quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ROTINA DO ABSURDO; PERÍCIA PROFISSÃO PERIGO

Enésima edição.

Desta vez, segurado que se diz em gozo de auxílio-doença liga para o 135 para ameaçar médica perita de Belo Horizonte que supostamente teria prejudicado e maltratado sua esposa M.Q.N. pretendente a auxílio-doença. O telefone indentificado é o da residência da referida requerente. Trata-se de desempregada desde a década de 80 (trabalhou por 1 mês) e que fez 4 contribuições como facultativa no corrente ano. 

Como várias vezes denunciado neste espaço, cidadãos são levianamente orientados a fazer 4 contribuições e, ato contínuo, requerer auxílio-doença para doenças prévias, na ilusão de que terão carência legal cumprida. A idéia é: paga 4 meses e usufrui o resto da vida. É a distorção de entendimento da regra que permite sim refiliação com carência reduzida para quem já foi filiado, cumpriu carência e perdeu a qualidade de segurado. Ainda assim, a carência reduzida só terá valor prático para novos eventos médicos, posteriores à primeira contribuição de refiliação.

A sra M.Q.N. sequer se declarava trabalhadora, tendo-se inscrito como facultativa; sem atividade laboral declarada. Em 2006, sem qualquer vínculo com a Previdênica, marcou perícia cuja decisão foi contrária à existência de doença incapacitante. Posteriormente marcou mais 3 perícias, todas igualmente contrárias. Na última havia fato novo, de natureza cirúrgica programada. Constatada a incapacidade, a pretensão foi indeferida por faltar carência de 12 contribuições em qualquer época.

Em meio a manifestação ao telefone 135, o segurado proferiu as seguintes palavras:


“A pericia que a minha esposa fez no dia 04/09/2012... por isto que esta morrendo perito todo dia o que a minha esposa falou que a médica disse a ela se eu estou la eu esfaqueava ela todinha... matava todinha, matava ela e no outro dia a mãe dela iria chorar na TV falando que era boa filha. Na verdade ela é uma ordinária uma tal de *** que este fogo que colocaram no INSS vai continuar tem que matar os peritos porque já esta demais tem que por gasolina e por fogo mesmos. Você tem que tomar uma providencia (fala com o atendente) porque se não nos vamos comprar mais gasolina e por fogo. Tem que por fogo nesta merda. Se não próxima vez ela maltratar a minha esposa eu mato ela. Já estou no final da vida mesmo... tem que matar ela tem que matar uma desgraça desta. Eu descubro a onde ela está. Estou falando de puro coração eu mato ela quem  já fez isto uma vez, mata duas vezes, já matei um e mato outra. Eu sei a hora que ela sai e vou com uma faca na cintura. " 


O segurado ligou por 9 (nove) vezes fazendo diversas outras ameaças, que ia matar a perita na própria agencia, fora da agencia, esfaqueando-a por 17 vezes, entrangulando-a, etc.


Passa da hora de se investir em educação previdenciária, em se esclarecer (e, eventualmente punir) servidores que orientam segurados a burlar as regras legais. É passada a hora de se esclarecer que peritos existem para evitar fraudes e promover a justa compensação previdenciária para quem investiu no sistema. O governo evita ser vinculado à imagem de austero sabendo que precisa sê-lo. Usa os peritos para dizer NÃO e é conivente com a imagem de desumanos, como se fossem pessoalmente responsáveis por indeferimentos que têm motivação clara no descumprimento de regras legais inarredáveis. O Estado Babá, benevolente e populista diz que não é problema dele. Aos servidores peritos médicos só resta o risco ou a exoneração. Que Deus proteja a colega ameaçada.

2 comentários:

Francisco Cardoso disse...

Mais que educação previdenciária, está na hora de representar na corregedoria e no MPF contra todos os servidores que forem flagrados dando esse tipo de orientação criminosa e fraudulenta.

fernando luiz borges disse...

A NEGLIGENCIA E OMISSÃO CHEGA AOS PINCAROS DO ABSURDO, O INCENDIARIO DE CASCAVEL FOI AGRACIADO COM NOVO AUXILIO DOENÇA JUDICIAL E LOGO DEPOIS, EM 03/2012 , APOSENTADORIA, E A SENTENÇA DO JUIZ PONTUOU TODA A NEGLIGENCIA DA PFE E OUTRAS AUTORIDADES E AINDA CONENOU O MESMO CHAMANDO-O, NA PROPRIA SENTENÇA, DE INCENDIARIO, A PREVARICAÇÃO VAI LONGE, ESTE CASO É EMBLEMATICO E AINDA IMPUNE.