sexta-feira, 16 de maio de 2014

PROTESTO DE CAMPINAS

15/05/2014 09h29 - Atualizado em 15/05/2014 11h41
Protesto de funcionários fecha agências do INSS em Campinas
A categoria pede a contratação de mais servidores e jornada de 30 horas.
Ato teve uma reunião dos manifestantes em praça da região central.

Do G1 Campinas e Região
Funcionários do INSS fazem protesto no Centro de Campinas (Foto: Lucas Jerônimo/G1)

Funcionários do INSS de Campinas (SP) realizaram protestos na manhã desta quinta-feira (15) No Dia Nacional de Luta da categoria e parte das agências não abriu. Eles reivindicam a contratação de funcionários, incorporação de gratificações, correção de perdas salariais e a regulamentação da jornada de 30 horas. Após um ato na praça em frente à Igreja do Carmo, no Centro, os manifestantes percorreram algumas ruas da cidade até o posto do órgão federal na Rua Regente Feijó, onde ocorrem as perícias médicas. Segundo o sindicato que representa a categoria, era a única que estava funcionando.

Os manifestantes ficaram do lado de fora do posto, que foi fechado por volta das 9h30. Quem estava dentro será atendido por peritos e chefes. Houve um princípio de tumulto quando foi anunciado que os serviços seriam interrrompidos, mas não houve agressão física. A PM reforçou a segurança do local. Após o fechamento desta agência, segundo o sindicato, todas de Campinas pararam de atender. Funcionários de Santa Bárbara d´Oeste e Cosmópolis também estavam no protesto.

Segundo a Polícia Militar, 50 pessoas participaram do ato. Procurado pelo G1, a Previdência Social informou, por meio de assessoria de imprensa, que não há um balanço ainda sobre a manifestação dos servidores.
Segurados temem demora de perícias após paralisação (Foto: Lucas Jerônimo / G1 Campinas)

Segurados

​​Do lado de dentro da agência da Rua Regente Feijó algumas pessoas reclamaram da falta de informação sobre a interrupção no atendimento. "A manifestação dos funcionários é legítima, mas também é preciso entender que não estamos aqui porque queremos, quem está aqui para o atendimento esperou esse dia. E na gente, quem é que pensa?", questionou a auxiliar de limpeza Rosemeire Souza, enquanto um representante do sindicato da categoria discursava no ato público.

Rosemeire é mãe de cinco filhos, ela diz ser responsável pela despesas da família e há 2 meses aguarda a consulta com o médico perito para começar a receber o benefício, devido ao afastamento do trabalho. "A única fonte de renda que eu tenho é meu trabalho, agora não posso trabalhar. Dependo do benefício para comprar o que como, pagar o aluguel, viver", diz a moradora do bairro Satélite Íris I em realção à nova data a ser agendada para a perícia que seria realizada nesta quinta.

Essa é a mesma reclamação de Raquel Gandolf, ela teme que com a paralisação dos trabalhos a remarcação dos atendimentos previstos para este dia possa demorar. "Quando cheguei aqui na agência não acreditei que estava fechada. Vim de longe, vou ficar aqui na porta e aguardar. Uma resposta preciso ter", conta a moradora de Bragança Paulista (SP), que tinha consulta marcada para as 12h, mas quando chegou, por volta de 9h40, o portão da unidade já estava fechado.
Agência do INSS é fechada após protesto dos servidores em Campinas (Foto: Lucas Jerônimo/G1)

Nenhum comentário: