quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PROTESTO INUSITADO



21/02/2013 às 11:48 - Atualizado em 21/02/2013 às 15:20

Homem se acorrenta em frente ao prédio do INSS em Londrina
Pauline Almeida com informações de Juliana Leite

Um homem se acorrentou em frente ao prédio do INSS, na Rua Professor João Cândido, na região central de Londrina, na manhã desta quinta-feira (21). Este é o segundo dia da manifestação de Geraldino Batista do Nascimento que protesta por não conseguir sua aposentadoria.

Em dezembro do ano passado, o homem de 66 anos também ficou acorrentado. Após cerca de três horas, a gerência do INSS lhe prometeu que analisaria o caso em 30 dias e apresentaria uma solução, porém isso não aconteceu, o que motivou nova manifestação do idoso.

"Isso é indignação porque eu tenho 66 anos de idade, quase 67, 45 anos de contribuição, 25 pelo INSS e 21 pela prefeitura e meu direito está sendo negado. Já passaram 13 advogados pelo caso, o processo está cheio de erros", colocou.

Além dos anos de carteira assinada, Nascimento informou que possui cinco de trabalho no campo. Ele quer saber do INSS qual o motivo que lhe impede de conseguir o benefício da aposentadoria para que possa tomar as providências necessárias. "Pela constituição eu tenho o direito de me aposentar", disse.

A gerência do INSS chamou a Polícia Militar para encerrar o protesto, porém como o idoso está em via pública e não traz riscos, a equipe permitiu que ele continuasse acorrentado. Nascimento prometeu voltar todos os dias da semana à sede do órgão enquanto não conseguir a aposentadoria.

De acordo com o INSS em Londrina, o idoso já foi informado que como é funcionário da Prefeitura de Londrina ele deve fazer o pedido de aposentadoria através da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml).

O tempo de INSS recolhido pelo homem já teria sido compensado pelo sistema da Caapsml e não haveria mais para o órgão federal o tempo de contribuição. Por volta das 15h15, Geraldino não estava mais acorrentado na frente do INSS.

Nenhum comentário: