antes ou durante as perícias).
Esses farsantes deveriam ter um tratamento mais adequado por parte da Instituição! É através deles e de suas condutas fraudulentas que se desenvolve o terreno fértil para os atos de violência contra os Peritos. Outros indivíduos, seguindo o exemplo dos simuladores, partem para o mesmo caminho, uma vez que vislumbram também a possibilidade de sucesso com as mesmas estratégias, lançando-se assim na loteria do INSS.
Atrelado a tal fenômeno grotesco e vergonhoso temos a participação de alguns médicos assistentes que semeiam os atestados da discórdia, além da atuação constante dos agenciadores criminosos que, insatisfeitos com a evolução da Perícia Médica nos tempos mais recentes, revoltam-se com a redução dos seus ganhos pecuniários e incitam os farsantes para os insultos e agressões contra os Peritos.
Os cidadãos honestos, decentes e corretos, que contribuem mensal e compulsoriamente para o INSS e não compactuam com esse tipo de comportamento, têm que tomar conhecimento da existência desses simuladores oportunistas que, a despeito de não estarem incapacitados para o trabalho e muitas vezes nem terem qualquer doença, aproveitam-se para beneficiar-se ilicitamente à custa dos recursos que provêm dos bolsos de todos nós. Urgem medidas para informar a população acerca da existência de tais fatos, além da criação de mecanismos eficientes no que diz respeito à identificação, ao indiciamento e à punição dos fraudadores, assim como na repressão de novas tentativas de fraudes.
Ademais, o estabelecimento do princípio da IMPESSOALIDADE do ato médico-pericial também se constituiria em um avanço altamente relevante e necessário para o combate à violência que nos assola e somente tende a recrudescer caso permaneça o "status quo".
A inércia e a morosidade na tomada de decisões institucionais apenas contribuirá para o agravamento da conjuntura perversa que nos transforma em vítimas cada vez mais indefesas e sem proteção.
Ações e mudanças, diante deste panorama amplamente desfavorável à categoria, necessitam de um ritmo mais vigoroso de progresso e evolução.
Força e honra!

EU POR MIM MESMO disse...

Quem viu o Jornal EPTV da Globo , na região metropolitana de Campinas, não terá dúvidas por certo de que lutam para que o passado FHCeano volte ! Não faltaram insinuações maliciosas contra o Perito Médico !
Peritos, UNI-VOS ! O barco está navegando em direção ao passado HFCeano ! Vivemos este período e não queremos que passem pelo mesmo ! A hora é de luta, união, coerência e ausêcia de medo ! Quem vos amedronta??? Lembrem-se que na GREVE DOS NOVENTAS DIAS muitas conquistas aconteceram. Muita coisa mudou! Não permitam que gusanos mudem o curso da nossa História !