terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ARQUEOLOGIA PREVIDENCIÁRIA - CONTRA-CHEQUE DE 1987

Olhem quanto um médico 20h do então INPS ganhava em 1987...


O contra-cheque acima foi achado incidentalmente em uma gaveta de uma das 1.400 APS do País e encaminhado a nós. Através do site da FEE-RS conseguimos a melhor aproximação de cálculo da correção do valor bruto, pelo índice IGP-DI da FGV. Na conversão, CRZ 27.009,32 (Cruzados) depositados em outubro de 1987 valeriam hoje em dia R$ 5.628,61 (clique aqui para ver a fórmula).

Prova viva da desvalorização dos médicos nos últimos 25 anos. Com o agravo de que, naquela época, o equivalente a 5.600 reais comprava muito mais do que se compra hoje em dia (tudo bem, não podia esperar muito para gastar, mas comprava mais). E com apenas 20h, com respeito ao médico e sem coleiras eletrônicas como SISREF ou humilhações de chefetes sem diploma.

Essa prova arqueológica mostra que precisamos lutar muito, muito mais para sermos novamente valorizados. Ainda estamos no começo. Muito a se pensar ao ver esse documento da história viva do serviço público.

O nome do colega foi omitido bem como seus dados pessoais mas verificamos que ainda está em atividade, com CRM ativo, na área clínica. Provavelmente está aposentado ou exonerado pois não consta mais na lista de ativos do SIAPE. Se estiver aposentado, tentaremos descobrir o valor de sua aposentadoria atual, para apimentar o debate.

Um comentário:

Eduardo Henrique Almeida disse...

Em 1987 a moeda era o Cruzado e o Presidente o Sarney. Um carro dos sonhos, o máximo que se podia comprar, era o Ford Escorte XR3, que custava 41.000 cruzados. O perito de 20 hs podia comprar um fusca por mês.