terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PLANETA FRAUDE - Operação Depuração

A Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro e o Ministério da Previdência Social deflagaram nesta terça-feira uma operação para desarticular uma quadrilha de fraudadores de benefícios na Agência da Previdência Social. De acordo com a polícia, o grupo cooptava pessoas interessadas em obter benefícios previdenciários que nem sempre eram devidos, falsificava documentos,confeccionava documentos com dados falsos e inseria essas informações no sistema de benefício da Previdência Social, com foco principal nos benefícios de natureza rural e salários maternidade.

O Ministério da Previdência Social estima que até nos últimos dois anos, a ação da quadrilha gerou um prejuízo aos cofres públicos de cerca de R$ 2 milhões. Até o momento já foram identificados 10 suspeitos, três deles servidores da Agência da Previdência Social de Salgueiro. Outras duas pessoas se apresentavam como advogados, tendo inclusive, escritórios estabelecido. No entanto, uma delas apenas é formada no curso e não apresenta OAB e outra não se sabe sequer se possui nível superior.

Durante a operação foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, sendo um contra uma servidora do INSS e um para uma das pessoas envolvidas se passava por advogada, 16 mandados de busca e apreensão e 56 conduções coercitivas nos municípios de Salgueiro, Belém de São Francisco, Verdejante, Parnamirim e Serra Talhada, todos no sertão de Pernambuco.

A operação foi batizada de Depuração porque pretende expurgar do serviço público federal servidores que se valem dos seus cargos para praticar crimes e enriquecer ilicitamente. O trabalho é resultado de uma ação conjunta da Força-Tarefa Previdenciária que é composta pelo Ministério da Previdência Social, Departamento de Polícia Federal e do Ministério Público Federal

Por Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: