quarta-feira, 23 de março de 2011

INSS dará auxílio sem perícia no posto

23/03/2011- Ana Magalhães

do Agora

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai passar a conceder o auxílio-doença sem a necessidade de o trabalhador passar por uma perícia médica no posto previdenciário. Hoje, o exame é obrigatório para todos os afastamentos por doença ou acidente por um período maior do que 15 dias.

Porém, segundo o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, a pasta irá estabelecer um prazo de tempo de afastamento para serem adotadas as novas regras e, para a renovação do benefício, será necessária a perícia no posto.

Além disso, esse trabalhador terá que apresentar um laudo médico para comprovar a incapacidade para o trabalho, que poderá vir um médico particular, do convênio ou do SUS (Sistema Único de Saúde). O INSS vai verificar se o laudo é verdadeiro.
http://www.agora.uol.com.br/grana/ult10105u892607.shtml

Comment:
Façam suas apostas. Quantos meses o governo aguenta?
Repetirá a experiencia do BPC-LOAS que funcionou no modelo semelhante de 1993-1997.
Os gastos foram tantos e os escandalos tão tenebrosos que rapidamente passou para a perícia do INSS a função do parecer final sobre o benefício assistencial.

8 comentários:

H disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andre disse...

Heltron
Achei muito interessante a convicção do Secretário Executivo quando questionado sobre a verdade daquela informação. Ou tem coisas acontencendo sem o conhecimento da maioria ou foi puro blefe para agilizar a lei no Congresso. De qualquer forma, me pergunto se esta estratégia funcionaria por mais de 90 dias, porque depois do BI inicial, os segurados tentariam PP e a situação voltaria ao mesmo lugar. Fico pensando que é uma observação muito simples que até dúvido se estou certo em minha análise. Me ajuda ai gente.

H disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
H disse...

São tanto os complicadores...
Torna-se entediante repetir o óbvio.
Vamos lá:
- Não é pq é Brasil. Um BI moleza, é tentador até no Japão.
- Qual médico assistente, não me refiro aos atestadores de plantão apenas, se indisporá com paciente para gerir bem o dinheiro que é de todos os brasileiros? Não pode trabalhar? Tá estressada/o? Toma 60 dias e curte uma praia (qual trabalho não estressa?).
- Em alguns locais, o indeferimento do BI é alto. E mais alta ainda a tentativa de fraude. Imaginem com essa "moleza" o tanto de quadrilhas que aprecerão?
- Os empregados mal-intencionados, os aplicadores de golpes, os ameaçados de demissão (imaginem uma empresa cortando pessoal por crise financeira) vão correr para o BI fácil e garantido. Depois, para evitar a avaliação pelo INSS, procuram outro médico com outro CID-10 e por aí vai...
- Imaginem o monte de neo-contribuintes com doenças pregressas ingressando aos borbotões no INSS e recebendo mais, muito mais, do que contribuiram?

MAS SE A SOCIEDADE QUER ASSIM, ASSIM SEJA. SÓ FICA UM ALERTA: ONDE FALTA SERIEDADE, RAPIDAMENTE SE INSTALA A CORRUPÇÃO, A DESORDRM E A DECADÊNCIA. DINHEIRO NÃO NASCE EM ÁRVORES...

H disse...

E lá vamos para o modelo espanhol.

60 dias pela empresa !
E quem vai querer ter empresa em um lugar assim?

Se lá já li que estão por volta de 20% de BIs fraudulentos...imaginem !!!

R disse...

Como ficará a determinação de DID, DII, nexo????

Snowden disse...

Se quem está na gestão quer fazer desta forma, se a sociedade quer pagar a conta, por que será que o governo já não dá logo o Bolsa Vida: Quem nasceu e está vivo, tem direito a receber um salário-benefício até se aposentar...

Francisco Cardoso disse...

Se isso começar, nunca mais vai acabar... Azar o deles, por que homologar atestadinho não iremos fazer MESMO...