segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A REALIDADE DO SERVIDOR DO INSS


"As visitas às APS e aos vários setores da GEX possibilitaram à Equipe de Auditoria em campo identificar que o mobiliário em uso não atende às exigências ergonômicas. Foram identificados equipamentos de informática apoiados em mesas inadequadas, fazendo com que o manuseio do teclado impusesse posturas incorretas e maléficas à saúde do servidor.

Foi possível identificar durante as visitas às agências e demais seções dentro da GEX um ambiente de trabalho tenso, com muitos servidores desmotivados e insatisfeitos, cenário corroborado por 96,1% dos entrevistados que, quando indagados sobre quais as contingências no ambiente de trabalho que teriam reflexo sobre o adoecimento, relataram:

o Pressão da Instituição no cumprimento de algumas metas irrealizáveis
 
oGestores insuficientemente preparados para gestão de pessoas que não conseguem
gerenciar ambientes conflituosos e desmotivadores;

o Exercício de atividade estressante pela própria natureza, em jornada de nove horas diárias;

o Ponto eletrônico inflexível, que engessa o cotidiano, não permitindo ocorrência de eventos imprevistos do cotidiano;

o Não existência de delineamento de perfis profissiográficos que possam orientar os gestores na distribuição de tarefas, o que desmotiva servidores que trabalham com processos com os quais não se identificam;

o Exigência cada vez maior dos servidores mais produtivos, favorecendo os que se acomodam; os gestores desconhecem as técnicas de motivação e não usam adequadamente as ferramentas de avaliação e premiação;

o Todos os servidores entrevistados emitiram a opinião de que eram mais produtivos antes da ampliação da jornada de trabalho;"

Fonte: Página 119 - Saúde INSS 2011 - Uma análise da situação de saúde do servidor do INSS

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