domingo, 3 de fevereiro de 2013

NA FESTA DE 10 ANOS DA ANMP, QUEM COMEMORA É O GOVERNO

Montada para receber 120 convidados "de elite", só 56 compareceram. Parentes de funcionários da ANMP ajudaram a diminuir as cadeiras vazias. Prejuízo estimado em centenas de milhares de reais aos cofres associativos.

Fiasco absoluto. Assim se resume o que foi a festa de 10 anos da ANMP realizada anteontem em Brasília. Em um espaço reservado para 120 pessoas (inicialmente pensou-se em 200) praticamente nenhum perito compareceu, apenas diretores e meia dúzia de peritos amigos estavam presentes. Nenhum representante do INSS foi ao evento, nenhum órgão do governo enviou representantes. Nenhum dos fundadores de fato foi à festa.

Funcionários e parentes de funcionários foram convocados de última hora para comer às custas dos associados. Mesmo assim, informantes disseram a este blog que o total de presentes mal passou de setenta.

O clima de constrangimento foi tamanho que um dos convidados, o nosso colega Jarbas Simas (Presidente da SBPM e que nos dará a honra de começar a fazer perícias na APS BI São Paulo a parir da próxima semana trazendo consigo sua vasta experiência dos anos e anos em que ficou lotado na auditoria regional do INSS em SP) teve que usar de sua amizade pessoal e de longa data com o Secretário Gabas para conseguir que alguém do Ministério fosse à festa. 

Gabas chegou quase no final, proferiu um discurso de cinco minutos onde foi vago, liso e apenas disse que "as 20h está difícil", mal tomou uma coca-cola e se mandou do evento em seguida. Mas teve tempo de ser fotografado para a propaganda da entidade.

Ausência de políticos, presença de familiares de funcionários, pouquíssimos peritos presentes e 70 cadeiras vazias em um evento que se propunha a ser exclusivo, depois virou de homenagem e por fim foi aberto a todos os sócios. Dos 115 homenageados, nem 20% compareceram. E ainda por cima trouxeram o Secretário-Executivo e Comissário do MPS para mostrá-lo, in loco, o quanto esvaziada e sem representatividade está a ANMP, que não conseguiu quórum sequer para uma festa paga. É o cúmulo do desprezo associativo.

A ânsia por uma foto pelega que supera a inteligência e a preservação da entidade. Aliás, essa foi a marca dessa gestão da ANMP. E o Secretário saiu rindo, vendo a fraqueza da entidade associativa.

Como não existe nada que não possa piorar, fizeram um chamado no fim da festa para os peritos presentes discutirem a chapa de reeleição para esse ano, que virá "disfarçada" como se fosse uma "terceira via".

Em março os peritos terão a chance de escolher entre continuar com a ANMP fraca e entregue ao governo ou uma ANMP de volta para os peritos médicos. É uma decisão simples de se tomar: Quem irá rir na festa de 12 anos da ANMP: O governo e seus amigos ou os peritos médicos?

Um comentário:

Cavalcante disse...

O Exmo. Presidente da SBPM, da mesma forma que se intitula especialista em Med. Legal e Perícia Médica sem ter feito prova teórica de conhecimentos, parece que também queria ser denominado como Perito Médico Previdenciário sem fazer perícias!!!
A classe médico pericial está muito bem representada!!!