sexta-feira, 10 de junho de 2011

NÚMEROS QUE ESPANTAM - Da série Previdência Nossa Mãe


O Brasil é o Único País do Mundo:

1 - Auxílio Reclusão - O Auxilio Reclusão existe e o objetivo do benefício é o de garantir à família uma ajuda durante o período em que o chefe estiver preso. De acordo com o Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps), o INSS pagou 26.490 benefícios de auxílio-reclusão na folha de janeiro de 2010, em um total de R$ 15.587.580,00

2 - Acidente de Trajeto - O Acidente de Trajeto é uma interpretação da lei que equipara a acidente de trabalho o acidente ocorrido pelo empregado no trajeto da residência para o trabalho ou deste para aquela independente do modo de locomoção

3 - Carência para Benefício - O Brasil é o único País do Mundo que isenta doença crônica de carência. Nos Ibero-americanos apenas para acidentes e doenças profissionais se dispensa (inclusive no modelo espanhol discutido neste blog). http://www.perito.med.br/2011/03/o-modelo-espanhol.html

4- Pensões - O Brasil é o único país do mundo em que a pensão é integral e não tem limite de idade

5- Auxílio-Doença - A Previdência Social do Brasil é a única do mundo com 14% dos contribuintes em Auxílio-Doença (2X média mundial) e uma das raras que paga quase o mesmo salário da ativa ao incapacitado e o único que tem mais da metade dos beneficiados recebendo mais no Benéfício do que se tivesse trabalhando.

3 comentários:

Francisco Cardoso disse...

E criam-se as seguintes distorções:

1 - Mulheres engravidam de presidiários com pena longa para ganhar o auxílio reclusão,comum em periferia e interior.

2 - Mesmo a empresa cumprindo todas as NR,se o empregado é vítima de um motorista de ônibus descuidado ou uma calçada mal feita, o ônus vai pras costas do empregador.

3 - Pessoas sabidamente doentes mas ainda não incapazes pagam poucas contribuições e quando a doença piora pedem o benefício mudando datas de início da pulsoterapia, quimioterapia, hemodiálise, etc.

4 - Mulheres jovens vem se casando cada vez mais com idosos e vivem ad eternum com a pensão por morte,muito comum hoje em dia e já foi tema de horário nobre da TV.

5 - A pessoa faz de tudo para não voltar ao trabalho pois está ganhando MAIS encostada do que se estivesse trabalhando. Fora que com o horário livre a pessoa ainda faz um bico e aumenta mais ainda a renda. Por isso o desespero quando o BI é encerrado, pois a pessoa perde de uma vez o auxílio, o bico e o emprego em si, já que via de regra quem toma essa postura é demitido no retorno.

E viva a fraude e o uso do dinheiro dos trabalhadores para quem nunca contribuiu.

Rodrigo Santiago disse...

E não obstante todas estas prerrogativas (ou quem sabe justamente POR CAUSA das mesmas) é que o Brasil é o único país do mundo ou O PAÍS do mundo onde as pessoas MAIS reclamam de sua Previdência e de um dos seus maiores atores e ordenadores de gasto público, o perito médico.

Fernando disse...

Como diria Zagalo " É estranho, é estranho ".

Faltou informar que o NABO mensal que o brasileiro leva do seguro social brasileiro, é também um dos maiores do mundo.
8% / 20 % no mínimo.
Á propósito, se considerarmos a nossa carga tributária, deveríamos ser a Dinamarca do América do Sul!