quinta-feira, 5 de julho de 2012

CARTA ABERTA DOS PERITOS MÉDICOS GAÚCHOS

As direções do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e da Associação Gaúcha dos Médicos Peritos Previdenciários do RS (AGMPP) tornam público a Carta Aberta dos Peritos Médicos Gaúchos, com as deliberações da assembleia geral extraordinária, de 2 de julho de 2012, a respeito dos acontecimentos recentes envolvendo declarações da presidência do INSS e a necessidade de medidas que assegurem uma Previdência Social sustentável e justa aos interesses do povo brasileiro. A plenária decide:

1. Reiterar o pedido de retratação pública ao presidente do INSS, Mauro Hauschild, pelas acusações até agora não provadas que expuseram negativamente a imagem dos servidores médicos peritos previdenciários gaúchos.

2. Exigir que os 125 cargos de médicos, cuja contratação foi autorizada pelo governo federal, sejam lotados no Rio Grande do Sul, o que garante a recomposição, mesmo que insuficiente, do quadro, hoje o mais esvaziado do Brasil.

3. Manter o atendimento ético e de qualidade aos segurados, construído ao longo dos anos, exigido por lei e respaldado pelas resoluções do CREMERS e CFM, que preservam a autonomia do ato médico pericial.

4. Não ser conivente com soluções temporárias anunciadas pelos gestores do INSS, exigindo planejamento amplo e definitivo sobre as melhorias da estrutura para beneficiar os segurados em geral.

5. Exigir a participação ativa dos médicos no saneamento gerencial e abertura da mesa de negociação para reestruturação da carreira, propostas pelo presidente Mauro Hauschild, em reunião com a categoria em 28/6/2012 em Porto Alegre.

6. Assumir o compromisso público de manter o atendimento médico-pericial pelos próximos 15 dias, contando da assembleia realizada, dando prazo para resposta da Presidência do INSS, às reivindicações.

Os médicos peritos permanecem mobilizados e em assembleia geral permanente. Nova plenária ocorrerá em 23 de julho, quando será novamente avaliado e deliberado sobre o indicativo de paralisação.

Médicos Peritos Previdenciários Gaúchos
Apoio: SIMERS e AGMPP