quarta-feira, 15 de junho de 2011

TANTA TECNOLOGIA PARA NÃO ENXERGAR O ÓBVIO

No meio de tanta informação, uma preciosíssima amplamente divulgada pela imprensa na Operação da Polícia Federal CID-F de 14.06.2011: "HAVIA UM CASO DE 119 INCAPACITADOS POR DOENÇA MENTAL NUMA PADARIA FANTASMA". Epidemiologicamente um absurdo em que certamente pousam ilegalidades. Primeiro porque as padarias habitualmente são empresas de industria e comércio que têm em média menos de 30 funcionários. Depois porque se tratam de afastamentos por uma única classe de doenças: As mentais - as mais procuradas pelos Simuladores. A questão principal é: Como isso não pode ser detectado administrativamente no INSS? Como pode uma instituição que INAUGUROU UMA GIGANTESCA CENTRAL DE FISCALIZAÇÃO E MONITORAMENTO ELETRÔNICO em 2010 capaz de detectar se um perito se ausenta 30 minutos ou se um segurado passa mais de 2 horas esperando e emitindo sinal direto de Brasília para APS para "providências" não pôde ver isso? Como pode uma instituição que TEM PONTO ELETRÔNICO RIGOROSO e publica mensalmente os TEMPOS DE MARCAÇÃO E MÉDIOS DE ATENDIMENTO DOS MÉDICOS e inúmeras estatísticas sobre Previdência Social - muitas que de nada servem - não pôde ver isso? Tanta tecnologia para não enxergar o óbvio?  Tanto controle RÍGIDO com aplicação de normas internas a ponto de INFARTAR SERVIDORES MÉDICOS E ADMINISTRATIVOS para ser desmoralizada por uma PADARIA? Faltou inteligência? Faltou interesse em descobrir fraudes? Faltou de interesse político? Faltou o quê? Uma Operação que desviasse 12 milhões de reais (na ponta do iceberg).

Ora, a fraude acontecia bem debaixo do Nariz do INSS. Os números estavam lá todo tempo (e ainda estão). Imaginemos a quantidade de FRAUDES que ainda existem para serem descobertas? Quantas EMPRESAS FANTASMAS? Quantos DOENTES MENTAIS falsos? É mais absoluta verdade, TODOS OS DIAS O INSS É VÍTIMA DE ESTELIONATÁRIOS E CORRUPTOS que roubam o dinheiro do trabalhador. O Leque de possibilidades que um cruzamento de CNPJ X FUNÇÃO X CID é inimaginável em matéria de FRAUDE. Seria tanta investigação que toda a Polícia Federal não daria conta. Dizem que quando se descobre UMA fraude é porque ainda existe VINTE para serem descobertas do mesmo modo. Mas pode se tirar uma grande lição. No episódio, foi mostrado, além da modalidade de fraude CID F - que a Perícia do INSS tem um enorme POTENCIAL de atuação na área de MONITORAMENTO DE EMPRESAS - QUALIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DOS ADOECIMENTOS - de suma importância para toda classe trabalhadora uma vez que, através dele, se pode gerar VISTORIAS TÉCNICAS que geram INVESTIGAÇÕES que geram DENUNCIAS quer punem OS EMPRESÁRIOS QUE MALTRATAM O TRABALHADOR e AUMENTAM A PERCECPÇÃO DO PERITO SOBRE OS ACIDENTES DE TRABALHO EM CADA REGIÃO E, TAMBÉM O COMBATE AS FRAUDES - o perito poderia ter acesso aos dados macroscópicos exemplo; OS MÉDICOS QUE MAIS EMITEM ATESTADOS para patologia mental na cidade e DENUNCIAR E INVESTIGAR. Mas os gestores parecem CEGOS na materia. Parecem NÃO QUERER ENXERGAR O QUE PERTINHO ESTÁ. OXALÁ QUE ESTA EXPERIÊNCIA PRA LÁ DE TRAUMÁTICA OS FAÇA VER O PASSARINHO ANTES QUE ELE FAÇA COCÔ SOBRE SUAS CABEÇAS.

Impressiona que o INSS esteja tão preocupado em se espalhar APS por todo Brasil quando sequer sabe como controlar o que já tem.

PERÍCIA MÉDICA É ANTES DE TUDO UMA CARREIRA CONTRA A FRAUDE E O DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO.

3 comentários:

Andre disse...

O sistema de informações criado pela Previdêcia Social não me parece que teve como objetivo detectar fraudes contra a Instituição, mas apenas observar o fluxo de atendimento, números de segurados, tempo de cada perícia. Seu idealizador queria apenas observar diariamente os funcionários durante a jornada de trabalho, ou seja, tem o objetivo de gerar dados para análises simples, pouco complexas. Para análises mais elaboradas, quero dizer, para estes dados virarem informações precisa-se de pessoas com formação epidemiológica e em estatística com capacidade de interpretar corretamente e disseminar para as APS de todo Brasil metodologia de análise em via de mão dupla, quero dizer um analista - grupo de profissionais com bastante experiênccia - na APS no interior do País trocando informações com o núcleo para definir os desvios que possam levantar suspeitas. Quando isto acontecer vai ser difícil fraudar a Previdência Social.

H disse...

Certa vez alguém levou relatório médico fraudado por segurada até o chefe da APS. Esse, em raro momento, instaurou uma apuração, com confissão pela segurada da fraude cometida, CID-F, e encaminhou para níveis mais elevados dentro da casa. A resposta que recebeu foi que fosse permitido à segurada, amplo direito de defesa, e não foi instaurado processo algum contra a fraude. Precisa dizer mais? Parece que no fundo, não existe interesse em procurar fraudes ("o segurado sempre é inocente e usa dos meios que pode , pois está desesperado..."). Se assim não fosse, existiria um serviço de inteligência previdenciário, que não daria conta do recado tamanha a quantidade de pessoas em BI e trabalhando, e outras coisas mais. Isso é tabu na casa. Não se pode sequer sugerir tal serviço. Como já ouvimos: "fere a dignidade do segurado".

H disse...

Um conselho? Façam seus trabalhos com honestidade e seriedade. No resto não se intrometam... não querem que os peritos metam o bico. Já deu tempo suficiente para que tenhamos aprendido isso. Ou não?