quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Campanha para Medicina a baixo custo na Região Norte - Os fins justificam os meios?

AM aposta em estrangeiros para driblar falta de médicos no interior
Estado tem apenas 1,10 profissional para cada 1 mil pessoas. Nos 61 municípios do interior, há apenas 420 médicos

MANAUS - Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) apontam o Amazonas como uma das piores Unidades Federativas brasileiras quanto à distribuição demográfica de médicos. O Estado tem apenas 1,10 profissional para cada 1 mil pessoas. Para tentar reverter esse quadro, o Governo quer aumentar o número de médicos com diploma estrangeiros no interior – área onde o problema é mais grave e a carência de especialistas alavanca taxas de mortalidade infantil.

A medida, anunciada pelo titular da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Wilson Alecrim, é a criação de uma nova alternativa para a revalidação do diploma de médicos formados no exterior. Com isso, o Estado acredita que será possível aumentar o número de profissionais aptos a exercer a profissão, ampliando as possibilidades de contratação. “Apenas a Escola Latino Americana de Medicina, em Cuba, já formou 412 médicos brasileiros. Destes, apenas 15% revalidaram o diploma e estão atuando no país”, disse.

http://www.portalamazonia.com.br/editoria/cidades/am-aposta-em-medicos-estrangeiros-para-driblar-falta-de-profissionais-no-interior/

4 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Estão subestimando o estrago que um mau médico é capaz de fazer. Enquanto um engravatado reverte uma decisão juridica, outro médico não pode reverter qualquer erro grave de outro. O resultado desta experiência será revolta, processos contra o governo e morte de inocentes. Coitado do povo pobre... Não sabem da armadilha que lhes armaram.

Mais uma vez sugiro que a autoridade demonstre a viabilidade da ideia e trate a sua Familia com os tais médicos.

Ser médico não é um sonho bom que basta ter dinheiro e poucos neuronios para realizar. A vulgarização da arte medica é a maior tragédia anunciada nos ultimos anis em matéria de saúde.

Snowden disse...

E os Vencimentos?
E aquele esquema "golpe da prefeitura". Contrata o médico, diz que ele vai ganhar $$$. Paga o primeiro e segundo meses, no terceiro, reduz pra $...Esse já tá manjado! Ninguem cai mais!

Snowden disse...

CAIA NA REAL HELTRON, já viu na sua vida alguma autoridade se tratar no SUS? Eu estou no Brasil e vc? Ser Político é profissão garoto!

Snowden disse...

Isso é tudo articulado. Começou o mote em Rondônia, pelo deputado federal Marcos Rogério (PDT-RO), que assumiu em novembro de 2011. Quer ser o deputado da saúde, da família e etc e tal. Agora no Amazonas, daqui a pouco Pará e por aí vai...
- Por que os deputados não fazem um Projeto de Lei onde eles não terão mais o Plano médico Sem limites e passa a se tratar no SUS?