terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Avisem a Dra.Maria Maeno...

SAÚDE
Thassiana Macedo - 21/01/2013
Busca pelos atestados médicos prejudica atendimento na saúde

A lotação das UPAs, postos de saúde e prontos-socorros às sextas e segundas-feiras é uma situação que já vem ocorrendo há muito tempo, chamando a atenção de médicos e outros trabalhadores da área da Saúde. Após análise sobre os motivos que levam tantas pessoas a esses centros de atendimento, a descoberta foi importante: uma das principais causas é a busca de atestado médico para justificar a ausência no trabalho. Esse fenômeno foi batizado por médicos e profissionais de saúde, tanto do setor público quanto privado, como “atestadite”.

O médico do Trabalho Carlos Henrique Santos de Pádua explica que esse hábito é muito comum e tem sido utilizado como desculpa para os exageros nos fins de semana, que levam o trabalhador a faltar no serviço. “Entre as principais causas estão dores musculares frequentes, dores de cabeça e diarreia, devido aos excessos de bebida alcoólica”, comenta o médico. “Em muitos casos, durante o atendimento, o trabalhador fala que precisa apenas de um atestado médico e não aceita ser medicado”, revela.

A superlotação nesses dois dias tem provocado mais demora no atendimento, o que prejudica aquelas pessoas que realmente estão com problemas de saúde mais sérios e graves, destaca Carlos Henrique. Aliás, os médicos são unânimes em dizer que o fato de as pessoas lotarem as emergências e os prontos-socorros nas sextas e segundas-feiras atrapalha o atendimento de quem realmente precisa.

Muitas vezes os pacientes chegam a ser agressivos com os profissionais da saúde. “Existem pacientes que realmente precisam de atendimento e as pessoas que vão para lá com desculpas chegam cheias de razão e prejudicam o atendimento aos demais pacientes”, completa

7 comentários:

Francisco Cardoso disse...

Ué, mas a população não é aquela ingênua e perfeita incapaz de mentir para o médico e esse papo de que eles mentem é coisa de perito desumano e cruel????

Francisco Cardoso disse...

Fácil que 90% de procura numa UPA nas segundas e sextas é por atestado. Fácil como 2+2=4.

Francisco Cardoso disse...

E desses 90%, é meio a meio para serviço e inss.

Francisco Cardoso disse...

E mais fácil ainda que são os mais agressivos e reclamões da "desumanidade" dos médicos.

Ana Beatriz disse...

Isso pode ser facilmente comprovado observando como a procura diminui nas segundas feiras quando é feriado... E aumenta na terça!

Snowden disse...

Quer o que?!
País é lotado de vagabundo!
País e cheio de benefícios e facilidades!
Aqui eficiência e condenada! Aqui mediocridade é exautada! Vai esperar o que dessa gentalha?!
Aqui é relaxar e se fazer que ta remando, que nem todo mundo faz! Vai se cansar pra que?! Senta mo barco e se faz qe rema, so balançando o corpo de "sugesta"...

Marcelo Rasche disse...

Sim, atendo em PS na segunda e posso afirmar que vem um batalhão de gente cavar atestado.