terça-feira, 21 de junho de 2011

Faltam Peritos em Blumenau

Número de pessoas que procura o INSS para receber o auxílio doença cresce 70%

Somente no mês de maio 4500 pessoas procuraram a Agência do INSS de Blumenau atrás do auxilio doença. O crescimento comparado ao mesmo mês do ano passado chega a setenta por cento. O quadro de médicos peritos na agência do município e de apenas 14 peritos, eles conseguem realizar em média 2300 perícias.

Com a defasagem de profissionais o tempo de espera por uma perícia vem amumentando a cada dia. Quem marca uma perícia hoje por exemplo só consegue atendimento no em setembro, como destaca a gerente executiva do INSS de Blumenau e região, Marilú Scalambrinni.

A gerente acredita que o aumento na procura pelo auxílio doença se deve ao número dos tipos de doença que são analisados pelos peritos também aumentou. A solução a médio prazo para diminuir o tempo de espera por uma perícia seria um mutirão, garantiu.

Mas a questão pode esbarrar na falta de dotação orçamentária.

5 comentários:

Anderson disse...

O interessante disso tudo é que houve um farta terceirização pericial, que durou 6 meses. Paradoxalmente a fila continuou aumentando durante aquele período. E agora está indomável.

HSaraivaXavier disse...

Exatamente Anderson. Bingo. Depois da Farta terceirização por 6 meses, as filas aumentaram. Eu falei dezenas de vezes que "a fila é o filé do terceirizado". É incrível que tudo tenha sido completamente previsível. Finalmente o absurdo de associar a fila a greve está caindo por terra.

Eduardo Henrique Almeida disse...

O Brunca sabe muito bem disso: Terceirização AUMENTA fila. Nos anos de 2001 a 2003 foi o que se viu fartamente e comprovadamente. Se insistem na receita é por má-fé ou outra razão inconfessável.

Anderson disse...

Aqui está; em 2 meses, com a contratação de 9 credenciados, a fila estaria zerada. Ocorreu o efeito paradoxal da terceirização, i.é, mesmo com a contratação, a fila aumentou (inclusive durante sua vigência)http://www.radioclubeblumenau.com.br/noticias/default.aspx?s=15&codigo=5713

Francisco Cardoso disse...

Ora, 2.300 perícias por mês para 14peritos? DIvida 2300 por 14 e por 22 dias úteis e teremos a média de 7,6 perícias por perito por dia.

Sabemos que o INSS pressiona de forma anti-ética e brutal a realização de pelo menos 18 perícias/dia, independente da qualidade que se tira disso. Mesmo os peritos que aderiram ao movimento pela autonomia, devem estar fazendo em torno de 12 perícias/dia.

Logo, se tem peritos fazendo de 12 a 18 perícias por dia em Blumenau, a média mensal jamais poderia ser 2300, e sim algo entre 3690 e 5544 perícias, o que daria perfeitamente para cobrir a demanda local.

Portanto, querer culpar os peritos e propor MUTIRÃO pra resolver o problema é muita incompetência e cara de pau.

O problema é de gestão, de má gestão. Como no resto do Brasil, Blumenau deve ter os peritos da "elite" (que não fazem agenda SABI nunca) e os do "front" (massacrados com agendas de 18 perícias/dia diariamente)

Que tal a gerencia local do INSS fazer seu trabalho e colocar os 14 peritos para trabalhar em APS?

Pode-se não chegar aos 4500 pedidos mensais, mas dimuniuria bastante a fila.