quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DIFICULDADE PARA BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE

11/12/2013 12:16
Com depressão, assistente administrativa não consegue atestado médico no INSS

Pedro Heiderich

A assistente administrativa Katherine Fernandes de Oliveira, 40, está com depressão há quase um mês e desde então não consegue pegar atestado de trabalho no INSS (Instituto Nacional de Segurança Social). Katherine foi assediada moralmente na universidade em que trabalha e, após ir à psiquiatra no dia 18 de novembro, recebeu atestado de que deveria ser dispensada do trabalho por sessenta dias.

No mesmo dia, Katherine foi ao INSS da Anhanduí atrás do atestado e teve o pedido negado. “Fizeram a perícia médica e deu não constatação de incapacidade laborativa. Meu pedido foi indeferido. A perícia é física e meu problema é mental, será que eles não entendem?”, indaga.

Desolada pelo fato de não acreditarem em sua doença, Katherine entrou com pedido de reconsideração, marcado para o dia 6 de dezembro. “O que era para me ajudar está me causando a maior dificuldade. É uma falta de respeito imensa, não só comigo, mas com todos que eles ficam remarcando as consultas”, diz.

No dia 6, a assistente não foi atendida por falta de médicos e o exame foi remarcado para hoje (11). “Eles ficam enrolando e, enquanto isto, estou perdendo meu salário. O prazo que tenho para entregar o atestado é até o dia 18. Estão negligenciando o serviço, inventam desculpas que o sistema está lento. Quero ser atendida hoje”, frisou.

Só amanhã

Poucos minutos depois da reportagem chegar ao local, Katherine foi atendida. Porém, voltou com a notícia de que o médico havia lhe dito que não fará a perícia, pois seria indeferida novamente. Katherine insistiu e foi atendida por duas servidoras, conversou com elas, contou o caso e citou sua insatisfação com o atendimento.

De acordo com a assistente, foi-lhe prometido que o caso estava resolvido e que ela deve comparecer amanhã ao local para pegar o atestado. “Só vou acreditar de fato quando estiver com ele em mãos”, declarou Katherine.

Segundo a assessoria do INSS o caso está sendo averiguado e será analisado após o sistema computar o atendimento de hoje. A assessoria ressaltou que para conseguir o atestado é preciso ter o atestado de afastamento da empresa.


Pedro Heiderich

4 comentários:

E.G. disse...

Fora o assedio, se ocorreu, o resto da reportagem é uma piada.

E.G. disse...

Fora o assedio, se ocorreu, o resto da reportagem é uma piada.

Marcelo disse...

Caso clássico de segurada que confunde indeferimento com desrespeito. Durma-se com um barulho desses!

Alexandre T Gripp disse...

Se alguns colegas médicos (não peritos) confundem doença com incapacidade, imaginem o público leigo! E o INSS que não insiste em propaganda para elucidar isso... Lembram-se dos posters com o ator Stenio Garcia - tentativa pífia para explicar ao povão...