terça-feira, 6 de dezembro de 2011

VEJAM SÓ: JUÍZES E PERITOS TEM MAIS COISAS EM COMUM DO QUE SUPÚNHAMOS.

Vejam só essa matéria da Folha.com: Juízes creditam boa parte da lentidão na Justiça ao excesso de trabalho. É a mesma coisa que ocorre com os peritos, parece texto retirado deste BLOG, vejamos:

80% dos juízes creditam lentidão da Justiça a excesso de trabalho
Publicidade
DA AGÊNCIA BRASIL
Mais de 80% dos juízes que participaram de uma pesquisa realizada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça)
acreditam que o excesso de trabalho prejudica a tramitação dos processos em tempo razoável.
O questionário foi respondido voluntariamente por 803 juízes através do site do conselho. A consulta perguntou aos juízes se o volume de trabalho atribuído a cada profissional permite que os processos sejam concluídos no prazo previsto na legislação. Do total, 645 respostas foram negativas (80,3%) (...)


Tal qual os peritos, a SEGURANÇA também é grande fonte de preocupação, sigam o texto:

O levantamento também evidencia alto grau de insatisfação com a segurança, já que quase 80% dos magistrados classificaram o item como ruim ou péssimo. Para o diretor de Gestão Estratégica do CNJ, Fabiano de Andrade Lima, esse item deve ser analisado com cuidado. "Temos que aprofundar essa informação para checar se o assassinato da juíza Patrícia Accioli, ocorrido um mês antes da pesquisa, não pode ter influenciado na sensação de insegurança".
A maioria dos participantes (94,8%) disse ser juiz de primeiro grau, sendo que 63,1% trabalham em unidades judiciais do interior e 41,5% estão na carreira entre três anos e dez anos. As respostas vieram de 25 unidades da federação, com destaque para São Paulo (15,3%), Minas Gerais (14,2%) e Pernambuco (7,8%). Nenhum magistrado de Roraima ou do Amapá participou da pesquisa, assim como nenhum ministro de tribunal superior (...)


Conforme a leitura do trecho acima, tal qual na perícia médica, juízes de "instâncias superiores" procuram "não se comprometer" e nem aparecer em público, e estados mais afastados do Sudeste acabam sendo pouco participativos.

Mas no final os caminhos divergem: Apesar de tudo, 80% dos Juízes se dizem satisfeitos. Com os peritos, facilmente encontraremos 80% profundamnete insatisfeitos. Leiam:

Apesar da preocupação com a segurança, outros itens que tratavam do espaço e das condições de trabalho, como conforto, atualização profissional e tratamento dispensado pelas instâncias superiores, foram bem avaliados pelos juízes. Mais de 80% dos pesquisados se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos com a profissão, e só 2,1% informaram que estão muito insatisfeitos.

Vejam bem que aqui está claro onde fica a diferença: Apesar de serem profissões de alto grau de exposição, cuja segurança é ignorada pelo Governo Federal e de estarem sobrecarregados, o que faz uma classe se sentir feliz e a outra não são justamente aqueles "pequenos detalhes" que são diuturnamente martelados neste site: Salário (subsídio), Condições de Trabalho, Atualização Profissional, etc.

Podemos resumir tudo isto em uma palavra: AUTONOMIA.

Enquanto a perícia estiver presa nesse antro de corrupção e politicagem entranhado no INSS (Duas fraudes estouradas pela PF por semana em média), ela jamais conseguirá dispensar à população um trabalho adequado.

Urge a criação da Perícia Médica da União, órgão autônomo pericial filiado ao Poder Judiciário que dê conta de forma autônoma de todas as questões referentes à perícias médicas no âmbito da União.

Nenhum comentário: