quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ACHAMOS ALGUNS DOS PERITOS SUMIDOS DO INSS!! QUEM DISSE QUE O INSS NÃO TRATA BEM OS IDOSOS?

Em outubro este blog publicou em primeira mão dados do INSS sobre a distribuição dos peritos no Brasil segundo superintendência e locações, veja abaixo novamente:


Um dos dados que mais chamou a atenção foi justamente o marcado acima: Dos 4.171 peritos na ativa em outubro de 2012 (já fomos 5.600), o INSS não conseguia achar 48 deles. Ou seja, 48 peritos médicos que existiam, estavam ganhando salário de perito, mas ninguém sabia onde encontrar. Cinco deles na SR I (São Paulo), um na SR V (Seria o Elielson?)  e impressionantes 42 deles na SR II (Rio-Minas-ES).

Óbvio que isso foi motivo de piadas e protestos mas perito.med ficou curioso e resolveu saber onde estão esses colegas. Por onde andam? O que fazem? Estão precisando de ajuda? Estão vivos? Sequestrados e ninguém sabe?

Não demorou muito e nossa busca já teve frutos: Descobrimos que no Rio de Janeiro temos 10 (dez) colegas médicos, que eram originalmente da extinta LBA, que quando da opção escolheram ir para o INSS, logo passaram a receber salário de perito e deveriam trabalhar como peritos, mas esses 10 colegas provavelmente jamais pisaram numa APS. 

Descobrimos que esses 10 colegas estariam trabalhando como médicos, clínicos, em um abrigo de idosos, cuidando dos idosos internados, em uma escala de trabalho que só eles devem saber, mas recebem salário de perito médico 40h e deveriam estar trabalhando fazendo perícias e demais tarefas dentro das APS da GEx Rio de Janeiro Centro, ao qual estão lotados.

E mais: Além dessa MAMATA, pois não consigo achar outro nome para isso, eles contariam com a benevolência do RH que HOMOLOGARIA TODO O MÊS o ponto desses peritos, cedidos para atividade não prevista na Lei da Carreira.

O Gerente da GEx Rio Centro, Sr. Glauco, poderia alegar que foram cedidos a pedido de A ou B, mas ai teria que explicar porque aceitou ceder 10 peritos, justamente os oriundos da LBA, em uma Gerência que tem tanto problema com fila que ele mesmo, Glauco, quis assediar e expulsar de sua GEx uma perita que pediu apenas 5 (cinco) minutos a mais para fazer uma perícia e que estaria "não fazendo todas as perícias marcadas", motivo aliás pelo qual respondem a um PAD aberto por denúncia de assédio moral a perito feito pelo SNPM. (clique aqui, aqui, aqui e aqui).

Então como que o Gerente Glauco explica que enquanto oprime peritos na ponta do Rio de Janeiro Centro para fazer "toda a agenda", ao mesmo teria 10 (dez) peritos, justos os da LBA, cedidos para cuidar de idosos, como se o SUS não tivesse tal efetivo no RJ...

E pior: Essa mesma Gerência homologa diariamente o ponto do colega Emanuel Alexandre, ex-Vice presidente da ANMP e atual tesoureiro dessa entidade, que desde que voltou da licença sindical jamais pisou numa APS, dá despacho diariamente na Junta de Recursos do Rio de Janeiro, mas até outubro não possuía portaria para isso, ou seja, mais um ilegal nas JR.

O Gerente Glauco homologa ponto de perito que está na Junta sem direito, na base da "amizade", sem portaria de nomeação, e homologa o ponto de DEZ peritos oriundos da LBA que ao invés de irem ajudar nas APS estão cuidado dos vovôs no abrigo? 

Que descalabro é esse? Quem responde por essa situação? Salvo melhor juízo, isso não configuraria fraude por parte do RH e da Gerência RJ Centro? Como que está preenchido o SISREF desses 11 peritos? Auditoria? CGU? 

O que me deixa mais chateado é que conheço vários colegas do Rio que não fazem parte da "elite intocável", que todos os dias tem que entrar em APS pútridas e completamente insalubres, sem nenhuma condição de atendimento, onde até Juiz de Direito é agarrado no pescoço por segurados segundo relato do Sindicato dos Médicos e do Delegado da ANMP, trabalham duro tentando cumprir as "metas" impostas por chefetes assediadores, sob o chicote do Gerente que tem a audácia de dar lição de moral em perita que quer faz perícia com ética ao mesmo tempo que "não enxerga" 11 médicos que ficam por ai, recebendo salário de 40h sem ter que pisar em uma APS.

Será que o INSS um dia vai dar o exemplo para os seus servidores ou vai continuar se comportando como uma puta na missa de domingo?

2 comentários:

Fernando disse...

Gente! Pelo amor de Deus!! Que absurdo isso...
Porque não há uma denuncia para o MP?

Vandeilton disse...

Denúncia para o MP? ra ra ra ...
.
Logo para o MP? é bem capaz deles culpar os peritos em atividade pelo sumiço dos outros.
Se não bastasse, é capaz dele mandar catar o primeiro médico que aparecer em sua frente, sob o risco de prisão, para suprir os sumidos.