sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Perito que não cumprir meta será demitido

Big Brother do INSS vai fiscalizar médicos e servidores nas agências para garantir atendimento de 18 consultas por dia

Não é só a TV Globo que tem um reality show. A cabeça do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a fiscalizar minuto a minuto a atuação dos peritos e servidores nos postos para garantir a melhoria no atendimento. O "Big Brother" da Previdência Social fica na sede do INSS em Brasília e monitora, em tempo real, os dados sobre atendimentos e serviços pendentes em todas as 1.139 agências do país.
Uma das vantagens da sala de monitoramento é que o INSS pode antecipar ou minimizar eventos que atrapalham o atendimento. Por exemplo, se ocorrer um problema na transmissão de dados por conta de uma queda na rede de telefonia, os funcionários podem identificar quais serão as agências afetadas e em quanto tempo deve ser normalizado o serviço. Os servidores da agência poderão esclarecer aos segurados qual a previsão de retomada do atendimento e o motivo da interrupção. "Com essas informações, o segurado poderá decidir se vai ficar esperando ou se volta depois. Em outros casos, será possível informar até por telefone, antes que ele saia de casa, se houve alguma alteração na previsão de atendimento", diz o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão.

Nesta quinta-feira, o ministro da Previdência Carlos Eduardo Gabas disse que o INSS resolveu endurecer a punição para os peritos que atrasaram, pelo menos, 400 mil consultas em todo o país. Agora, o perito que não realizar 18 consultas por dia, receberá sanção administrativa, que pode chegar a exoneração (demissão) pelo não cumprimento das tarefas.

"O perito vai receber pelo dia trabalhado. Se não trabalhou não vai receber. E se não cumpriu a agenda, vai ter que responder por isso também", disse o ministro.

Está marcada para hoje uma assembleia geral dos peritos na sede da ANMP, associação dos médicos, em Brasília. A associação promete um balanço da paralisação e um posicionamento sobre as determinações do ministério. Os representantes dos peritos não comentaram a declaração do ministro sobre as sanções para quem não cumprir a agenda de atendimento. A ANMP defende que sejam marcadas 12 perícias por dia, isto é, com 30 minutos para cada exame.

Nenhum comentário: