sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CALÚNIA

Peritos do INSS são orientados a barrar aposentadorias em MG

Integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia recebem a denúncia

Hoje em Dia
Ana Flávia Gussen 

Médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estariam sendo orientados por “superiores” a indeferir pedidos de aposentadoria de trabalhadores em Minas Gerais. Centenas de pessoas alegam que tiveram os benefícios negados, mesmo apresentando atestados médicos comprovando sua incapacidade de trabalhar.

Foram relatados casos de pessoas que, devido a problemas cardíacos, correm risco de vida e, mesmo assim, foram consideradas “aptas” a trabalhar. Um agricultor que corre risco de ficar tetraplégico não conseguiu se aposentar por invalidez.

A motivação para reprovar os benefícios seria reduzir o número de aposentadorias especiais pagas pelo governo federal, segundo denunciou um perito que não quis ser identificado.

Munidos com os depoimentos, vereadores de 27 municípios protocolaram denúncia na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Batizado de Movimento Carlos Chagas – por ter nascido em Oliveira, centro-oeste – pelo menos 150 casos já foram documentados e mais de 300 já teriam sido relatados. O próximo passo é apresentar a denúncia ao Ministério da Previdência Social, pasta responsável pelo INSS.

Sem critério

Durante a audiência realizada na última quinta-feira (29) na Assembleia, os vereadores relataram situações de trabalhadores que tiveram os benefícios negados em uma cidade e deferidos em outra. Foi citado como exemplo o caso de um agricultor oliveirense vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) cujas sequelas o impedem de trabalhar. Ele teve o pedido de aposentadoria indeferido pelo perito de sua cidade e concedido em Divinópolis, a 70 quilômetros de Oliveira.

“São centenas de situações como essas. Estamos apelando para os políticos para ver se conseguimos alguma coisa. É muita injustiça com quem contribuiu para o governo. Vamos até Brasília com essa bandeira”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira e idealizador do movimento, Leonardo Ananias Leão (PSDB).

Membro da Comissão de Direitos Humanos, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) declarou que a “orientação” para negar aposentadorias e pagamento de auxílio doença também ocorreria na Polícia Militar.

Um médico de uma clínica conveniada com a PM denunciou que o comando estaria interferindo nos resultados das perícias, forçando médicos a concederem alta aos pacientes, inclusive com ameaças de cancelamento do convênio.

Presente na reunião, o defensor público Lucas Di Simões contou que a Defensoria Pública de Direitos Humanos, onde atua, recebe muitas denúncias com esse tipo de orientação, incluindo relatos contra o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Minas (Ipsemg).

O presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), apresentou requerimento para que sejam encaminhados à superintendência do INSS e à Defensoria Pública da União providências para que o atendimento seja melhorado em Minas Gerais. Será realizada nova audiência pública em Oliveira, em data a ser definida.

http://www.clicfolha.com.br/noticia/25853/peritos-do-inss-sao-orientados-a-barrar-aposentadorias-em-mg

6 comentários:

HSaraivaXavier disse...

http://www.clicfolha.com.br/noticia/25853/peritos-do-inss-sao-orientados-a-barrar-aposentadorias-em-mg

Francisco Cardoso disse...

Tem que processar essa calhordice.

Fernando Antônio disse...

A gratificação GDAMPM se for normatizada vinculada a redução das filas para o seu pagamento em maior valor, influência e pressiona ytodos os peritos do INSS no Brasil a darem mais altas e negarem o benefício para esvaziaram as filas da perícia médica.

Isso é muito errado.
A gratificação dos peritos do INSS não pode influenciar ou pressionar a decisão médico-pericial.

Snowden disse...

Gente, nao é pra sacanear o povo agora!
So quando a GDAMP for regulamentada e a gente tiver ganhando pra negar! Todo mundo sabe que o Hoverno nao quer isenção pericial, por isso que ele atrela o $$$$ a negativas do iNSS, assim ele economiza! E negando Aposentadoria o Perito tambem vai ganhar mais? Ou so beneficio de Auxilio-Doença?
Se cada Perito fizer a sua parte o Governo economiza e assim a gente ajuda a fechar as contas da Previdencia! O MPOG, o MPAS, o Gabas, a Belchior, sao inteligentes demais da conta!!!

JOSÉ ALBERTO ARMÊNIO disse...

TODA DCB INDEVIDA GERA NOVA PERÍCIA, SEJA NO ÂMBITO ADMINISTRATIVO OU JUDICIAL.
DCBS LONGAS SIM ESVAZIAM FILAS.
L.I.s IDEM

Fernando Antônio disse...

Gratificação vinculada à fila influência no resultado/conclusão pericial, o que é ilegal.


O resultado/conclusão pericial deve ser isento e sem pressões externas ou de gratificação.