terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ponto de Vista - Transformaram o Médico no "Devorador de Pecados" do povo


Há algumas semanas a mídia vem apresentando notícias sobre a crescente onda de ataques morais e físicos, erros profissionais e processos de reparação de danos, relacionada aos médicos. Sim,  por todo país, as pessoas estão ferozmente revoltadas contra os profissionais que estudaram para lhes aliviar o sofrimento da vida. Sem dúvidas o médico está sendo considerado o maior dos males sociais necessários. Parece que se “aceita” ou “tolera”o médico apenas por conveniência e oportunidade no sistema. Observemos que a nomenclatura do tipo de erro chamado de “erro médico” já é preconceituosa per se e ajuda fortemente a disseminar o subentendimento social  de que “quem ou o que quer se tenha errado” em matéria de saúde, o culpado já é garantido. 

Governo? Mas isso ninguém vê. Ministério Público? Poder Judiciário? Legislativo? Paramédicos? Sim, ninguém aparece para repartir a dívida da culpabilidade cobrada pela família que chora sobre o saco cinzento de um cadáver malsão. Ninguém aparece para lembra ao povo que quem sabe o que fazer, mas nada pode fazer, está isento de culpa. O médico não é ovelha de sacrifício para expiar pecado de gestor. Tanto faz no Ministério da Saúde quanto o da Previdência. O médico é a casca, é o casco, é a couraça, é concha que protege, esconde e cobre as lesmas das gestões.  A medicina está ficando incompatível com a sua doadora vocação humanista. Os conflitos nesta área cresceram tanto que – anotem – em pouco tempo haverá polícia, advocacia, promotoria e tribunal específicos para casos de conflitos em direito médico. Observemos que atualmente notícias sobre a medicina são achadas, em sua maioria, nas páginas policiais dos jornais. Mas que ganha com isso? Mas quem se importa?

Outra coisa a ser analisada é o novo fenômeno da incrível tendência moderna crescente de pessoas que fazem de tudo para se esquivarem das suas responsabilidades diretas ou indiretas dos insucessos diagnósticos e terapêuticos. Vejamos o cidadão sedentário, etilista e fumante inveterado sente uma dor torácica moderada. É orientado a procurar um médico. Demora uns 10 dias por seu próprio arbítrio. Infarta subitamente e morre na emergência, não antes de culpar o médico por demorar 15 minutos para atendê-lo. Este, por sua vez, demorou, porque estava tratando de suturar o pé direito de um bêbado que sofreu acidente motociclístico, mas que daqui há 15 dias, agora lúcido, irá processá-lo por não ter visto uma fratura de tornozelo associada – infelizmente o RX era de péssima qualidade. Parece que colocar a culpa no médico alivia o peso da própria culpa. É isso. Da mesma forma, no INSS, parece muito mais fácil dizer que a perícia “negou” do que vestir a capa da irresponsabilidade por ter ficado anos sem se preocupar com questões previdenciárias. O povo brasileiro transformou seus médicos em Devoradores de Pecados - Homens considerados imundos no ofício, moralmente imperdoáveis, porém absolutamente necessários para sociedade porque recebiam os pecados de todos os moribundos e mortos no instante em que passavam para a outra vida.  

Esta semana, por exemplo, uma mãe irresponsável permitiu que seu filho de 11 meses fosse até a cozinha e ingerisse o veneno de rato próximo ao fogão, mas não teve a mesma desatenção quando foi para acusar a equipe médica que tentou salvar a vida dele. Noutro caso, foi aplicada a medicação Dipirona na veia para tratar uma criança de 2 anos e ela foi a óbito. Detalhe, ninguém sabia que a criança era alérgica, mas todos prontamente constataram um suposto erro médico. Detalhe, teria faltado luz no hospital, mas o erro foi “medico”. A Pergunta é: “O povo está exigindo no mesmo nível de merecimento e conhecimento?”

Urge chamar a população à própria responsabilidade civil e a fazer reconhecer como coadjuvante do caos. Se o Estado é “babá”, a criança é “mimada” porque age fazendo o que quer enquanto todos se calam. O governo precisa aprender a dizer “não” da mesma forma e a punir quando o povo infante que agride médicos sem razão. Passa da hora de um levante médico para repartir o pão que o diabo amassou com todos. Rasgar esta camisa de força escrita “bode expiatório”, zelar por sua segurança e apontar os reais problemas em Boletins de Ocorrências Policiais. É preciso cobrar bom trato do servidor da mesma forma que do usuário. A mídia não pode mostrar cara de menor na TV, não pode dizer que um cidadão é culpado sem julgamento, mas pode dizer abertamente que houve “erro médico” sem julgamento. O Ministério Público se queda às pressões políticas e tenta resolver problemas de gestão e financiamento fiscalizando ponto de médico. Vive-se um sistema onde uma morte num hospital seria um “erro médico” até que se prove o contrário. Os médicos não podem aceitar isso sobre hipótese nenhuma. 

5 comentários:

Eduardo Henrique Almeida disse...

clap, clap, clap, clap,clap, clap, clap, clap,clap, clap, clap, clap,clap, clap, clap, clap,clap, clap, clap, clap,clap, clap, clap, clap,clap, clap, clap, clap,clap, clap, clap, clap,clap, clap, clap, clap,clap, clap, clap, clap,clap, clap, clap, clap.

Snowden disse...

Mas os médicos encontram-se entre a "Cruz e a Espada" pois se de um lado tem o Sistema Publico mal gerido e ineficiente além de sem investimentos e ambiente de trabalho insalubre e mal equipado, do outro tem as Operadoras de Saúde que transformam a profissao e o ato medico em proletariado implementando um Modelo escravista e Fordista, levando a falência Hospitais e Consultórios por todo o País além da falta de estímulos a profissão!
Se a "mais valia" fica pra estes bacanas então pra que o esforço?...
Somente um NOvO MODELO econômico na prestação dos Serviços Médicos será suficiente para tentar reverter o caos que se instalou e que insiste em perdurar! Do contrario, esquece, ou baixo investimento publico ou escravidão!

H disse...

Tudo tem preço. Estão massacrando os médicos. Medicina é nobre e essencial somente quando das necessidades de terceiros. O médico tem que se virar para poder pagar suas contas. Os bons cérebros não ingressarão nessa profissão. Sempre vão existir médicos, somente com diploma mas sem capacidade. Mas, como aprende-se na prática, diploma não trata ninguém. É preciso vocação, dom e perseverança. Que o povo pague, e caro, pelo que está apoiando. E aos médicos: tenham vergonha na cara e se valorizem um mínimo que seja. Estão se tornando a classe mais alienada do mundo.

Francisco Cardoso disse...

Sensacional, o texto diz tudo.

Lizi disse...

Ainda assim é uma das carreiras mais concorridas no vestibular...vai entender...