quarta-feira, 13 de março de 2013

Peritos do INSS do RS param enquanto ANMP sorri com o Governo

Paralisação de médicos peritos do INSS prejudica consultas no RS

Segundo sindicato, mais de 2,5 mil perícias não devem ocorrer. Categoria decide até o fim desta quarta (13) se a manifestação continua.13/03/2013 13h10 - Atualizado em 13/03/2013 13h10

Do G1 RS
Uma paralisação de médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio Grande do Sul prejudica as consultas que estavam agendadas para esta quarta-feira (13). Segundo o Sindicato Médico (Simers), mais de 2,5 mil perícias devem deixar de ser realizadas no decorrer do dia. A categoria pede redução na jornada de trabalho. Eles ainda decidirão se os protestos seguirão na quinta-feira (14), como mostra a reportagem do Jornal do Almoço, da RBS TV (veja o vídeo).

Mesmo com a paralisação, o sindicato pede que os pacientes compareçam às agências do INSS para remarcar os atendimentos. Quem aguarda mais de dois meses, como é o caso da acompanhante de idosos Leila Correa, não gostou de saber que terá de esperar ainda mais. "Me mandaram voltar sexta-feira para a perícia", lamentou.

Cerca de 300 médicos trabalham em postos da Previdência no estado. Mas, para a categoria, o número é insuficiente. O ideal, segundo eles, seria o dobro. Os profissionais passaram a manhã reunidos na sede do Simers, em Porto Alegre , para cobrar o cumprimento da promessa do governo federal de reduzir a jornada de trabalho para 20 horas semanais. Eles ainda pedem a participação nas discussões sobre as mudanças na carreira.

"A nossa obrigação é atender bem aquele segurado que está em nossa frente, não podemos nos preocupar com toda a fila, a fila é responsabilidade da administração, e para sanar essa questão, é necessário contratar", destacou Francisco Luciani, presidente da Associação Gaúchas dos Médicos Peritos.

Para o dia 26 de março estão previstos mais transtornos. Os servidores da Previdência Social, assim como os das áreas administrativas, prometem cruzar os braços.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/03/paralisacao-de-medicos-peritos-do-inss-prejudica-consultas-no-rs.html

3 comentários:

H disse...

E viva os/as peritos (as) gaúchos (as).

angelina disse...

Francisco,
Seu ultimo parágrafo foi extremamente precioso...

"A nossa obrigação é atender bem aquele segurado que está em nossa frente, não podemos nos preocupar com toda a fila, a fila é responsabilidade da administração, e para sanar essa questão, é necessário contratar", destacou Francisco Luciani, presidente da Associação Gaúchas dos Médicos Peritos.

É isso que eu quero...

Fernando Antônio disse...

Todos os professores universitários federais e todos os demais médicos federais tem opção de 20 ou 40 horas semanais com salário proporcional. Possivelmente a tão esperada reestruturação trará somente e simplesmente a opção de 20hs com redução,,, mantendo o salário atual para 40hs, ou com um aumento apropriado/equiparação com carreiras de auditoria e mantendo a opção de 30hs com redução,,, abrindo a possibilidade da opção de 20hs com redução proporcional,,, todas à pedido/preferência do servidor,,, podendo optar por 20, 30 ou 40 horas semanais, todas com as respectivas reduções proporcionais. Muitos colegas que só podem no interior permanecer 20hs semanais permanecerão no cargo de perito do inss devido à esta possibilidade de 20hs com redução.