quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ponto de Vista - 2008 se repete

Há 4 anos (2008) estava havendo uma GREVE maciça de servidores federais. Advocacia Geral da União,  Receita Federal entre outras categorias deflagaram movimentos paredistas que causaram prejuízo de bilhões de reais aos cofres públicos. Como desdobramento o governo editou a Medida Provisória 441 com ganhos substanciais para todos os grevistas, como remuneração por Subsídio e Aumento Salarial expressivo. Na mesma época a Perícia Médica estava em franca campanha salarial. Várias reuniões com INSS e MPOG. Muita enrolação e poucas garantias. Promessas, dúvidas, dívidas e traições. No fim todos os Peritos Médicos foram convencidos de que "não valeria a pena a greve" e "as categorias grevistas não teriam nada disso que elas falam" porque fonte importante do MPOG garantira.  Eles, os grevistas, estavam errados, nós estávamos certos. O governo teria garantido que não iria negociar e ainda por cima teriam o ponto cortado de todos - poucos meses depois negociou com eles a reposição. Certo mesmo estávamos nós, peritos, que éramos civilizados, políticos, inteligentes, espertos e confiantes - mas só em nossas mentes incautas.

Não precisa lembrar o que aconteceu. Precisa lembra que o governo ensinou a sua linguagem. Deu a Pedra Roseta que traduz e instrui como se fazer para lhe arrancar algo. Mostrou que não há outro modo. Atualmente o quadro político é tão semelhante, mas tão semelhante que, de repente, pensei ter voltado no tempo. Desta vez, o governo parece implorar aos Peritos Médicos para entrarem em greve como se só pudesse negociar desta maneira. Sim, à propósito, estamos na mesma posição a espreita da ação. Olhando pela fechadura da coragem e esperando 2014 (ano das eleições e da copa) para fazer a nossa greve no momento mais inoportuno possível - se ainda houver carreira. Se queremos progredir não devemos repetir, mas fazer uma nova história. O governo parece clamar pela greve dos Peritos do INSS como se fosse anti-ético, ou jogo sujo, ou trapaça negociar sem esta. "Dize-me como me atrapalhas e digo-te como te dou aumento" diz o governo. Que governo é esse? Que carreira é essa?

2 comentários:

Snowden disse...

Só um erro: Representantes da ANMP fanfarrões!

Snowden disse...

Outro dia um colega me questionou? Por que os Peritos do INSS não faz a "Semana da Bondade?" ou o "dia da bondade?" naquele dia da semana que todos saem com beneficio...
Assim o Governo sentiria no órgão mais sensível... 100% de concessão pois todos Sao Homestos e só pleiteiam o Beneficio por que realmente não conseguem trabalhar e o país só tem gente honesta, proba! Assim ninguem reclamaría do INSS e o trabalhador quando achasse que tivesse condição de voltar a trabalhar comunicaria ao Perito que ai sim encerraria o beneficio! Não é legal assim?! :-)