terça-feira, 13 de dezembro de 2011

DEPUTADO PEDE CONTRATAÇÃO IMEDIATA DE MÉDICOS ESTRANGEIROS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS EM RONDÔNIA. Será que ele consultaria os seus filhos com os tais médicos?

Faltam médicos no interior de Rondônia, denuncia deputado

Marcos Rogério observou que faltam médicos na Região Norte, principalmente em Rondônia, onde, segundo ele, pessoas ainda morrem por falta de atendimento

O deputado federal Marcos Rogério (PDT-RO) defendeu, durante discurso no plenário da Câmara, nesta segunda feira, 12, mais investimentos na formação de profissionais da área de saúde para atender as regiões mais remotas do País. Como isso demanda tempo, o parlamentar apontou como solução imediata a contratação de médicos formados no exterior, que ainda enfrentam dificuldades para revalidar seu diploma no Brasil.

Marcos Rogério observou que faltam médicos na Região Norte, principalmente em Rondônia, onde, segundo ele, pessoas ainda morrem por falta de atendimento. O parlamentar ressaltou que a falta de médicos pode ser verificada na maioria dos 52 municípios. “Em Rondônia cerca de 300 mil jovens querem ser médicos, mas poucos chegam lá. Há cursos com mensalidades de quase R$ 4 mil e poucas vagas na Universidade Federal de Rondônia, que enfrenta problemas com dezenas de obras paradas e denúncias de corrupção”, comentou.

O deputado disse ainda que a fixação do médico no interior é o maior desafio do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, apesar da falta de profissionais para trabalhar nesses locais, jovens que vão estudar no exterior encontram obstáculos para trabalhar no País.

Segundo Marcos Rogério, o processo de revalidação do diploma no Brasil é complicado, pois as autoridades alegam a baixa qualidade do ensino superior dos países vizinhos. Além disso, uma eventual complementação do curso, já no Brasil, pode custar mais de R$ 50 mil. “O modelo atual não se mostra justo e adequado para revalidar o diploma. Essas são as principais causas da demanda reprimida. Não podemos fechar as portas para quem se forma no exterior, mas criar mecanismos que facilite o ingresso de quem teve boa formação, garantindo assim a universalidade do atendimento médico”, defendeu.

2 comentários:

Snowden disse...

E simples! Crie plano de carreira com vencimentos condizentes com a complexidade da profissão que os medicos irão trabalhar nestes reconcanvos...
Medico, o Brasil já tem e sobra, acontece que ninguém quer se sujeitar a trabalhar nestes locais muitas vezes sem infra estrutura alguma: falta medicações, EPI, maquinarios e tudo mais pro trabalho medico! Quer contratar estrangeiro contrate, quer rasgar a lei 3268, rasgue, agora quando estourar uma m. Nao chore...

Vandeilton disse...

Quem vai chorar não é quem rasgou a lei. Será quem colocou este merda no seu cargo e não o fiscalizou.
.
Ou seja, o povo.