sábado, 31 de dezembro de 2011

Ufa! 2011 passou.... A Carreira da Perícia Médica aguarda a Primavera em 2012!

Caros Leitores, 2011 foi um ano de verão para o blog perito med. Temperatura máxima. Lutamos juntos para mostrar a sociedade o quê e como pensam e querem a maioria dos peritos médicos. Como janela para a sociedade única, crescemos muito em conteúdo, qualidade de postagens e como referência na área - assustei-me quando li em 2010 o blog como referência de algumas monografias e teses. Atualmente temos em média 1.200 visualizações por dia e uma média de 4 a 5 posts diários com mais de 3.000 comentários. Um sucesso para um blog que ainda completará os 2 anos de idade. Parabéns a todos os que participam como autores, administradores, comentaristas e leitores. Que em 2012 possamos crescer ainda mais juntos!

 ...Entretanto, não foi um ano bom para a Carreira do Perito Médico Previdenciário. Nele se perpetuou o inverno rigoroso de quase 4 anos que está envolvendo-a. Comprovaram-se perseguições e divisões internas também um crescimento inexpressivo, ou mesmo negativo, em todas as áreas possíveis do associativismo. Desde uma eleição repleta de irregularidades e conflituosa, ainda aguardando decisão judicial, até a inesquecível salva de palmas do seu principal representante para um conhecido caluniador e agressor de peritos médicos.
Neste contexto, persiste uma onda baixa auto-estima e um pessimismo que ha tempos atrás era inimaginável como uma tempestade de neve no sertão do ceará. Para todos os lados os números parecem piorar cinzas e frios.  A cada 3 dias um perito médico é exonerado a pedido. Até outubro deste ano havia -300 peritos fora do quadro. A situação é tão crítica que os colegas chegam a aconselhar os novos para que saiam e parabenlizam os que conseguem tomar estas decisões. Outro dia um veterano disse que jamais permitiria que o seu filho médico recém-formado fosse perito do INSS, numa cena que não precisa de maiores comentários.
Não há melhor prova do congelamento  da carreira que a GDAPMP (gratificação específica da MP441) que está curarizada desde o início de 2008 causando prejuizo de até 30 % dos salários há 4 anos dos peritos que foram mal avaliados na última avaliação. Os relatos de agressões, que podem ser lidos por aqui, continuam costumeiros por todo o território nacional sem qualquer movimento daqueles que deveria zelar pela proteção do servidor. O valor do salário nunca fora proporcionalmente tão baixo, consideradas as novas exigências, e, pior, ainda se tem falado em regulamentar a GDAPMP a qualquer momento ligando os vencimentos dos médicos as filas intermináveis sob as quais não possuem nenhum controle.  É tudo tão triste...
2011 foi um ano apenas de promessas. O presidente do INSS tão festejado no último reveillon infelizmente ficou muito aquém do desejado e fez muito pouco pela carreira... Que pena! Prometeu, prometeu e prometeu sem qualquer resultado expressivo. prometu melhorias como um novo concurso e um novo modelo numa nova carreira, tudo porém continua a mesma coisa. A Perícia Médica hoje sustenta-se a alimenta-se de ilusões. Dor, sofrimento e angústia de segurados dos dois lados, peritos e segurados. Por fim, a Perícia é uma flor congelada a procura dos primeiros raios da primavera. Eles virão?
O Perito.med torce que sim. Que 2012 venha como o sol da primavera que 2011 não trouxe! Há muitas brasas que podem ajudar os raios do sol no descongelamento como a fundação do Novo Sindicato dos Peritos, a Nova Carreira do novo modelo, o Aumento Salarial, a Decisão Judicial final sobre a Autonomia Pericial e Melhores Condições de trabalho. Respira-se apenas a esperança por dias melhores. Será que flor aguenta até lá? Acreditamos que ela é forte e irá resistir bravamente mesmo marcada, ferida e açoitada. O Perito.med continuará ainda mais forte na sua funça de apoiar a luta colossal dos Peritos pela ética médica e por uma Previdência Social mais justa! Força Perícia!

Um comentário:

herbeth_mg disse...

HELTRON E DEMAIS COLEGAS QUE MANTEM ESTE BLOG, PARABENS! CADA VEZ MAIS VEJO ESTE LOCAL COMO O MAIS DIGNO DE SE LER, APESAR DE TAMBEM ACOMPANHAR O FORUM ANMP, E AQUI QUE PENSO SER O REAL LOCAL QUE DEFENDE A PERICIA MEDICA PREVIDENCIARIA.

FELIZ ANO NOVO A TODOS VOCES, E A TODOS QUE ACOMPANHAM AQUI.

HERBETH