sexta-feira, 10 de junho de 2011

ROTINA DO ABSURDO - É PARA SER AGREDIDO? MANDA O PERITO

Perícia Domiciliar para evitar tumulto em APS

Hoje, 10.06.2011, a Médica M.L.R. da Região IV observou uma perícia domiciliar na sua agenda eletrônica. Nada incomum posto que a maioria dos peritos realiza várias atividades externas durante a semana. Após a observação deste tipo de agendamento, é natural que o perito busque saber sobre as condições que estariam limitando a ida do segurado a APS. Costumeiramente anexam alguns laudos no requerimento que é disponibilizado ao médico juntamente com outras informações como endereço e telefone do segurado, mas não o fizeram desta vez. A colega médica então foi conversar com o habilitador (administrativo) a fim de saber dos motivos e completar as informações sobre as condições da segurado.

Ouviu que o próprio segurado teria ido no dia anterior a APS agendar a sua perícia médica, mas teria criado um enorme tumulto por questões de erros de marcação do SABI e que o fizera já pela segunda vez. Diante dos gritos eufóricos, o chefe da APS entendeu que seria “melhor” para todos orientar que se marcasse a sua perícia médica em domicílio para que este não retornasse mais ao local no dia da perícia (hoje) porquanto estava agressivo e perigoso. Afinal, poderia agredir alguém durante o atendimento.

Assim foi feito. Marcou-se uma Perícia Médica Domiciliar exatamente conforme pedido. O segurado gostou. A gerente da APS gostou. O habilitador gostou. Resolvido o problema da insegurança. Passaram a batata quente. Agora uma médica iria sozinha, numa das regiões mais perigosas da cidade, examinar um cidadão violento para que ele não causasse tumulto dentro da Agência. A colega enviou-me email revoltada com a atitude. Não há limites na Rotina do Absurdo.

3 comentários:

Francisco Cardoso disse...

Uso irregular e abusivo do instrumento da Perícia Domiciliar, pois a mesma gera gastos do INSS com transporte e pesquisa externa que TEM QUE SER pagas ao perito.

Cabe negatória em realizar a perícia sob tais pretextos, convocar segurado por A.R. para comparecer à APS e ser submetido a perícia e abrir PAD contra todos os administrativos envolvidos por improbidade administrativa e gestão temerária.

HSaraivaXavier disse...

Para concluir a história.
Pelo que entendi a chefia se fez de doida - não imaginava que fossem dedurar. Pediu desculpas, remarcou e ligou para que o segurado viesse novamente a APS.

Paulo Taveira disse...

Antes do seu esclarecimento eu ia perguntar: e ela foi?Porque não se deve obediência funcional a um absurdo destes. A perícia domiciliar é para outras situaçõs claro! Mas se deixar nos fazem de gato e sapato!