sexta-feira, 9 de maio de 2014

Tendinite Pós Parto

Notícias 
09/05/2014 | 18h01
Mães estão entre as principais vítimas da tendinite
Pós-parto e sobrecarga de atividades físicas podem favorecer o aparecimento da inflamação
Foto: Stock Images / Stock Images

Ninguém está livre dela, mas alguns grupos correm mais riscos de desenvolver o problema. A tendinite - uma doença essencialmente ocupacional - tem duas vítimas quase certeiras: os atletas e as mães. Os primeiros são até previsíveis, mas como explicar que o exercício da maternidade seja tão suscetível à doença?

Depois do nascimento dos filhos, mesmo durante a gestação, a preocupação delas vai toda para eles. O cuidado em amamentar na hora certa, verificar o porquê do choro, se o bebê está com frio ou calor, se está usando a roupinha certa e etc.

— A alteração hormonal durante a gravidez propicia uma alteração entre os tendões e a bainha, aumentando o seu volume, inflamando e levando a um quadro doloroso, principalmente no que diz respeito aos movimentos— explica o ortopedista Jorge Bitun.

Durante a gestação, a mulher produz um hormônio chamado relaxina, que ajuda no trabalho de parto na medida em que amolece as cartilagens e relaxa as articulações. Esse processo, associado aos hábitos novos (e intensos) de segurar o bebê, pode favorecer o aparecimento da tendinite. Uma vez instalada a inflamação, o resultado é um só: dor.

— A mãe fica com dificuldade para segurar o bebê, de dar banho e trocá-lo. Isso causa uma frustração por não poder participar com o seu filho de tarefas pertinentes à maternidade— observa o médico.

No caso dos esportistas, não há nenhuma alteração hormonal envolvida. A sobrecarga de atividades e a repetição de movimentos sem o devido alongamento podem causar uma inflamação nos tendões, estrutura que une o músculo ao osso.

— As tendinites em esportistas seguem um padrão específico de acordo com a modalidade do esporte. Tenistas podem ter tendinite de D' Quervain, assim como as mamães, por causa do esforço repetitivo de manusear a raquete. Podem também sofrer com epicondilites laterais ou "cotovelo de tenista" que, como o próprio nome diz, é uma inflamação localizada no cotovelo— esclarece o especialista.

Já os corredores podem apresentar tendinite no tendão de Aquiles (calcanhar), no joelho ou no quadril. Os boxeadores podem desenvolver o mesmo problema na mão ou no punho. . Nadadores podem apresentar uma inflamação denominada "ombro de nadador".

O tratamento é realizado com repouso, anti-inflamatórios e fisioterapia. Se não surtir efeito, é necessária uma intervenção cirúrgica.

— Há casos crônicos que o médico não consegue resolver com nada, em que o paciente prejudica a qualidade de vida. Por isso, é recomendável tomar alguns cuidados preventivos para evitar que a doença se instale— alerta Bitun.

As mães devem procurar fortalecer os músculos ainda durante a gestação. Ao amamentar, é essencial manter sempre a postura correta e alternar o braço que segura a criança para evitar sobrecarga.

Os atletas precisam fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas, verificar se a intensidade do exercício está respeitando as características estruturais do praticante e utilizar equipamentos corretos e locais adequados para a prática. Caso verifique dor local continuada, a dica é sempre procurar um especialista.

Nenhum comentário: