quarta-feira, 30 de março de 2011

ELEIÇÕES ANMP PARA BIÊNIO 2011-2013 - OS FATOS - versão PERITO.MED

O Perito.med teve, depois de vários meses, uma pausa de 24horas. Não que quisséssemos abandonar nossos leitores, é que ontem o universo dos peritos do INSS congelou para assistir a tão aguardada eleição para diretoria executiva da ANMP - se é que se pode chamar aquilo de eleição. Vejam o incrível depoimento deste colega delegado:

"Colegas, bom dia.

Estivemos ontem, 29/03/11 reunidos em AGO em Brasília para mais uma eleição da ANMP.
O que se viu foi lamentável. Não houve o mínimo vestígio de lisura, imparcialidade ou legalidade na condução do processo.

Vou tentar resumir o que ocorreu:

1) Toda a Assembléia foi conduzida pelo atual presidente da ANMP, Dr. Argolo com sua usual empáfia e truculência;

2) Não foi reconhecida a função da Comissão Eleitoral que ficou fora do processo, não se manifestou, não teve acesso ao processo eleitoral e não conduziu a AGO convocada, no edital, pela Comissão Eleitoral e, inclusive, não teve voz durante a AGO;

3) A empresa de auditoria contratada, segundo o Estatuto, para garantir a segurança eletrônica do sistema e do processo eleitoral foi, na verdade, paga e contratada para avaliação apenas a capacidade técnica para suportar uma eleição, do ponto de vista de "suporte de dados" e não avaliou ou "auditou" o processo eleitoral "em si" que ficou às escuras, na mão da direção da ANMP;

4) A atual diretoria da ANMP já sabia previamente do resultado da eleição. Isto ficou muito claro e sequer foi desmentido pelo grupo;

5) Vários colegas delegados identificaram falhas nas lista de aptos a votar e na lista de votantes com flagrantes do tipo: perito falecido que votou; perito falecido que faz parte da lista de aptos a votar e portanto altera o percentual de não votantes, total de peritos incompatível com as listas trazidas das gerência pelos delegados, argumentação de que as dependentes de colegas falecidos (viúvas, filhos, etc) são aptos a votar e tem direito a voto, porém isto não consta no estatuto. Foi identificado também inconsistência nas listas por indefinição de lotação de colegas deslocados de sua gerência e dos colegas transferidos nos últimos anos que constam em mais de uma lista, entre outros.

6) Gerências como Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, São Paulo Centro, Salvador entre outras não tiveram seus votos reconhecidos pelas absurdas regras impostas por esta administração pela não obtenção de 50% + 1 dos votos do "colégio eleitoral", ausência do delegado na AGO ou ausência de delegado eleito. Casualmente nestas GEX a oposição teve maioria dos votos.

7) Ficou evidente que todo aquele esforço da direção da ANMP para impedir a definição de 1 perito = 1 voto, observado nas últimas AGE convocadas para mudança do Estatuto, teve como objetivo este tipo de manobra. A direção da ANMP afastou a Comissão Eleitoral, manipulou e observou o andamento da eleição ao longo do processo tendo acesso privilegiado a dados, inviabilizou as gerências maiores e manipulou usando recursos da ANMP para, em redutos menores, alcançar a porcentagem de votos e maioria. Na prática definiu previamente o resultado das eleições.

8) Muitos delegados indignados com a condução do processo optaram por não homologar a eleição, questionam a legalidade do pleito e na prática reduzindo ainda mais a representatividade da chapa "eleita";

9) A Chapa 1, da situação foi declarada "eleita";

O processo eleitoral todo está em juízo pois foram feitas denúncias dos abusos e ilegalidades. Porém há uma tendência da Justiça de não interferir em processo eleitorais associativos particulares, como nosso caso. Na prática o que a justiça entende é que devemos nos virar.

E agora José? O que fazer?"

F. L. - Perito da Região V

3 comentários:

Cavalcante disse...

Humilde opinião de quem, por estar de fora do processo, pode ter uma análise mais serena da situação:

- Pelo que observei a ANMP se transformou em um feudo ou oligopólio, que cada vez mais se distancia em expressar a visão da grande massa de Peritos do INSS, mas sim se presta em acalentar vaidades e caprichos pessoais de pequenos grupos.
- A nossa Constituição Federal garante o livre Direito de Associação, inclusive, podendo existir mais de uma entidade asssociativa com objetivos semelhantes a uma já existente.
- Então, caso fosse perito previdenciário, convocaria os colegas bem intencionados a "esvaziarem a ANMP" fundando desde logo uma nova associação, em consonância e com discurso também afinado com a Especialidade Medicina Legal e Perícias Médicas.
- Uma sugestão de nome dessa nova entidade seria ARPP (Associação Renovada de Peritos Previdenciários).

Abraços a todos!

Luciana Coiro disse...

Obrigada pelas suas contribuições, coega Cavalcanti !

Um grande abraço da Luciana Coiro
Perita previdenciária e legista.

Anônimo disse...

Parabéns à Luciana pela coragem e à toda PERÍCIA FORTE pela persistência e tenacidade.

Infelizmente, a ANMP foi capturada por um grupo terrível desde as trágicas maquinações eleitorais de 2009.As manipulações daquela eleição, com delegado biônico, deixaram claro as intenções desta gente de apego ao poder deste pessoal que hoje sitia a ANMP.

Este grupo que tomou a ANMP de assalto pretende se manter no poder da associação a qualquer custo. Não há barreira ética, legal que os faça desistir deste intento, isso está muito nitido.

Já pedi minha desfiliação desta ANMP, ela perdeu qualquer resquício de autoridade moral e quiçá legal para me representar.