sábado, 7 de julho de 2012

Correio Lageano

06/07/2012 | Serra Catarinense
Falta de peritos continua no INSS de Lages


Com cinco médicos, sendo que dois se aposentam em setembro, as perícias estão sendo marcadas para janeiro de 2013

A falta de médicos peritos no INSS de Lages não é um problema recente. Em 2010, quando o tempo de espera por uma perícia chegou a 120 dias, cinco médicos temporários foram contratados. Atualmente, as perícias estão sendo marcadas para janeiro de 2013, um recorde na espera pelo exame médico, segundo o gerente do INSS em Lages, Rubens Rambo.

Além da falta de médicos peritos, a agência também tem falta de funcionários. Atualmente conta com 20 funcionários e quatro estão de licença. “O ideal seriam 27 funcionários”. Há quatro anos, o INSS de Lages possuía dez médicos para realizar perícias. Com o tempo, alguns foram se aposentando, e em 2010, restaram cinco médicos. Na época, demorava cerca de 120 dias para uma pessoa conseguir fazer uma perícia. Para resolver o problema, foram contratados cinco médicos temporários. (NB: que não são peritos; são credenciados contra a Lei. Esses, nunca resolvem; adiam.)

De acordo com Rubens Rambo, nos seis meses que os médicos temporários atuaram as perícias foram colocadas em dia. “A pessoa fazia até no mesmo dia que vinha requisitar. Era até ruim, porque muitos não tinham atestado médico, pois a maioria depende do SUS. O correto é demorar em torno de 15 a 30 dias para fazer a perícia”, ressalta. (NB: Como assim? A perícia independe de atestado e se o segurado requere a perícia é porque já tem algo concreto a dizer!)

Ele conta que a partir de setembro, haverá somente três médicos para fazer as perícias. “Dois vão se aposentar, aí fizeram concurso público e abriram duas vagas para Lages. Porém, liberaram somente um, o outro parece que começa em dezembro”, diz.

O gerente afirma que uma médica que trabalha no INSS de Curitibanos deve vir para a agência de Lages pelo menos três vezes por semana. “Já vai dar uma ajuda, mesmo assim, as perícias vão demorar. Precisamos de oito médicos para as perícias não demorarem muito e vai ter somente metade disso”, aponta.

Atualmente, as perícias estão sendo marcadas para janeiro. “A agenda dos dois médicos que vão se aposentar já estão bloqueadas, isso fez com que a demora aumentasse”, frisa. Ele diz que foi feito um mutirão em junho para agilizar as perícias, porém de 600 pessoas que receberam a ligação do INSS, metade não quis adiantar a perícia. “Eles sabem que mesmo sem receber salário por estar aguardando a perícia, quando fizerem vão receber os salários retroativos”, enfatiza. Foram feitas 217 perícias, “mas 260 poderiam ser feitas se o sistema do INSS, DataPrev não tivesse dado problema”. (NB: essa é a tal da data de cessação administrativa, DCA. Na amostragem, 50% dos segurados usam de malandragem para benefício próprio. Alguém sabe quanto tá custando isso?)
O gerente diz que a presidente Dilma Roussef determinou que dentro de 90 dias as perícias médicas em todo o país devem ser colocadas em dia. “Ela fez isso e não deu a possibilidade de contratar ninguém. Vamos fazer mais quatro mutirões para cumprir o determinado”, finaliza.

http://www.clmais.com.br/informacao/38216/
(NB: Notas do blogueiro Eduardo Henrique)

Um comentário:

Eduardo Henrique Almeida disse...

Será que o gerente conhece a lei? O segurado não pode se recusar a ser periciado quando o INSS DETERMINAR. A fila, caro gerente, depende também da postura do INSS. Parece que a coisa anda frouxa por aí, não?

Para refrescar sua memória: Lei 8213/91
Art. 101. O segurado em gozo de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e o pensionista inválido estão obrigados, sob pena de suspensão do benefício, a submeter-se a exame médico a cargo da Previdência Social, processo de reabilitação profissional por ela prescrito e custeado, e tratamento dispensado gratuitamente, exceto o cirúrgico e a transfusão de sangue, que são facultativos.