sábado, 3 de maio de 2014

DIFICULDADE PARA BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE

Costureira de Araçatuba tem auxílio-doença cancelado pelo INSS
Publicado 3 de maio de 2014

A costureira e diarista Lucimara Cristina da Costa Delfino, de 39 anos, teve seu auxílio-doença cancelado na terça-feira (29) pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Araçatuba, mesmo, segundo ela, sem condições de exercer atividades repetitivas com o braço direito. O motivo foi uma mastectomia radical total, realizada em 2012, para retirar um tumor na mama direita.

“Nessa cirurgia foi retirada também uma glândula debaixo do braço responsável por filtrar o sangue. Sou costureira e diarista e tenho que fazer movimentos repetidos e fortes, mas não consigo mais. A gente não escolhe ter câncer e tem que passar por essas situações”, lamentou Lucimara, que já acionou um advogado para tentar entrar na Justiça com o objetivo de reaver o auxílio-doença, no valor de R$ 724 (um salário-mínimo).

Ela explica que o benefício foi concedido de outubro de 2012 até março deste ano. Na última quinta-feira, quando passou por perícia no INSS), foi informada de que estaria apta para voltar a trabalhar. “Como vou limpar a casa dos outros se não dou conta da minha. Em casa, quem lava roupa é minha mãe e meu esposo limpa o quintal”, comentou Lucimara, que ainda está em tratamento com hormonoterapia.

CONVOCAÇÃO
Em nota, a assessoria de comunicação do INSS de São Paulo informou que a segurada será convocada nos próximos dias para ser submetida ao exame de uma Junta Médica. O objetivo é verificar a necessidade de continuidade do benefício e o possível encaminhamento para um período de reabilitação profissional.

Fonte: Folha da Região

Nenhum comentário: