domingo, 10 de março de 2013

Ponto de Vista - "OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS"

Fazia tudo parte de um plano maior. Depois de vários meses enevoadoS nos bastidores finalmente os Planos Secretos do governo para a Perícia Médica do INSS estão finalmente revelados.

Enquanto os Peritos se enfrentavam externa e internamente desde 2009, efeito colateral da inabilidade política e truculência de liderança ANMP que hoje quer voltar ao poder, este Blog vinha alertando passo a passo, em primeira mão, sobre as reais intenções do Governo para com a Perícia Médico do INSS.

*Aliás o Candidado truculento podia dizer quais as medidas tomou na época para combater este Projeto de Lei já que estava à frente da entidade associativa.

Ainda em maio de 2010 anunciamos (uma semana depois) que o Governo do PT e aliados, através dos seus representantes no Legislativo na época, o maior deles, O Deputado Ricardo Berzoini, Ex-Ministro da Previdência, propuseram vários Projetos de Lei em Abril de 2010 quando se iniciava por coincidência o Blog Perito Med.

Rapidamente um deles em especial chamou a atenção o PL 7200 de 28 de Abril de 2010 que, sumariamente, "Altera o § 1º do art. 42 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, para dispor sobre a ampliação da participação dos profissionais de saúde na perícia da Previdência Social". Proposição que  sem nenhuma discussão com os médicos do INSS empurrava, goela a baixo, o novo conceito de "equipe multiprofissional". Fato Curioso é que havera menos de 1 ano se tinha efetivado o SIASS de dentro do MPOG  que teve como principal mentor o colega Sérgio Carneiro.

Embora FENAM e AMB tenham se manifestado contrários desde o princípio, não há registro de que a ANMP o tenha feito com a mesma veemência. (olha lá embaixo o Perito.med como Referência Bibliográfica) Sim, durante este período em que permanecíamos emudecidos e cegos de fúria, instalou-se,  uma guerra fria de paramédicos para pressionar pela aprovação PL. O movimento mais expressivo deles fora um orquestrado por Psicólogos em protesto a sua desaprovação numa das câmaras técnicas legislativas obrigatórias.

O tempo passou e o governo teve a percepção real de que seria muito difícil a aprovação do PL 7200 partindo da base governista da câmara, mas o Projeto continuara sob pressão. Há menos de um ano chega-nos a súbita informação de dentro do MPOG de que é de interesse do governo que os médicos trabalhem 20 horas semanais e ganhe por 40 horas. Sim, para quem não sabe, as tais 20horas nunca foram cedidas em atenção a requerimento de Peritos Médicos tampouco não há registro de que o MPS tenha feito planejamento. Elas vieram diretas do núcleo central do Ministério do Planejamento. Do mesmo em que trabalhava o colega Sérgio Carneiro. Do mesmo que tem uma misteriosíssima minuta que ninguém pode ver e nem saber. Um segredo do MPOG para MPS.

Está em andamento no MPOG é o que nos dizem há meses correto?
Pensemos juntos. A forma que o governo  disponibiliza para por em prática aquilo que tem dificuldade na câmara é  a Medida Provisória. A forma que o governo tem de passar algo despercebido é misturar com algo que demande mais atenção e interesse dos espectadores (20h). Será que os Peritos irão lutar contra tal medida considerando a urgência de se revitalizar a carreira? A forma que o governo tem de ordenar e gerir o seu projeto é colocar o seu maior defensor e idealizador para tomar de conta, o novo DIRSAT. Peças Unidas.

Possivelmente a Nova Medida Provisória das 20 horas de fato está próxima de sair. Esta medida vem concentrando dos Novos Conceitos amplamente defendidos pelo Sr. Sérgio Carneiro - estes amplamente divulgados nos seminários, mas que não passaram no crivo do legislativo. Esta medida vem deixando os Peritos Médicos confusos, pensativos e felizes, todavia trazendo um ferimento de morte lenta. Lembram da comemoração da GDAMP e o nosso "deixa a questão da vínculação a fila para depois"? É isso o que vai acontecer. Os Peritos Médicos se encantarão com as 20horas enquanto o governo instala em definitivo os seus planos. Juro que quero estar errado.

Se será bom? Realmente eu não sei, mas sei que Francisco Cardoso falou que o Projeto de Lei 7200 de 2010 de autoria do Deputado Berzoini é o que mataria de vez esta carreira. E ele... bem, ele costuma não errar. Quem viver verá...

5 comentários:

Snowden disse...

Nao sei pra que esquentar a cabeça ou se preocupar com esse País de M***A!
Se esse é um Fanfarrão que prega uma coisa e faz outra! Se aquele quer a tal Pericia Multiprofissional, que o faça! Brasileiro é ligeiro! Vai ser uma roubalheira do caralho, quando a Previdencia estiver no fundo do poço ai eles mudam! Nesse país o cabra so coloca a grade na janela depois que é roubado! Veja o que fizeram com o SUS, hoje um lixo! So que a Previdencia virar um lixo ai vai ao fundo do poço companheiro pois mexe com grana! Grana do trabalhador! E dinheiro mal gerido acaba! Esse Paîs ja tem mais de 80% de aposentados por invalidez, em termos de índice, que qualquer país serio do mundo, agora imagina uma porção significativa dos trabalhadores encostados, 20,30% da população exonomicamente ativa...
Que terceirizar, terceirize, que inventar moda, invente, eu quero é ver esse País quebrar, quero ver a Previdencia falir e me desculpe, mas ia ficar feliz! Quero uma carga tributaria de 60, 70% da economia, que o País vá a falência mesmo! Quero vê o povo indo nas ruas pra saquear mercados, essas coisas, gente morrendo, tiroteio...
Lutar contra a maré nao dá rapaz! Se é pra avacalhar, que avacalhe logo!

HSaraivaXavier disse...

A pergunta é "Vale a pena lutar contra o inevitável"?

JOSÉ ALBERTO ARMÊNIO disse...

Uma dúvida :
Qt. Tempo durará uma perícia multiprofissional ?
Saúde não é ausência de doença ?
É "wellfare" Biopisiquicossocial ?
Assistente social, psicóloga, dentista ( no SIASS tem ).
Por fim o medicuzinho da Skol retrnável ! ! ! !
Vão fazer mais " caca " ! ! !

MAURICIO disse...

Ainda bem que minha aposentadoria é pelo serviço público.
Se eu fosse contribuinte do regime geral estaria bastante preocupado. A aposentadoria por invalidez e o auxilio por qualquer coisa que tome remédio vai bombar e chagar a níveis de deixar corados os médicos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, aquela que tinha aposentados por cardiopatia correndo maratona. É que praticar esportes faz bem para a saúde holística. Então se conclui que correr maratona PODE.........só trabalhar é que não dá ..... dá uma canseira.
Deixa explodir a boca do balão e manda a conta para o Berzoini.

Paulo Taveira disse...

Eu exijo que se vier a perícia multiprofissional se inclua entre os avaliadores os xamãs e pajés,um especilaista em florais de Bach e um espírita,daqueles que "recebem" o Dr Fritz por exemplo, além de uma doula para avaliar as gravidas . Se é para todos não se pode resringir. Todos estes são parte integrante e importante da cultura e vida nacionais!Em português mais castiço," Ou locupletemo-nos todos ou restaure-se a moralidade"!