terça-feira, 14 de junho de 2011

FRAUDE E PRISÃO - Alagoas24horas

Operação CID-F: Fraude teria causado prejuízo de até R$ 12 milhões
14 de junho de 2011

Médicos, servidores do INSS e contadores foram presos durante Operação CID-F
Em nota oficial divulgada à imprensa na manhã desta terça-feira, dia 14, o Departamento de Polícia Federal em Alagoas, por meio da sua assessoria de comunicação, informou que a fraude que levou à deflagração da Operação CID-F pode ter lesado os cofres públicos em até R$ 12 milhões.

O nome da operação (CID-F) está relacionado à Classificação Internacional de Doenças, cuja letra “F” distingue problemas psiquiátricos. Apurou-se que os beneficiários, invariavelmente, simulavam possuir transtornos mentais.

O esquema estaria funcionando há cerca de três anos e envolveria médicos peritos, servidores do INSS, contadores, além de pessoas que se beneficiavam do esquema. Segundo a PF, as investigações foram comandadas pela Força Tarefa Previdenciária e Ministério Público Federal, que solicitou os mandados cumpridos nesta terça-feira.

Foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva, 16 mandados de prisão temporária, quatro mandados de condução coercitiva, além de 25 mandados de busca e apreensão. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados, pois o inquérito policial corre em segredo de justiça. No entanto, sabe-se que há entre os presos seis funcionários do INSS, sendo três médicos peritos e três servidores da Agência Ary Pitombo.

O esquema

A quadrilha seria especializada em fraudes para concessão de benefícios pagos pelo INSS e contaria, além dos médicos e servidores com donos de escritórios de contabilidade, que criavam vínculos empregatícios falsos para os interessados. As empresas utilizadas nas fraudes eram fantasmas.

Os acusados responderão pelos crimes de estelionato qualificado, formação de quadrilha, falsidade ideológica, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção ativa e passiva, além do crime de falsa perícia. As penas somadas podem atingir mais de 40 anos de prisão.

Mais detalhes:

3 comentários:

HSaraivaXavier disse...

O Perito med vem alertando para o CID F. Nas analises dos peritos de APS no mínimo metade dos CiD F é simulação, metassimulaçao ou parasimulacao. Particularmente entendo a grande limitação para todos os lados na analise. E o penar dos que realmente tem direito, mas por possuírem O CID mais procurado pelos estelionatarios acabam recebendo alta. É tudo muito difícil, por sorte a imprensa tem mostrado diariamente quadrilhas de falsos psiquiátricos em todos os poderes. A sociedade precisa reagir

Eduardo Henrique Almeida disse...

Ao que soube por uma colega alagoana, são casos de empresas fantasma, questão alheia à competência médica. CID-F é problemático desde os tempos bíblicos e requer medidas institucionais como acesso a prontuários, por exemplo.
O médico ex-delegado da ANMP que foi preso é pessoa extremamente séria com quem já convivi e não acredito que tenha se envolvido em corrupção ou quadrilhas. De forma alguma!
Agora, é bom que se diga, envolver política com perícia é uma combinação explosiva. Vendo o Ronaldo - que também é pessoa séria e honesta- disputar eleições, me trás preocupação. O INSS, seu gerente e seus servidores envolvidas em política alagoana não pode terminar bem.

HSaraivaXavier disse...

"Confirmado junto, ao advogado José Costa, que o médico-perito Gilberto Costa é um dos presos na operação. A movimentação de advogados é grande na sede da Polícia Federal, no bairro do Jaraguá, em Maceió.

Outro médico-perito, identificado como Gilberto Freitas, além do funcionário do INSS, Paulo Roberto Caetano, e os comerciantes Ana Dayse de Oliveira, José Laércio Lira, Maria Luciana da Silva e Michele Maria da Silva foram encaminhados a sede do órgão."