quinta-feira, 1 de novembro de 2012

39,3

39,3 pode se referir à temperatura alta que assolou o Brasil essa semana, pode ser a temperatura de cozimento da carreira pericial, que está em verdadeiro banho-maria no fogão da DIRBEN, pode ser também a temperatura do corpo de peritos que agoniza na febre do descaso governamental.

Mas o 39,3 desse tópico é a média mensal de saída de peritos do quadro pericial nos últimos 15 meses. São 590 peritos em 15 meses, com aceleração da taxa de saída nos últimos 12 meses. 

Isso dá mais de um perito largando o INSS por DIA, incluindo feriados e finais de semana. Na verdade, dá 1,31 perito saindo do INSS a cada dia que nasce. Se considerarmos apenas os dias úteis (média de 22 mensais), sobe para 1,79 perito/dia pendurando o boné na APS, quase DUAS BAIXAS por dia útil.


O antigo presidente, Mauro Hauschild, não conseguiu reverter essa sangria e em sua gestão foi onde mais teve saídas de peritos. Não quis ouvir os peritos enquanto havia tempo, depois foi tarde demais.

Esperamos que o novo presidente queira saber e conhecer os problemas da perícia da boca dos próprios peritos e não através de assessores e diretores burocratas que não sabem a diferença entre perícia e consulta mas adoram abrir o bico quando é pra dar um palpite sobre a nossa área.



Se o Presidente Lindolfo não nos ouvir, correrá o sério risco de bater o recorde de seu antecessor, lembrando que até setembro de 2013 1.200 peritos estarão aptos a se aposentar, muitos já começaram a fazer isso conforme registramos no "aposentômetro". E ainda tem o exonerômetro correndo junto.

Nas taxas atuais, o último perito apagará a luz da APS em julho de 2016.

2 comentários:

Snowden disse...

O interessante ainda é que do ultimo Concurso, se inscreveram e não fizeram a Prova cerca de 50% dos Médicos, dos que são chamados, pelo menos 30% não vai e dos que assume em cerca de 70% dos casos já desistem da carreira(?) no primeiro ano!

E pelo que vimos, já virou praxe tanto os Políticos como os integrantes do Miniserio Publico querer culpar os Médicos pelo Péssimo serviço prestado pelo Estado na área Medica, o que nos remete ao pensamento posto por José Ingenieros no inicio do século XX no seu clássico livro "O homem Medíocre", onde o Medíocre nunca quer assumir a culpa pelo insucesso de suas ações ou direções, quer sim sempre achar culpados e nunca olha pra si, para aquele que "reflete no espelho"!

Não tem milagre! Não tem Juiz ou Procurador, não tem Presidente do INSS que resolva o Problema sem que deixe de valorizar o trabalho do Medico! Pois enquanto ficar cada um olhando apenas pra si próprio e pro próprio bolso, porque o "o meu tá entrando que é uma beleza", o problema não se resolverá! É trabalhador passando fome aguardando uma perícia por meses, é a DCA causando prejuízos bilionários ao Erário, dinheiro este que daria e sobraria pra resolver o problema, é o Ambiente de Trabalho para o Perito super insalubre com cobranças por Chefetes plantadores de Alface que não entendem absolutamente nada do trabalho Medico-Pericial, é estruturas sem vistorias, sem alvará de Bombeiro, da Vigilância Sanitária, da Prefeitura; Sistemas ultrapassados, lentos, que travam a todo instante, dentre outras coisas!

Por isso que sempre digo: Esse País é uma Piada, não é Serio! E enquanto for assim, a Divida Interna só crescerá, até chegar num nível que o País quebrará e o Povo passará por dificuldades, com alta inflação, sem alimentos, um verdadeiro pandemônio! Vejam que a Carga tributaria só avança no sentido de Pagar Juros de Divida, nem amortização acontece...mas Vamos em frente, em frente com a Incompetência e Mediocridade!

Snowden disse...

O indicador mais importante é a aceleração da Taxa de Saída, o que precisa ser melhor avaliado! Por si só já reflete a maior Pressão no Ambiente de trabalho nos remanescente ou seja "Quanto mais aperta o Parafuso mais ele espana"!...