domingo, 12 de junho de 2011

Nada pode ser pior que a Ignorância Ativa

Leiam a notícia e vejam o vídeo:
10/06/2011 20h36 - Atualizado em 10/06/2011 20h36  
Na Bahia, vítima de erro médico tem peças de metal no corpo há 15 anos

A paciente fez uma cirurgia há 15 anos e tem dores desde então.
Ela não conseguiu que médicos retirassem as peças de metal do corpo

Comment: A combinação de Juizes Incompetentes e Arbitrários com Imprensa Descuidada e Leviana é mesmo uma Arma de Destruição em massa. No Caso acima, se atribui dores de uma paciente a 2 clips de metal deixados numa colecistectomia ha 15 anos. Impressiona primeiro que um Juiz determine que se retire o material interferindo diretamente numa decisão médica e expondo uma paciente a risco anestésico cirurgico sem devido entendimento da matéria - alguns corpos estranhos simplesmente não devem ser retirados mais. Impressiona que  um veículo de imprensa não tenha o menor cuidado em investigar o fato e sequer procure um cirurgião perito para questionar a situação. Impressiona que uma cirurgia que é feita milhares de vezes ao ano ainda seja tão desconhecida. É que É NORMAL deixar este material DENTRO dos pacientes que se submetem a colecistectomia por vídeo. Um clip para o Ducto Cístico e outro para a Artéria Cistíca. A obsessão por indenizações em direito médico é tanta que hoje se chama de "erro médico" a própria técnica cirurgica. Em breve os médicos estarão sempre errados "até que se prove o contrário" ou esbarrem num Juiz que tenha mais bom senso e seja mais cauteloso.

9 comentários:

H disse...

É por isso que não temos mais pediatras em formação. Idem com ginecologistas obstetras, cirurgiões e etc. Cabe processo ao veículo e ao magistrado que determinou uma insanidade dessas. A loucura por dinheiro fácil está acabando com a sociedade. É o vale tudo. Quem vai querer ser médico em um país assim?

H disse...

E mais: o CRM, CFM , AMB e todas mais , deveriam se unir e pegar pesado com a imprensa e juiz num caso desses. Tem que se pegar pesado mesmo. A irresponsabilidade está em níveis insuportáveis.

Andre disse...

Estou comemorando, pois no mês de maio fiz meu último plantão em UTI, após aproximadamente 10 anos de trabalho como intensivista. Na medicina é assim, comemoramos quando conseguimos abandonar estas frentes de trabalho de alto risco (risco de ser médico é comparado ao band jump), no período que adquirimos mais experiências descbrimos que estamos completamente vulneráveis e correndo riscos que nossa remuneração assalariada não compensa.

Andre disse...

Só fazendo uma correção no texto:"...já somos considerados sempre errados", e pela lei de defesa do consumidor o ônus da prova e do médico, ou seja, o médico é que tem que provar que não errou. Até meus vizinhos (alguns advogados) quando em festas comentam - é a situação para vocês não tá fácil!

H disse...

Disse tudo André. Já ouvi essa frase de vários profissionais. Um juiz disse para o meu irmão, médico, a seguinte fase: "quando um médico vai ao tribunal, eu já acho que ele é culpado antes mesmo de ouvir o caso".

H disse...

A sociedade dá o rumo que deseja para sua acensão ou declínio. Na Europa e nos USA foi a mesma coisa. Hoje imploram por cirurgiões e os importam da Índia e outros países. Eu vi uma entrevista, há uns 8 anos, de um professor inglês implorando para que os médicos deixassem o PSF e estudassem cirurgia, pois os professores estavam morrendo (todos idosos). Não deixaram... Assim como a sociedade quer dividir o caixa da previdência, como se fosse para torrar o dinheiro, faz o mesmo com medicina: quer acabar com os médicos. A conta vai ser apresentada. Basta chegar a hora certa. Tudo tem preço. Não existe almoço de graça.

Vandeilton disse...

Dê uma olhada nesta reportagem: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/05/mulher-vai-fazer-endoscopia-e-sai-de-hospital-de-sp-sem-braco-direito.html .

Nela, há uma denúncia de erro médico (envolvendo o judiciário e a associação contra erros médicos)porque houve uma suspeita que uma enfermeira (ou técnica de enfermagem) aplicou sedativo em via arterial, e não venosa, causando trombose e evoluindo com amputação.

O detalhe é que o caso ocorreu em 2009, e em 30/05/11 (data da reportagem, o COREN nem havia sido notificado sobre o caso, mas o CRM sim, além da justiça e da Associação das Vítimas de Erros Médicos (Averme).

Ora,se o possível erro iniciou com um erro de um profissional da enfermagem, o COREN não deveria ser acionado? a acusação contra os médicos é de que eles demoraram muito para corrigir o erro, mas porque só eles foram processados, se tanto eles como o profissional enfermeiro erraram?

Em outra reportagem, mais recente: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/06/hospital-de-sp-conclui-que-mulher-perdeu-braco-por-causa-de-cancer.html indica que a causa da trombose era o próprio câncer.

H disse...

É perseguição declarada e má fé associada. Há aproximadamente 10 anos, um colega cirurgião estava arrasado. Um advogado de porta de hospital cooptou uma paciente do meu colega. O procedimento realizado foi uma safenectomia, por indicação de angiologista (obstrução por trombo extenso). Pois bem, o advogado disse que ela havia perdido a chance de uma "ponte de safena" se necessária, pois o médico havia errado e retirado sua safena, tão importante na cirurgia cardíaca de revascularização. E que tal erro poderia render centenas de milhares por indenização. A mulher, louca por dinheiro e vivendo a oportunidade a lhe bater às portas, aceitou processar o colega médico. O colega foi chamado pelo delegado, que disse achar ridículo o fato pois sabia que o motivo da cirurgia era justo e que não acarretava prejuízo para o colega, mas que ele teria de colher o depoimento. O caso se estendeu e o colega gastou muito. Inocentado, por motivos óbvios, não quis processar a mulher e o advogado por achar que ela era uma pobre coitada. Pobre coitada que queria 300 mil de indenização e nem se importava por acabar com a vida dele. Ele concordou comigo, e tocou um processo na mesma. Foi condenada e o advogado se safou. Por isso eu digo: médicos, comecem a responder aos processos, mesmo que gastem mais do que recebam. E processem os advogados por litigância de má fé. Só assim a coisa melhora. Ouvi de colega médico que atua nos USA que foi assim que ocorreu lá e melhorou muito a onda de processos indevidos contra médicos (mas lá, o estado passou a processar o advogado, mesmo que o médico não quisesse).

hulk disse...

Aproveito o ensejo para dizer que :Meu laudo ja foi emetido pelo Médico perito do IMESC,coisa que nenhum perito do inss soube ou quis laudar convenientemente de acordo com a patologia em questão,aproveito também para postar ,que o laudo da RM, ja foi expedido pelo hospital ,na qual foi realizado o exame descrito acima,com diagnósticos,que acho inconveniente postar agora,visto que preciso de confirmação e avaliação medica para do exame.
Para quem postou,que sou vagabundo,fraudulento,quadrilheiro,e que estava a ameaçar pessoas deste blog,e que sem competencia alguma para questionar a lide ,seja moral profissional,intelectual,pois péço para ficar a vontade pois tera que explicar tudo em juizo as formas de tratamento que deu á minha pessoa,sem mais.Mais um detalhe nao se preocupe com minha grafia,apenas prove.