quinta-feira, 24 de março de 2011

POR QUE PRECISAMOS FAZER PERÍCIA PARA ENTRAR NO AUXÍLIO DOENÇA?


A perícia médica para fins de concessão de benefício pecuniário por parte da Previdência Social existe apenas por um motivo: Porque existe um negócio chamado MENTIRA, que no Brasil, chega a ser uma doença sócio-cultural.

Existe MENTIRA, FRAUDE, ARMAÇÃO, PEGADINHA, SIMULAÇÃO, podem chamar do que vocês quiserem. Isso tudo existe. Se todos fosseM honestos, probos e bons de coração e de alma, bastaria pegar o laudo do médico, passar no banco e retirar o dinheiro.

A perícia médica envolve um mercado de milhões de pessoas, a maiora de baixa renda, que movimenta 12 bilhões de reais/ano e seriam MUITO MAIS se não houvesse a obrigação de verificação, por parte de um perito médico oficial do estado, da necessidade daquele pagamento.

Logo, num mercado onde misturam-se milhões de pessoas e de notas de real e que em várias cidades do interior é o principal meio econômico, desperta facilmente a gana e a cobiça de diversos interesses políticos, sindicais, patronais de toda sorte, sem falar, é claro, dos bandidos.

A perícia médica está no centro do fogo. Quem mente numa perícia não terá o menor PUDOR de mentir em rede nacional sobre seu estado "grave" e sobre como foi "maltratado pelo perito". É de quase 100% a estatística de segurados que reclamam do atendimento e que na perícia não tiveram o reconhecimento da incapacidade alegada.

O que é estranho é ver a sociedade comprar esse discurso FALSO sobre a satanização dos peritos e sequer se questionar sobre a veracidade do relato e a idoneidade de quem denuncia.
Alguém acha razoável, verdadeiro ou plausível uma situação onde milhares de pessoas humildes seriam torturadas, agredidas, despedaçadas, dentro de uma repartição pública, e ninguém ia fazer nada? Acham que os administrativos das agências iriam assistir segurados "gritando de dor" dentro das salas e iam deixar barato?
.
Alguém realmente pensa que isso possa ser possível e comum como alguns inimigos da perícia querem fazer crer? Com o mero intuito de acabar com a perícia e abrir a porteira dos cofres do governo para as quadrilhas e políticos locais?
.
São 7 milhões de perícias por ano. Quantas delas de fato existiu uma agressão de perito COMPROVADA? Quantos desses relatos se mostraram verdadeiros? Quantos segurados tiveram que ser internados devido "agressões" de peritos? Por outro lado, em 5 anos já somamos 2 peritos ASSASSINADOS e milhares agredidos fisicamente e verbalmente, com milhares de B.O. registrados.
Quem está falando a verdade?

A imprensa, por exemplo, tão cuidadosa em verificar fontes, checar informações, bater dados, etc, parece que quando o assunto é perícia médica compra a história sem nenhuma dificuldade, já joga a matéria no ar sem nenhum embasamento técnico, com versões absurdas, e todos acreditam como se verdade fosse. Por que se comportam assim? Que tipo de histeria coletiva é essa?

Recentemente teve uma matéria: Perito diz que idosa de 94 anos está apta a trabalhar. Óbvio que uma idosa de 94 anos não está apta a trabalhar. Mas a matéria ao invés de investigar POR QUE UMA IDOSA DE 94 ANOS ESTARIA PEDINDO AUXÍLIO-DOENÇA POR INCAPACIDADE LABORATIVA, prefere contar que ela contribiui de 1939 a 1979 e que nunca aposentou, e só tem comprovação de pagamentos em 2010, aos 93 ANOS!!!

Por nossa senhora, onde está o discernimento desse repórter? Como uma pessoa teoricamente contribui por 40 anos e não se consegue aposentadoria por idade nem por tempo de contribuição? Alguma coisa está errada não? E por que apenas aos 93 anos ela resolve pagar como autônoma? Ora, se é autônoma, está fazendo que tipo de trabalho aos 93 anos??? Ninguém se coça para saber? E a perícia médica não disse que ela estava "apta ao trabalho", disse apenas o óbvio: Esta pessoa, que iniciou contribuições aos 93 anos, NÃO TEM PROVAS DE QUE SEQUER EXERCEU TRABALHO, LOGO NÃO FAZ JUS AO PLEITO, pois o benefício é para pessoas a quem se presume ter previamente uma potencialidade de trabalho que foi perdida por alguma doença. Uma senhora de 93 anos tem qual potencialidade de trabalho?

A imprensa nem se coça para ver que é claramente uma TENTATIVA DE FRAUDE CONTRA A PREVIDÊNCIA SOCIAL? Uma pessoa que alega ter pago 40 anos até 1979 espera outros 31 anos para iniciar contribuições autônomas como se trabalhadora ainda fosse e pede Auxílio Doença?

A sociedade que paga 20% de seus rendimentos ao INSS e em sua grande maioria nunca vai usar o auxílio-doença precisa acordar, tomar vergonha na cara, parar de comprar facilmente manchetes sangrentas da imprensa marrom e de repórteres inescrupulosos e se indignar contra essa pouca vergonha que ameaça a nossa aposentadoria e os direitos do trabalhador.

Pois se a farra continuar assim, em breve a previdência vai ter que começar a cortar aposentadorias para custear os encostados pelo auxílio-doença.
E que alguns jornalistas tomem vergonha na cara e procurem se embasar melhor em suas matérias antes de começar a publicar BOBAGENS e manchetes sangrentas sem o menor fundamento.

3 comentários:

Rodrigo Santiago disse...

Excelente, Francisco!

Retrato perfeito da distorção da realidade da nossa sociedade contida no discurso de alguns jornalistas e políticos inescrupulosos que não sabem nada nem da ética dos seus ofícios, são meros palpiteiros, e querem desqualificar a qualquer custo a perícia médica.

Alguns dizem que os peritos julgam-se deuses.Ora, é claro que nenhum perito não-maníaco vai pensar uma coisa destas acerca de si ou dos seus pares.Pelo contrário, sempre estamos atrás de nos aperfeiçoarmos pelo simples fato de que algumas perícias são extremamente complexas e exigem alto grau de atenção, de perspicácia, de conhecimento, de equilíbrio, faculdades estas que não se aprende da noite para o dia.

Mas, eu digo que se tivesse que haver uma profissão no mundo cujos integrantes pudessem em tese julgar-se mais próximos aos deuses, sem dúvida que seria a Medicina.Por quê alguns setores da nossa sociedade demonizam os médicos, então?

Medíocre é a sociedade que venera os generais que matam e que crucifica os médicos que salvam vidas, já dizia um pensador francês cujo nome não me recordo no momento.Eu acrescentaria ainda que : " medíoce é a sociedade que venera os mentirosos, ladrões e caluniadores e que julgam que os fins justificam todos os meios.

Este tipo de imprensa marrom é tão covarde que não tem coragem nunca de chamar um perito para contrapor os fatos, para dar sua versão ou para esclarecer; e quando o fazem dão-no um espaço de tempo ínfimo, de dois segundos, apenas para que não digam que foram tendenciosos.Esta é a maior prova de que temem a verdade e de que o seu interesse é o de apenas jogar para a platéia.Mas, como é bom zombar de médicos, não? Como é bom vê-los sendo escarniados, não?Mas, quando tiverem câncer no c.... quem é que vai cuidar destes indivíduos que a vida inteira zombaram ou invejaram ou tentaram vestibular para Medicina e não conseguiram?

A tática deste tipo de gente é manjada: pegam dois ou três casos de pessoas doentes a quem eles, aqui sim é que podemos dizer que se acham deuses - porque tem que ser um Deus mesmo para ser onisciente (sem fazer uma faculdade de medicina já decretar que os peritos estão errados, que devem ser demonizados sem sequer ouví-los), ou seja, têm dons que pessoas normais não têm - dentre eles o dom de já nascer sabendo de tudo sem estudar e o dom da telepatia (pois devem "contactar" telepaticamente peritos para lhes dizerem e decretarem o que é certo ou errado), dissecam os casos, nomes e doenças para a sociedade, sem explicar o papel do perito e os deveres, apenas focam nos direitos, e, por fim, bradam para transformar o salário-incapacidade em Bolsa-Doença.

Ainda que estes jornalistas marrons fossem capazes de denunciar 1000 supostos equívocos de peritos por mês, isto não representaria sequer 0,002% do total de perícias médicas feitas no Brasil no mesmo período de tempo.O que eles denunciam são casos pontuais, vistos sob o seu leigo ponto de vista, o qual muitas vezes é influenciado por interesses supostamente pessoais (relatam casos de colegas de trabalho, amigos, conhecidos, familiares), julgam-se capazes de julgar técnicamente um perito - ou seja, julgam-se mais capacitados que os mesmos - e, por final, julgam-se como magistrados, que já condenam e demonizam a imagem do perito perante a sociedade.Mas, é um julgamento à revelia do perito, não porque este não quis comparecer à audiência dos palpiteiros, mas sim porque, deliberadamente, eles não os convidaram, porque se o fizessem seriam desmascarados ou perderiam o doce do sensacionalismo retumbante de suas matérias parciais.

Este tipo de gente deveria ter vergonha na cara, deveria honrar sua profissão antes de querer macular a profissão alheia.Mas, vamos lhes perguntar se, afinal, não tentaram o vestibular para medicina ou se não querem também uma boquinha do Bolsa-Doença por CID F..., algum tipo de loucura causada ou causa da incompetência profissional?

HSaraivaXavier disse...

Chico, parabéns.
Disse tudo diretamente.
Apenas para completar o seu raciocínio.
Faz quase 3 anos que acompanho todas as notícias relacionadas as perícias do Inss. Neste período vi:
1) a publicação apenas de 3 comunicacoes de resultados. Destas 2 indeferimentos administrativos.
2) nunca vi um laudo pericial publicado mídia. Ou seja, o que segurado fala fica como verdade.
3) não há interesse da mídia de ler sobre a matéria medica a que se propõe. Na lhe interessa saber como a recuperação da doença em questão é descrita na comunidade cientifica. Nunca vi ninguém questionar porque um pessoa com 28 anos que trabalho por 7 meses e está em auxilio doença por 4 anos.
4) Procuram explicações com chefes de APS na grande maioria com cargos de nível médio que dão entrevistas sobre matéria complexa e assuntos em que Sao completamente leigos.

matheus braga disse...

ola boua noite tenho 28 anos tra. sou rodov.tenho 4 hernia disco.joelho tamden press. alta diab.tanbem fila do into aguardando sirurg.os caros amigos perito ti examina como si voce nao tem nada sempre paguei a prev. ta faltando respeito com as pessoas di bem com todos es laudos contiu tendo alta ta faltando bom censso um abraço para todo que esta na minha cituasao;;;;;;;;;