segunda-feira, 25 de novembro de 2013

EDITORIAL - O PERITO.MED LUTA PELA MEDICINA DE QUALIDADE

Nesta última semana Perito.Med foi acessado por dezenas de milhares de pessoas por abordar o polêmico tema dos "Primeiros Erros Profissionais" no Programa "Mais Médicos" do Ministério da Saúde. Recebemos e agradecemos aos elogios e também as reclamações publicadas, na imensa maioria das vezes.  

É preciso lembrar aos leitores novos que a publicação das suspeitas e dos erros comprovados não objetiva a desnecessidade do Programa tampouco o acirramento de qualquer luta político ideológica contra o socialismo. Antes de mais nada é uma luta em favor da boa medicina. Simples assim.

Historicamente o Blog Perito.Med nasceu destinado a criticar tanto o Poder Público quando os Maus Médicos. É preciso fazer justiça e dizer que em toda sua história publicamos Erros de Médicos Brasileiros, inclusive dos Peritos, fomos duramente criticados por isso. 

Neste espaço já foram expostos dezenas de casos em que colegas brasileiros atentavam contra à ética, à moral e à lei como: atestados falsos, receitas erradas, comportamentos reprováveis e casos de corrupção. Nunca existimos por, para e pelo Programa "Mais Médicos". 

Formado na maioria por Peritos Médicos, nossa natureza nata é de informação, investigação e denúncia.

Sobre a Saúde Pública Brasileira, como todas as entidades médicas, entendemos que o povo vem sofrendo demais, mas primeiramente pela péssima gestão do Poder Público e esta, sim, é a Raiz da Grande maioria dos problemas. Por exemplo, a imposição de quantidade de atendimentos na tentativa de explorar e distanciar a relação médico paciente feita por alguns prefeitos e às más-condições estruturais e técnicas.

Enquadrados na única categoria de médicos com Carreira organizada em Lei Federal (10.876 de 2004); conhecedores da Saúde Pública e do comportamento Político do Governo e adquirindo  sempre novas experiências políticas, administrativas e jurídicas por repetidos ataques de vários setores da sociedade, nós Peritos Médicos Previdenciários podemos e temos a obrigação de ajudar a desmascarar todas as suspeitas de irregularidades neste momento de tantas dúvidas do povo. 

Quero ratificar que não somos contra a acessibilidade à saúde pelas pessoas mais pobres, isso seria Anti-Medicina, somos contra o fortalecimento da ignorância e da forma politiqueira e irresponsável como o Mais Médicos sendo implantado. Como médicos, área científica, acreditamos que o Ato Médico nas mãos de desqualificados pode ser destruidor e que os resultados dos experimentos é que garantirão as nossas certezas. Por isso a exposição de tantos erros. Previmos que eles aconteceriam.

A Resposta mais comum dos defensores não-usuários dos Cubanos para os outros é que com a Epidemia de Erros de Médicos Brasileiros instalada não haveria "moralidade", principalmente, para se criticar o Erro Médico Intercambista. Obviamente que se trata de uma variável do pensamento medíocre de que "um erro, justifica o outro".

Ora, erros médicos existem e sempre existirão principalmente na alta complexidade, feita pelos médicos brasileiros. O que se quer pretende com a exigência de Revalida para estrangeiros e Exame de Ordem para os Brasileiros é apenas reduzir a ocorrência. Os erros cubanos foram publicados porque pareciam "primários" demais na maioria das vezes aumentando a percepção de que, de fato, alguns podem ser despreparados.

Se o Governo estivesse preocupado com a Saúde do Povo Brasileiro como ele teria impedido a "Redução" de milhares de leitos do SUS, mantido os Bilhões de reais no Orçamento da Saúde que foram retirados e apoiado a CPI do Erro Médicos que investigaria os erros dos médicos brasileiros entre outros. 

Acreditamos que o Povo está sendo enganado pelo Governo, que é o principal culpado do seu sofrimento, mas que ainda não consegue enxergar seduzido pela política populista esquerdista. Acreditamos também que podem vir dezenas de Resultados Negativos deste programa com muitas vidas perdidas. 

Continuaremos o nosso trabalho incessante lutando por uma Medicina melhor para o Povo Brasileiro!

Um comentário:

Snowden disse...

Heltron a gente também nao pode esquecer do momento histórico do surgimento do blog: um grupo de peritos Medcos Previdenciários cansados da mesmice e da total passividade com que a ANMP negociava com o Governo, por fim prejudicando a população trabalhadora deste País onde o Governo numa série de medidas que privilegiava a Politica ao invés da Técnica levou a Autarquia previdenciária ao estado qe se encontra, totalmente sucateada, abrindo Agências Previdenciárias sem qualquer planejamento, sem servidor e sem medico e tornando o INSS o maior campeão de fraudes dentre as Instituições Federais, com prejuízos na ordem dos Bilhões de reais por ano! E o Governo continua, sem se importar com o quão oneroso é sua conduta!
Fora isso, a vergonha que foi a aprovação do Ato Medico, uma verdadeira rede de retalhos onde cada paramédico pleiteava um quinhão para si, levando por fim a prejuízo daquele que mais precisa de medico, o paciente!
A forma como o Governo trata os profissionais medicos é da saude desse país é de extremo preconceito e despeito!
O Mais Medicoa é isso, uma falta de respeito com o povo, trazendo profissionais que não comprovaram sua qualificação técnica expondo praticamente toda a população pobre a esse risco com o simples intuito politiqueiro para garantir reeleição da Presidente Dilma! Se são tão bons como apregoa, por que o Genoino, o Lula e a própria presidente Dilma nao foram se tratar em Cuba como fez o Hugo Chaves?
O que creio é a busca da maioria, é poder levar qualidade no atendimento a nossa população, tão sofrida e tão massacrada ultimamente!