terça-feira, 21 de junho de 2011

INVERSÃO DE PROFISSÕES

“Não somos contrários a atuação da profissão de enfermagem dentro de sua área. Mas o que não vamos aceitar é que o enfermeiro atue dentro da área de responsabilidade médica. Isso seria uma inversão de profissões”, afirma o presidente do Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos), Marco Antônio Leite.

A declaração do médico é sobre a normativa do Ministério da Saúde de 2007, que agora está em processo de estudo para ser aplicada em Campo Grande, e que prevê a realização de CE (Consultas de Enfermagem) por enfermeiros em unidades públicas de saúde.

Entre as atribuições autorizadas pela portaria, estão a de que o enfermeiro poderia solicitar exames complementares, prescrever e transcrever medicações, além de emitir um "pré-diagnóstico" para depois encaminhar o paciente para o médico especifico.
http://www.campograndenews.com.br/cidades/sindicato-dos-medicos-nao-vai-aceitar-inversao-de-papeis-com-enfermeiros

4 comentários:

MEDICINA SEGURA disse...

Graças a Deus passei desta fase. Por mim podem até fazer cirurgia. A única coisa que vai acontecer é criar duas medicinas, uma para pobre de baixo custo e outra para rico com profissionais bem preparados. Acho que esta decisão deve ser do cidadão comum, nos estamos viciados pelos interesses pessoais. Ás vezes, temos que deixar as pessoas quebrarem a cara...

Vandeilton disse...

Pelo o que o CFM postou, o caso já está concluído e transitado em julgado desde 2008, com esta portaria de 2007 já sem efeito:
.
Veja em:
. http://www.portalmedico.org.br/include/decisoes/mostra_decisao.asp?id=257

Vandeilton disse...

Se bem que, estudando o assunto, encontrei que em 2007 o CFM aceitou a atuação dos enfermeiros na prescrição de remédios, consultas de enfermagem e solicitação de exames no PSF.
.
Fontes:
http://www.nursing.com.br/article.php?a=48
http://redemuseusmedicina.org.br/site/monta_conteudo.php?src=noticias&id=40

Francisco Cardoso disse...

Isso ai é caso pra polícia e MP. O cidadão tem o direito de saber que não está sendo atendido por médicos. Num estado famoso, queriam botar uma casa de parto sem médico obstetra. O CRM local pagou um outdoor em frente ao prédio dizendo que naqueel local não tinha médicos, só enfermeiros. O prédio virou edifício-fantasma, e o estado em questão quis entrar n ajustiça para tirar o outdoor e o Juiz perguntou ao douto governador: Por que tirar? A população tem o direito de saber isso. O que o senhor quer esconder? E mandou que o próprio estado fixasse texto semelhante na porta do edifício. Resultado: 2 atendimentos por dia e já algumas mortes sob investigação do MP, fecharam a casa tempos depois.