segunda-feira, 25 de março de 2013

VIRADA DE MESA ELEITORAL NA ANMP

No mais recente capitulo da desorganizada e confusa eleição para a ANMP, as chapas 1 e 3 se uniram para dar uma virada de mesa e conseguiram passar na Comissão Eleitoral, ao arrepio do Estatuto e contra a vontade da Chapa 2, a prorrogação da postagem dos votos em papel até 01/04/13, mas barraram a prorrogação do voto eletrônico até a mesma data.

Na foto acima vemos o então presidente do Fluminense F.C., Álvaro Barcelos, estourando champagne em 1997 após saber que a CBF havia virado a mesa e recolocado o seu time na primeira divisão nacional após o rebaixamento em 1996. A repugnante foto marcou época e virou símbolo das viradas de mesa e jogo sujo de bastidores, vulgo "tapetão".

O artigo 27 do estatuto é claro ao dizer que a votação em papel, se existir, respeitará os prazos da votação eletrônica. Pelos graves erros cometidos pela diretoria da ANMP quando do envio das cédulas (enviadas tardiamente e para endereços errados em muitos casos), justificou-se a prorrogação do prazo de postagem. Tudo bem, mas por que não prorrogar a votação eletrônica vide que muitos ainda estão sem senha e não receberam a cédula?

A Chapa 2 defendia que se fosse para reinterpretar o Estatuto, que ao menos se respeitasse minimamente o mesmo e prorrogasse as duas formas de votar, mas por algum motivo Chapa 1 e 3 morrem de medo do voto eletrônico.

A Chapa 2 denunciou que colegas estão sendo impedidos de votar por não terem senha nem cédula e a ANMP não aparenta estar nem um pouco preocupada em resolver isso. Já imaginávamos, ao perder a votação em 2011 e ter que engolir a nossa proposta de 1 perito = 1 voto, era claro que a tática seria então tumultuar o processo. E-mails errados, acesso privilegiado a cadastro telefônico, negativa em ceder a lista de nomes aptos a votar, demora na entrega das cédulas, postagens erradas, demora para soltar o quórum, viradas de mesa... Uma associação que sequer é competente para organizar uma eleição, como se diz competente para negociar com as raposas do governo? Por isso tomamos voltas nesse tempo todo.

Diante dessa bagunça, a única certeza que fica é que esse melado só dará ponto se a chapa vencedora a for por uma larga vantagem de votos. Se for uma margem discreta, cuja prorrogação unilateral de apenas um método de votação possa ter influído, será o caos completo.

Por isso pedimos a você colega, que recebeu a cédula, que vote na Chapa 2 e poste seu voto até 01/04/13. Vamos ajudar a eliminar esse tipo de amadorismo da ANMP.

Um comentário:

Médicos e Peritos disse...

Temos a péssima tradição de desrespeitar nossos estatutos. Agimos como republiquetas que assistem um golpe a cada ano, é lamentável e inaceitável, ainda que se tenha alguma justificativa razoável. Estatuto é a CONSTITUIÇÃO da Associação. Sempre com o mesmo indivíduo por trás.