quarta-feira, 13 de março de 2013

NOTÍCIAS SIMERS

13.03.2013
Médicos peritos do INSS suspendem paralisação nesta quinta (14) e mantêm mobilização

Médicos peritos do INSS no Estado decidiram em duas assembleias, realizadas nesta quarta-feira (13) na sede do SIMERS, suspender o segundo dia de paralisação, marcado para esta quinta-feira (14). A data do movimento foi transferida para a terça-feira (26), quando os servidores do INSS vão parar. “A intenção é alertar a sociedade para o desmonte da Previdência Social”, afirmou a vice-presidente da Associação Gaúcha dos Médicos Peritos e diretora do SIMERS, Clarissa Bassin. Ela afirmou que a categoria segue em estado de assembleia permanente e mobilizada. Os peritos exigem o cumprimento da promessa do Ministério da Previdência Social de implantar a jornada de 20 horas semanais.

De acordo com balanço da associação, a maior adesão á paralisação desta quarta-feira ocorreu na Região metropolitana. Em Canoas, Gravataí, Esteio e Cachoeirinha, a adesão foi de 100%. O mesmo ocorreu em São Jerônimo e Butía. Em Porto Alegre, a adesão foi de 50% dos médicos peritos. Os profissionais que atuam nas Agências de Previdência Social (APSs) de Porto Alegre e Canoas se concentram na sede do SIMERS desde o começo da manhã.

O movimento cobra cumprimento de promessa do secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, de que seria adotada a jornada de 20 horas. O compromisso foi assumido em novembro de 2012. Os médicos peritos também denunciam o desmonte desta carreira federal.

A mudança é considerada essencial pela categoria para atrair mais médicos à carreira e garantir condições de atendimento dos segurados. “O INSS remunera para 40 horas semanais menos que o piso da Federação Nacional dos Médicos, Fenam, defendido pelas entidades”, destacou Clarissa. Há médicos aprovados em concursos públicos que não foram chamados em todo o país, ao mesmo tempo que a seleção de 2012 no Rio Grande do Sul mostrou pouca atratividade da atual carreira.

Dados da associação apontam que 894 médicos peritos se exoneraram entre 2010 e essa terça-feira (12) no país. Outros 822 se aposentaram no mesmo período. Somente em 2013, 65 médicos peritos já se exoneraram e 37 se aposentaram. No Estado, que soma pouco mais de 300 peritos, a Associação Gaúcha dos Médicos Peritos estima que seja necessário o dobro de especialistas para conseguir fazer as perícias em até 15 dias, para não prejudicar os trabalhadores. Hoje o prazo ultrapassa 60 dias, o que gera atrasos no pagamento de benefícios. A demanda de perícias cresceu nos últimos anos devido à inclusão de mais trabalhadores na Previdência Social.

“A carência se agrava a cada dia no número de médicos, tanto para realizar os laudos quanto às demais avaliações, como perícias de ambientes de trabalho e de aposentadorias especiais”, adverte Clarissa. As condições de sobrecarga de agendas também afastam médicos, o que reforça a importância das 20 horas.


2 comentários:

Fernando Antônio disse...

Fontes viram a minuta da MP,,, abrirá 4 hs com redução para os que interessarem. Os próximos concursos terão a opção de 8hs, 6 horas ou 4 horas com redução.

O ponto da Gdamp aumentará de 53 para 55 reais, inclusive para os aposentados.

Fernando Antônio disse...

Todos os professores universitários federais e todos os demais médicos federais tem opção de 20 ou 40 horas semanais com salário proporcional. Possivelmente a tão esperada reestruturação trará somente e simplesmente a opção de 20hs com redução,,, mantendo o salário atual para 40hs, ou com um aumento apropriado/equiparação com carreiras de auditoria e mantendo a opção de 30hs com redução,,, abrindo a possibilidade da opção de 20hs com redução proporcional,,, todas à pedido/preferência do servidor,,, podendo optar por 20, 30 ou 40 horas semanais, todas com as respectivas reduções proporcionais. Muitos colegas que só podem no interior permanecer 20hs semanais permanecerão no cargo de perito do inss devido à esta possibilidade de 20hs com redução.