terça-feira, 26 de março de 2013

REUNIÃO INSS X MPF MOSTRA O QUE ESTE BLOG ANTECIPOU: INSS IRÁ RETIRAR AS APS DO TURNO ESTENDIDO

A divulgação da reunião do MPF com o INSS sobre o turno estendido ocorrida na semana passada e cuja ata foi divulgada hoje mostrou que este blog mais uma vez acertou em seus prognósticos sobre a condução da autarquia.

A publicação da reunião secreta do INSS no último dia 15, uma das postagens mais vistas do ano, provou que a tática da autarquia seria a de forçar a saída de APS através da rígida interpretação da resolução 264 como "argumento" para o MPF não entrar com ação contra o Instituto.

Mais uma vez acertamos: A PFE e a DIRAT cumpriram o que prometeram e entregaram a cabeça de milhares de servidores em troca de suas opiniões pessoais. Mais uma vez usando o MPF como desculpa, os termos da ata apontam claramente que o INSS vai sim se utilizar do expediente de uma leitura xiita da 264 e irá retirar aos poucos todas as APS do turno estendido.

Para começar, mais de 200 APS sairão do turno nas próximas semanas, o que significa mais de 33% das APS atualmente usufruindo das 6h. Até setembro, outras sairão. E com isso o procurador chefe do INSS e a diretora de atendimento cumprem o que já havíamos detectado: Vão tirar as APS do turno estendido. 

Na reunião, , o procurador Jefferson não entendeu o que são as AADJ e sugeriu a saída dessas APS das 6h, mas o INSS peitou dizendo que ia usar a resolução 264 para retirar as APS ao mesmo tempo que lutou pela manutenção das AADJ de maneira completamente inssana e desproporcional à forma como tentou defender as 6h dos servidores.

Como já dissemos, a 264 é uma resolução inssana, pois estabelece a qualquer momento a perda das 6h baseado no cumprimento de metas impossíveis com o atual quadro da autarquia. A resolução 264 coloca como condição para manutenção das 6h critérios e indicadores que não estão ao alcance do servidor, como indicador de RP. Ora, o INSS não dispõe de equipes completas de RP o suficiente, isso é público e notório. A 264 é uma covardia e uma palhaçada para com o servidor.

Que os sindicatos abram os olhos. O INSS está tentando culpar apenas os 40 da Vila Mariana por essa situação, mas eles foram usados em sua ampla maioria. Pelo menos 3 deles nos procuraram para dizer que apenas assinaram procurações pensando estar entrando com ação pelas 6h. Foi tudo orquestrado. Como não conseguiram derrubar de cara tudo, pois houve reação, agora estão tentando acabar pelas beiradas.

O tal GT montado e em curso para discutir as 6h é apenas fachada. Na reunião gravada de 15/03 claramente é dito que o GT é apenas um "ganha tempo", medida estratégica para acalmar as entidades.

Leia aqui a ata da reunião MPF x INSS.
Leia aqui a matéria do blog denunciando em primeira mão a estratégia de tiras as APS das 6h.

Um comentário:

Fernando Antônio disse...

MPF (que faz parte do Poder Executivo), Tribunais Federais e Estaduais fazem 6hs corridas em atendimento ao público e 7hs corridas na retaguarda.

O feriado de Semana Santa é de quarta-feira até sexta-feira para todo o Poder Judiciário do Brasil. O recesso de fim de ano para o Poder Judiciário é de 25 dias e não há necessidade de compensação de horário,,, porque ???

Porque para o Poder Executivo o feriado de Semana Santa é apenas na sexta-feira ???