sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

LEGISLATIVO COMPRA IDÉIA DE IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS

07/02/2013 - 17h05 Plenário - Pronunciamentos - Atualizado em 07/02/2013 - 17h12
Vanessa defende contratação de médicos estrangeiros para trabalhar no interior

Da Redação


A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) voltou a defender no Plenário a convalidação de diplomas como forma de atrair médicos estrangeiros para as periferias e cidades do interior do país. Em sua opinião, porém, a aceitação dos diplomas estrangeiros não deve ser automática, mas condicionada a uma análise do currículo dentro das especialidades consideradas de maior demanda para o sistema público de saúde.

Vanessa classificou de “insustentável” a falta de médicos na região amazônica e o número de mortes decorrentes dessa carência. Ela contou que, dos 61 municípios do seu estado, apenas 12 têm médicos especialistas e, em alguns casos, os profissionais não moram na cidade.

- A cada dia, as mortes que temos por falta de assistência médica ultrapassam as ocorridas em Santa Maria – comparou a senadora, citando dados fornecidos pelo governador do estado, Omar Aziz (PSD).

No interior do Amazonas, de acordo com a senadora, um médico em início de carreira pode ganhar por mês cerca de R$ 25 mil, mas muitos recusam o trabalho por causa de dificuldades como, por exemplo, o transporte até as capitais.

Vanessa lamentou que diversas associações médicas brasileiras sejam “radicalmente contra" a proposta de trazer médicos do exterior para trabalhar no Brasil. Ela pediu que as entidades proponham uma solução para evitar a aglomeração dos médicos nos centros urbanos enquanto o interior sofre uma carência absoluta.

Em aparte, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) – que como Vanessa tem um projeto de lei para validação de diplomas estrangeiros após análise de currículo – reiterou que a ideia de ambos não é “abrir a porteira para qualquer universidade de quarta ou quinta categoria do mundo”. Contudo, ele criticou o corporativismo que tenta barrar a chegada dos médicos estrangeiros.

- Eu espero que o Senado ignore esses lamentos corporativos, porque o corporativismo é a manifestação coletiva do individualismo e não é útil para o país neste momento - frisou.
Fonte: Senado

2 comentários:

Ducatti disse...

Devemos encher as redes desta senadora com a verdade atrás deste discurso de ajudar os pobrezinhos do interior. Coitados que sofrem sem Médico porquê os médicos brasileiros malvados só querem ficar nas capitais e nos shopping centers.
Acho que é de grao em grão e respondendo a estes políticos em canais de massa que podemos mudar algo. Ddifundir a verdade por trás das bravatas para que a massa tenha alguma crítica e gere pressão.
Desculpe o desabafo mas temos que nos mexer e que isso apareça.

R disse...

N]ao tem médico no interior porque não pagam bem e não há infraestrutura!!De que adianta médico brasileiro ou estrangeiro se não tem infraestrutura decente!!