segunda-feira, 5 de maio de 2014

DEPOIS DE 77 ANOS, PSB "DESCOBRE" QUE É SOCIALISTA.... E AGORA CAMARADAS?

Morri de rir com a saia justa pela qual vem passando o candidato à Presidência pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), Eduardo Campos. Descobriram o "manifesto" de fundação do PSB, em 1947, com clara conotação marxista, numa leitura light.

Eis que o PSB defende, como projeto de poder:

- Socialização dos meios de produção
- Abolição ou Restrição da Propriedade Privada
- Coletivização do trabalho
- Abolição das classes sociais
- Pleno controle do comércio interno e externo

(leia aqui o Manifesto de fundação do PSB)

Depois de 77 anos, o PSB se descobre "socialista", para seu próprio espanto e desespero, numa época em que seu candidato tenta passar a imagem de um "tucano light" amparada por uma eterna petista (só saiu do PT por ego e perda de espaço) com tendências eco-evangélicas a quem colocou como vice.

Vai que os brasileiros acreditam que o PSB de fato quer fazer valer seu manifesto de fundação? Até o PT, que também defendia isso, saiu dessa barca.

Agora falam em "mudar" o manifesto, algo como "apagar o passado". Passado que diz que, de fato, o PSB foi gerado pelos pelegos da UDN, com tendências progressistas, que se afastaram do trabalhismo nacionalista de Getúlio Vargas e foram buscar abrigo na direita udenista que se formava contra o Varguismo pois também como todo progressista, não aceitavam o centralismo do PCB, mas comungavam idéias comuns (vide o Manifesto).

Sempre gravitaram pelo poder, ora aderindo a Jânio, ora a JK, ora ao PT de Lula e até mesmo ao PDT, herdeiro do getulismo ao qual nasceram para combater. Por ironia, o PSB agora se vê lutando contra uma herdeira de Vargas, a trabalhista Dilma Rousseff, temporariamente no PT.

E agora Campos? Vai assumir que de fato o manifesto é real e que o PSB vai socializar aos moldes marxistas o Brasil, ou vão revelar que o "socialista" sempre foi um fetiche, de brincadeirinha, que na verdade o PSB sempre mirou o poder e nada além disso?

Se forem se assumir como uma terceira via "light", seria no mínimo recomendável, por decência, retirar o "socialista" do nome do partido.

Nenhum comentário: