segunda-feira, 20 de junho de 2011

Não são os mesmos critérios do SUS

Beneficiários do INSS reclamam da demora
na liberação do benefício em Cabo Frio
Tem gente esperando até três meses para conseguir a pensão
Da Rede Record | 20/06/2011 às 14h14
  
Publicidade

Beneficiários do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) em Cabo Frio, na região dos Lagos, estão tendo que esperar até três meses para conseguir liberar o auxílio-doença pelo Instituto. A denúncia foi feita pela Rede Record, em uma reportagem em que segurados reclamam que estão passando necessidade enquanto aguardam a liberação do benefício.

Esse é o caso do pedreiro Otávio Alves de Oliveira, que desde fevereiro não recebe a pensão. Ele está há nove meses sem trabalhar. No começo recebia o benefício, mas depois o pagamento foi suspenso. Oliveira sofre de incontinência urinária e intestinal.

A empregada doméstica Jalmira Peçanha Tavares reclama que não consegue a liberação da pensão. Ela sofreu um acidente vascular cerebral há dois anos e desde então tem dificuldades para andar e falar. Além disso, Jalmira perdeu parte da visão. Ela fez a perícia médica em abril e chegou a levar um laudo de um médico do SUS (Sistema Único de Saúde) para comprovar a incapacidade. Mesmo assim, ela não conseguiu o benefício.

Segundo o INSS, a renovação do auxílio acontece em 26 dias, mas em alguns casos pode demorar mais por necessitar de exames complementares. O Instituto esclareceu que a avaliação dos profissionais do SUS não tem o mesmo parâmetro que as realizadas pelo órgão. Os médicos do INSS avaliam a incapacidade laboral e não a doença do segurado.

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/beneficiarios-do-inss-reclamam-da-demora-na-liberacao-do-beneficio-em-cabo-frio-20110620.html

Nenhum comentário: